jun 24 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE TRAJANO DOA BANDEJAS E SUBSTRATOS A PRODUTORES RURAIS

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está pondo em pratica o serviço de apoio e incentivo ao produtor rural. Desta vez a gestão pública doou gratuitamente após reunião no Centro Comunitário na localidade de Maria Mendonça, bandejas e substratos para germinação de mudas. As bandejas também são muito conhecidas como sementeiras. Geralmente são usadas na preparação de mudas. A ação tem aprovação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, e segue orientação de técnicos profissionais da secretaria.

O secretário de Agricultura, Daniel Fagundes, destaca que o projeto ampara aqueles produtores rurais que não possuem as ferramentas necessárias para o preparo da terra e plantio, nem recursos suficientes para adquiri-las. “Devemos dar o devido destaque para a agricultura da cidade, oferecendo estímulos para que eles consigam produzir cada vez mais, afinal esse trabalho fornece produtos de qualidade aos munícipes e conseqüentemente a nossa região e ao estado, fortalecendo desta forma a economia das famílias”, ressaltou.

Daniel acrescentou ainda que as expectativas para a temporada de plantio estão altas. “Acreditamos que o período de junho em diante em que se inicia o plantio, com esse apoio, os resultados tentem ser satisfatórios para a economia municipal. Fico feliz em contribuir para a produção desses agricultores. O prefeito Rodrigo Viana, e o vice Jorge Diniz também tem essa preocupação, ou seja, em oferecer total apoio a esses que fazem nossa cidade, ter um diferencial na região, quando o assunto é produção com qualidade”, comentou.

MAIS AÇÃO – As máquinas agrícolas municipais continuam trabalhando nas terras produtivas dos agricultores locais. Um deles é o trator que diariamente faz o serviço de arado e roçada, e tudo isso a custo zero para o pequeno produtor. O secretário Daniel Fagundes explica que essa é uma modalidade de incentivo para o principal meio econômico de Trajano de Moraes. Outro meio de incentivo aos agricultores é a revitalização dos ramais que facilita o escoamento dos produtos, visto que facilita o tráfego local e o acesso aos locais de produção e venda.

Com o serviço de patrolamento, por exemplo, as localidades beneficiadas foi Gravatá, Ranchadouro e Maria Mendonça. “Estamos fazendo esse resgate da cultura para que seja uma opção viável e sustentável para o produtor nessa área. Uma cultura que é milenar, onde só existe uma janela de plantio, por isso estamos preocupados em fazer com que, a cada ano, ela possa se multiplicar. A prefeitura esta a disposição para colocar as máquinas dando apoio e suporte aos produtores”, comentou.

Para o próximo os próximos meses, a gestão pública pretende aumentar ainda mais este número e, realmente, revitalizar a cultura da agricultura na região. “Queremos introduzir e promover uma agricultura sustentável e motivar os agricultores para a implantação dos produtos com mais saída comercial. Esta capacitação foi muito importante, porque só conseguimos produzir adquirindo conhecimento e é uma preocupação da Prefeitura de Trajano, através da Secretaria Municipal de Agricultura: trazer o conhecimento para que os agricultores possam desenvolver e deslanchar a produção em suas propriedades, com mais segurança para alcançar uma boa safra e atender das demandas do município”, finalizou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-agricultura-de-trajano-doa-bandejas-e-substratos-a-produtores-rurais/

jun 19 2019

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE PONDE DE ZINCO APRENDEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL

Prevenção e educação caminham lado a lado em Trajano de Moraes. Recentemente o dia foi dos pequenos na Escola Municipal de Ponte de Zinco. Por lá, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, orientaram os alunos sobre a importância da escovação e outros assuntos ligados a higiene bucal. Eles receberam uma escova de dentes e pasta. São projetos como esse que fazem a diferença na formação do educando. A ação tem iniciativa também da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, essa é uma das melhores formas de evitar cárie em crianças é incentivá-las a ter uma rotina de cuidados com a higiene bucal. Por isso, as crianças estão aprendendo sobre a importância da escovação e dos cuidados com a boca. “A gente enquanto gestão pública faz a nossa parte. Percebo que desta forma, todos os dias, elas têm um momento para escovar os dentes e passar o fio dental. Isso faz com que nossas crianças fiquem protegidas”, acredita Lucas Esteves.

Na grade de palestra está inclusive, as específicas para as crianças aprenderem a passar o fio dental. “Todo mundo acha que a criança será incapaz de usar o fio dental e por isso nunca se propõe a ensiná-la a usá-lo. Claro que uma criança de três anos não o passará tão bem como deveria, mas nessa idade já vai entendo como ele funciona e sua importância para que, com cinco ou seis anos, o utilize da maneira correta”, exemplificou o secretário Lucas Esteves.

Além disso, as crianças também aprendem técnicas para uma escovação saudável e dessa forma, desenvolvem bons hábitos de saúde bucal. Para tornar essa tarefa mais prazerosa, os profissionais de saúde se reúnem para ouvir histórias, apresentações e desta forma desenvolver em tempo real trabalhos de arte que estimulam o zelo pela boca limpinha. “A palestra é um grande incentivador para as crianças. Elas prestam atenção em tudo”, comentou o enfermeiro de saúde, Raphael Marini.

O projeto levou ao colégio outros profissionais como enfermeiros e técnicos a fim de conversar sobre o assunto e tirar dúvidas. “Falamos sobre a importância de alguns alimentos, corrigimos alguns hábitos, inclusive alimentares, explicamos sobre a cárie e como deve ser feita a escovação”, contou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliandro Garcia – o Sassá.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-escola-municipal-de-ponde-de-zinco-aprendem-sobre-a-importancia-da-higiene-bucal/

jun 18 2019

PARQUE INFANTIL DE VISCONDE É OFICIALMENTE INAUGURADO PELO PREFEITO RODRIGO VIANA E VICE JORGE DINIZ

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, o vice Jorge Diniz e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo, inauguraram no segundo distrito de Visconde de Imbé, um parquinho infantil totalmente sustentável. O novo utilitário público, conta com diversos brinquedos esculpidos em madeira provenientes de madeira de reflorestamento. O espaço foi 100% viabilizado com recursos públicos e mão de obras da prefeitura. O local recebeu o nome de Pierre Rodrigues da Silva.

Em discurso o prefeito Rodrigo Viana, disse que o local vai oferecer as crianças mais um espaço de lazer e entretenimento e garantia de segurança aos moradores. O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. “Com a utilização do eucalipto e do pinus, o equipamento tem baixo custo de manutenção e é de grande durabilidade, já que diariamente vai receber crianças”, ressalta o prefeito.

A fita de inauguração foi desfeita por familiares do homenageado e pelo funcionário com mais de 15 anos de dedicação a gestão pública, Augusto Afonso dos Santos, o popular Fuinha. Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável a prefeitura espera tão logo começar a troca de outros utilitários em vários distritos. O vice-prefeito Jorginho falou da importância de projetos para ocupação de espaços públicos com o este. “É sempre importante cuidar das áreas públicas. Um espaço como esse é uma opção de lazer para a criançada. É um parque auto-sustentável e moderno. Parabéns para todos os envolvidos nessa iniciativa”, pontuou.

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à chuva e sol, além de ser fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico do local. Além do eucalipto e do pinus, o parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. “Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto. Quero agradecer aqui a todos os funcionários envolvidos nessa ação. Muito obrigado meus amigos”, agradeceu o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar do material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/parque-infantil-de-visconde-e-oficialmente-inaugurado-pelo-prefeito-rodrigo-viana-e-vice-jorge-diniz/

jun 17 2019

CRIANÇAS DO PROJETO “OSS NA ESCOLA” DE TRAJANO PARTICIPAM DO CAMPEONATO DE JIU-JITSU EM MACUCO

A quadra poliesportiva do Macuco Rural Parque, virou palco do Campeonato Serrano de Jiu-Jitsu de Macuco, organizado pela Liga Centro Norte Fluminense de Jiu-Jitsu, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O evento reuniu milhares de pessoas, que prestigiaram os lutadores da arte marcial. Os alunos da rede municipal de Trajano de Moraes, que fazem parte do projeto “Oss na Escola”, participaram das disputas. No tatame, técnicas e golpes vibravam o público que teve oportunidade de assistir as lutas, reunindo atletas de todas as categorias, além de todas as cores de faixas e pesos, deixando o pódio do ginásio pequeno para tantos talentos.

De acordo com o professor Emanuel Lopes, o município de Trajano é um celeiro de atletas. “Nossas crianças, jovens e até os adultos só precisam ser lapidados, é como se eles fossem um diamante pronto para brilhar no esporte. Isso é uma questão de tempo, com bastante aula e disciplina. Essa parceria da prefeitura através do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, tenho certeza que vai mudar muito a vida dos participantes. Esse Campeonato foi mais um de muitos que ainda vamos participar”, disse o professor.

O presidente da Liga de Jiu-Jitsu, Edwand Junior, aproveitou a oportunidade para agradecer todo incentivo que o governo municipal vem dando ao esporte e apoio as competições. “Fico feliz em ver esta quadra cheia de atletas e expectadores prestigiando nosso evento. Com respeito mútuo entre atletas e organizadores, a competição superou as expectativas o evento que aconteceu durante todo o dia, iniciando com os Kids a partir dos 04 anos de idade e terminando com os master até 44 anos. Tendo boa premiação tanto para as equipes Kids quanto para as categorias no adulto. No adulto faixa preta e marrom tivemos presença de atletas de renome no cenário nacional. Os eventos futuros prometem novidades principalmente para a galerinha Kids e suas equipes”, comentou Edwand.

O prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, esteve junto aos atletas acompanhando de perto todo evento. “O esporte vem se apresentando como um grande diferencial na vida dos nossos jovens. E o que a Prefeitura de Macuco mais quer é isso, proporcionar atividades extracurriculares e para isso nada melhor do que o esporte. Ele educa, ele disciplina e dá a oportunidade de sonhar, fazendo que nossos jovens corram atrás das conquistas”, afirmou Bruno.

Daniele foi até o evento acompanhar seu filho, atleta da modalidade infantil, e mostrou-se muito satisfeita com a oportunidade que o evento proporcionou. Para ela, iniciativas como essa, em apoiar o esporte, faz todo diferencial na vida de seu filho. “Incentivo muito meu filho a praticar esportes. Assim como meu filho, que outras crianças possam abraçar as oportunidades que encontrarem e meu filho fez isso com o jiu jitsu. Fico feliz em ver cidade envolvida nessas causas que, com certeza, modificam a vida das pessoas”, ressaltou Daniele.

Segundo o presidente da entidade, Edwand Junior o campeonato reservou grandes surpresas e um belíssimo espetáculo ao público presente. “Foram inscritos 300 atletas em uma única etapa, onde todas as academias com os seus respectivos atletas disputaram o primeiro lugar do pódio”, explicou.

 

 

Matéria com informações da Ascom de Macuco

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/criancas-do-projeto-oss-na-escola-de-trajano-participam-do-campeonato-de-jiu-jitsu-em-macuco/

jun 14 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRAJANO REFAZ CALÇAMENTO NA VILA FELIZ EM BARRA DOS PASSOS

Uma boa notícia à comunidade de Vila Feliz em Barra dos Passos, mas em especial aos motoristas que trafegam diariamente pelo local. Parte da estrada de acesso ao local recebeu melhorias da prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O trabalho consistiu na retirada do paralelepípedo dos pontos mais críticos da rua, sendo arrumada a base e novamente recolocadas as pedras. O serviço seguiu orientação do secretário Juninho Azevedo.

De acordo com ele o trabalho neste trecho já foi concluído. “Nossa meta é oferecer mais qualidade ao tráfego dos veículos na rua. O local é passagem para zona rural de Trajano. Mais a frente começa a estrada de acesso as fazendas. Outro ponto é que o acesso vai ajudar no escoamento de parte da produção agrícola. Nossa meta é atender a várias ruas do município”, disse Juninho Azevedo.

E, com isso as equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos não dão trégua na missão de reconstruir os logradouros públicos municipais. “Essa rua recebe um fluxo muito grande de veículos todos os dias, no sentido a zona rural. Por conta disso o local precisa sempre de reparos. Os paralelepípedos acabam saindo de origem e isso estava,m oferecendo risco também aos transeuntes”, explicou.

Outras ruas da cidade estão em condições semelhantes e também terão seus calçamentos trocados ou repostos. Mas isso será feito aos poucos e somente nos trechos mais críticos. Na maioria dos casos, por enquanto, a prefeitura dará continuidade aos reparos. “Essas ações são importantes, pois a região de Trajano tem solos que precisam receber melhorias contínuas. As obras são necessárias, e esse era um problema que preocupava motoristas, pedestres e moradores que trafegam diariamente pela estrada”, ressaltou.

O local estava sofrendo assoreamento em dias de chuva e oferecia risco à passagem da população. Segundo o prefeito Rodrigo Viana, os trabalhos precisaram ser intensos, até mesmo para evitar algum problema futuro. “O segredo da boa trafegabilidade das estradas rurais é garantir que a água das chuvas, por exemplo, corra apenas nas margens e não na pista de rodagem”, concluiu o prefeito.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-obras-e-servicos-publicos-de-trajano-refaz-calcamento-na-vila-feliz-em-barra-dos-passos/

Skip to content