PROGRAMA DE ARTESANATO ENTREGA CARTEIRAS A ARTESÃOS EM TRAJANO DE MORAES

Os artesãos de Trajano de Moraes receberam a Carteira Nacional de Artesão. Dentro do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, a cerimônia realizada na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes, reuniu os profissionais que passaram por uma série de etapas para receber a carteirinha do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, organizou o evento.

“A entrega dessas carteiras simboliza algo muito positivo para o município. Os trabalhos que esses artesãos vêm desenvolvendo terão outro reconhecimento agora. A qualificação é tudo e vai além de saber fazer arte. O produto tem que ter um bom acabamento e uma boa apresentação, e em Trajano isso é fato. Parabenizo em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes os artesãos pelo merecido reconhecimento”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Weber José Gomes.

Ainda de acordo com Weber José, a entrega das carteiras é fruto do trabalho constante da equipe do artesanato que continuou o serviço em home-office, tirando dúvidas e divulgando a nova forma de dar continuidade ao processo de cadastramento. “Quero agradecer a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro por ter nos concedido esse grande privilégio de ouvir e atender aos nossos profissionais do artesanato e poder transformá-los, hoje, oficialmente, artesãos. Para eles é muito importante a posse da carteira que pode ser usada em todo o território nacional”, acrescentou.

Segundo o subsecretário Gerciano de Lima, através da Carteira do PAB, os artesãos passam a ter direito a um microcrédito para obter matérias-primas para os seus trabalhos. Além disso, o subsecretário destacou que o artesanato é de grande importância para o Turismo e nos 92 municípios do Estado, as pessoas estão produzindo para empreender na criação de produtos da cultura local e também como forma de valorização humana. O Estado reconhece o Artesanato como profissão.

“É um momento muito importante diante dessa crise da pandemia. Esse programa do Estado trabalha em cima da capacitação para que o artesão tenha ideia da importância do seu produto. A gente trabalha em cima da valorização do produto para ser colocado no mercado consumidor. O artesanato bem feito se torna o sustento de muitas famílias. Por isso, é uma grande satisfação recomeçarmos a entrega das carteiras”, destacou Gerciano de Lima Luz.

O cenário da pandemia do Coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos ano passado em Trajano de Moraes. “O cronograma seguiu uma pauta elaborada pelo Governo do Estado, após a interrupção do trabalho causado pela pandemia do Coronavírus. O evento na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança”, concluiu o secretário municipal de Cultura, Nilton Riguetti.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-de-artesanato-entrega-carteiras-a-artesaos-em-trajano-de-moraes/

SECRETARIA DE CULTURA PARTICIPA DE MAIS UM ENCONTRO PROMOVIDO PELA SECEC-RJ

Secretário Municipal da Cultura, Nilton Riguetti, Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros e Fazedores de Cultura. (Foto: Divulgação)

O Secretário de Cultura do município, Nilton Riguetti, esteve em mais um encontro da SECEC-RJ (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa). O encontro que aconteceu em Carapebus, na segunda-feira (26), contou com a presença de Prefeitos, Secretários e Fazedores de Cultura da região.

O objetivo do encontro era falar da abrangência das ações de secretaria nos municípios, além de prestação de contas da Secretaria de Estado de Cultura. Na parte da manhã, o encontro foi com os prefeitos e os secretários. E à tarde, a secretária, Danielle Barros se reuniu com os fazedores de cultura.

A secretária Danielle Barros explicitou a necessidade das secretarias municipais estarem estruturadas e com seu sistema municipal de cultura funcionando para ter condições de resolverem suas demandas. “Dinheiro tem, mas é preciso que os projetos sejam encaminhados corretamente para que sejam aprovados”.

O Secretário Nilton esteve presente em todo o encontro, e fala da importância da participação nesses eventos: “A participação dos fazedores de Cultura de Trajano foi importante porque puderam entender quais são os mecanismos usados pela Secretaria Estadual para aprovar os projetos”.

A Secretaria de Cultura de Trajano está na expectativa de anunciar coisas boas em breve, resultado da participação em reuniões e diálogos frequentes com a SECEC-RJ. “Encontramos portas abertas na Secretaria de Cultura do Estado pelo bom relacionamento que o prefeito Rodrigo Viana tem com a Secretária, facilitado o diálogo e abrindo contatos constantemente”, concluiu o secretário.

 

Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros e Fazedores de Cultura. (Foto: Divulgação)

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-cultura-participa-de-mais-um-encontro-promovido-pela-secec-rj/

ALERTA! FRENTE FRIA CHEGA EM TODA REGIÃO

 

Há possibilidade de formação de geada nas regiões serranas do Rio de Janeiro. No fim de semana, a massa de ar frio polar se desloca e as temperaturas devem voltar a subir em todo o país.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alerta-frente-fria-chega-em-toda-regiao/

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FIRMA PARCERIA E LEVA MUDAS A ÁREAS DEGRADADAS

Foto Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado duro para que Trajano continue exportando o verde, e firmou mais uma parceria para preservação ecológica. A parceira da vez é a Trilha Transcarioca, do Rio de Janeiro, que recebeu cerca de 60 mudas para que sejam plantadas.

“Esse tipo de parceria é muito importante para nós”, frisou o prefeito, Rodrigo Viana, animado com a novidade. “É importante porque colabora com o meio ambiente, que é responsabilidade de todos, e ainda traz atenção ao nosso município”, afirmou Rodrigo.

Segundo o subsecretário da pasta, Willian Castelani, as mudas vieram da Floresta Estadual José Zago, o horto, e serão plantadas em áreas degradadas. “São 180 Km de trilhas totalmente ecológicas que eles estão sempre reflorestando, plantando em áreas degradadas”, disse Willian.

O subsecretário ainda afirmou que a parceria se deu devido à dificuldade dos novos parceiros em conseguir mudas para plantio. Além disso, ele ainda agradeceu a Secretária de Assistência Social, Juliana Esteves, por ajudar a viabilizar a viagem à capital do Estado.

Essa é apenas mais uma maneira da atual gestão demonstrar sua preocupação e seu cuidado com o ambiente em que vivemos e enfatizar que Trajano está buscando trilhar um caminho ecológico rumo a um futuro melhor.

Foto Divulgação

 

Foto Divulgação

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-meio-ambiente-firma-parceria-e-leva-mudas-a-areas-degradadas/

SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO DE MORAES PARTICIPA DE REUNIÃO COM TÉCNICOS GESTÃO E TÉCNICOS DE REGULAÇÃO EM NOVA FRIBURGO

Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde de Trajano de Moraes, representado pelo Técnico da Regulação e por Michelli Machado Campos representando a Gestão, esteve em Nova Friburgo no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, junto com os gestores, reguladores e técnicos da saúde dos municípios da Região Serrana.
O objetivo principal da reunião foi conhecer as demandas e ofertas de cada cidade, e assim, aproximar as secretarias do interior. Com isso, os serviços da saúde poderão ser ampliados para a população. Além disso, temas como vacinação e a reestruturação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-SERRA) foram abordados.
Estavam presentes os Secretários de Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Madalena, Petrópolis, Sumidouro, Teresópolis e também aos representantes do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ).

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-saude-de-trajano-de-moraes-participa-de-reuniao-com-tecnicos-gestao-e-tecnico-de-regulacao-em-nova-friburgo/

Skip to content