XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO DE MORAES DEBATE TEMAS IMPORTANTES PARA O MUNICÍPIO

O mês de Julho é sempre cheio de ações da Prefeitura de Trajano de Moraes, e isso já é habitual. Mas uma que se destacou desta vez foi a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, que teve como tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” A conferência, que teve sua décima segunda edição realizada no dia 12, debateu vários temas importantes para o município.

Após a abertura da conferência, que contou com falas da Secretária de Assistência Social, Juliana Pais, da Secretária de Gestão Patrimonial, Verônica Fazoli, do Subsecretário de Vigilância em Saúde e Conselheiro Saulo Pacheco e do Vereador Hélio Luiz Viana, iniciou-se um debate sobre propostas para cinco eixos.

No eixo 1, Financiamento, discutiu-se financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país; No eixo 2, Controle Social, a pauta foi qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; No eixo 3, Articulação entre Segmentos, como potencializar a Participação Social no SUAS; No eixo 4, Serviços, Programas e Projetos, a universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; E no eixo 5, Benefício e Transferência de Renda, a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Após uma palestra da Assistente Social Letícia Reis, os eixos temáticos foram discutidos e as propostas a nível municipal , estadual e Federal foram aprovadas pela plenária. Além disso, houve também a eleição para os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Também marcaram presença na conferência os Secretários de Indústria, Comércio e Turismo e Administração e Reestruturação, Tiago Pecly e Elair Pinheiro, respectivamente, além do Subsecretário de Meio Ambiente, Willian Castelani, e da Controladora Geral do Município, Liana Monnerat.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/xii-conferencia-municipal-de-assistencia-social-de-trajano-de-moraes-debate-temas-importantes-para-o-municipio/