mar 23 2019

SALA DE RAIO-X DE ÚLTIMA GERAÇÃO É INAUGURADA NO HOSPITAL FRANCISCO LIMONGI COM INVESTIMENTOS DA PREFEITURA DE TRAJANO

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, o vice Jorge Diniz, o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves e o diretor do Hospital Francisco Limongi Riller Diniz, inauguraram oficialmente um dos mais modernos equipamento de Raio-X da região. O novo equipamento resultará em rapidez para a realização de exames, ou seja, um recurso a mais para atender melhor os munícipes e salvar vidas. A sala ganhou o nome do funcionário Célio Soares Santos, que há 39 anos cuida dos pacientes na unidade hospitalar. Ele é técnico em radiologia e gesso ortopédico.

Para o profissional da saúde homenageado, com o novo Raio-X, será possível obter uma qualidade superior de imagem, e desta forma possibilitar ao médico uma melhor visualização e, consequentemente, ter um diagnóstico mais preciso do paciente. “Também beneficia a saúde do paciente quanto à dosagem reduzida de raios-x no momento do exame. Estou muito feliz pela homenagem. Quero agradecer a todos por esse momento”, disse Célio Soares.

O prefeito Rodrigo Viana comentou sobre a qualidade de imagem ser muito melhor, destacando o empenho e dedicação dos funcionários com relação ao serviço prestado pelo Hospital Francisco Limongi. “Quero agradecer a todos que torceram por essa benfeitoria em nossa cidade, de forma especial ao diretor Riller Diniz, por ter cedido o espaço. Agradeço também a justiça por ter nos respaldado diante essa conquista. É um benefício muito grande na eficiência, na qualidade de diagnóstico do paciente, na otimização do uso de recursos públicos e na facilidade para o usuário”, citou o prefeito. .

Já o vice-prefeito Jorge Diniz também mostrou-se satisfeito com o novo aparelho de Raio-X. “Trajano de Moraes está dando exemplo para muitos municípios. Não é à toa que a saúde de nosso município é hoje referência na região. Com um aparelho novo e moderno de Raio-X, teremos ainda mais condições de diagnosticar o paciente, de forma rápida e precisa”, avaliou o vice-prefeito Jorge Diniz.

O investimento feito pela Prefeitura de Trajano de Moraes torna mais seguro e tranqüilo os procedimentos oferecidos às famílias trajanenses. “Tudo o que estamos fazendo é para aumentar a qualidade do atendimento para o povo. Estamos oferecendo uma melhoria no atendimento, proporcionando tecnologia para que a equipe do hospital possa desenvolver os trabalhos com mais rapidez e segurança”, comentou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

De acordo com a direção do hospital, a unidade não possuía aparelho próprio. “O aparelho já esta em uso há cerca de três meses. As adaptações técnicas foram feitas, o equipamento montado e os exames já estão sendo realizados. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e ao vice Jorge Diniz por mais essa conquista para nossa cidade”, concluiu o diretor do hospital, Riller Diniz.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/sala-de-raio-x-de-ultima-geracao-e-inaugurada-no-hospital-francisco-limongi-com-investimentos-da-prefeitura-de-trajano/

mar 23 2019

PREFEITO RODRIGO VIANA PARTICIPA NO RIO DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA “MOSTEIRO DE SÃO BENTO EM TRAJANO DE MORAES”

Um momento para ficar gravado na memória. Assim foi o lançamento da “Campanha para Fundação do Mosteiro de São Bento em Trajano de Moraes”, na noite de quinta-feira (21). O evento foi no Rio de Janeiro, e reuniu no auditório principal, vários católicos e adeptos a doutrina que prega a religião como forma de amar e educar o próximo. O prefeito Rodrigo Viana e parte de sua equipe de governo marcaram presença na cerimônia, que contou também com a presença de autoridades religiosas.

Através de um vídeo em 3D, o público pode entender de como será a casa que abrigará em breve os primeiros religiosos. O local que deverá receber o Mosteiro de São Bento será o distrito de Tapera, ou Vila da Grama, como também é chamada – na área conhecida como Deserto. O prefeito Rodrigo Viana destacou em seu discurso como importante a vinda da unidade religiosa para a cidade. “Estou muito feliz por saber que Trajano de Moraes foi escolhido para acolher um gesto tão importante como o Mosteiro de São Bento”, disse.

Atualmente o município de Trajano de Moraes, vive praticamente da agricultura, ou seja, depois que colhido e encaixotado no campo, a produção vai para a mesa de milhares de famílias no Estado do Rio e adjacências. “Trajano hoje tem como ponto forte a agricultura. Possuímos um potencial turístico gigantesco, com nossas lindas cachoeiras, fazendas centenárias, uma cultura riquíssima. Com a chegada do Mosteiro em Trajano acredito que esta será nossa maior vertente turística e uma das maiores do estado do Rio de Janeiro”, acredita o prefeito Rodrigo Viana.

Ainda durante o encontro foram apresentados filmes curtos explicando como é o trabalho desenvolvido dentro de um Mosteiro. Muito emocionado, o sacerdote e monge beneditino, Dom Justino de Almeida Bueno OSB – do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro da Ordem de São Bento, falou sobre esse passo que a igreja dará em pouco tempo.

“Que esse futuro Mosteiro encontre acolhida no coração de todos que desejam empenhar-se para reencontrar aquilo que nos dá unidade, nesse mundo em decomposição. Nosso Brasil nasceu sob o signo da Cruz (Terra de Santa Cruz) e, mais uma vez, será a Santa Cruz que irá presidir essa aventura de civilização e santidade. O Mosteiro da Santa Cruz, assim o chamaremos, será com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, como o Coração de Jesus, uma fornalha ardente de caridade, aquela caridade que humildade, de um glória ao Pai junto com os anjos e em favor do mundo”, disse.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-participa-no-rio-do-lancamento-da-campanha-mosteiro-de-sao-bento-em-trajano-de-moraes/

mar 20 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO REFORÇA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Com o objetivo de mobilizar a população para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes lança a população uma campanha contra o mosquito. A idéia é alertar sobre os riscos das doenças e dicas de como eliminar os focos do vetor dentro da própria casa. Mesmo com o fim da estação mais quente do ano, o verão, a meta da gestão pública é reforçar e continuar a ação na cidade.

Recentemente funcionários da Secretaria Municipal de Saúde fizeram um ciclo de palestras envolvendo noções de controle e eliminação de focos do Aedes, manejo ambiental, dentre diversas atividades no município. “Mostramos em ações desenvolvidas pelos agentes, como manusear o material da bolsa, usamos teatro com fantoche sobre o mosquito da dengue, ciclo de vida do Aedes em garrafas pet, forma larvar no microscópio, distribuição de material informativo”, explicou o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves.

A palestra envolveu 16 escolas no município. Para o secretário, a ação do governo é importante como resposta imediata contra a dengue, zika e chikungunya, mas também para que a população se sinta motivada a fazer a sua parte. A Palestra também foi realizada para alunos e professores do CIEP 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves.

“Temos como uma das metas imediatas na área da saúde a diminuição do número de casos dessas doenças em todo o estado. Ações simples e rotineiras da população são suficientes para o controle. Parece pouco, mas dez minutos por semana é tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito na sua residência”, enfatizou Lucas Esteves.

A população também tem um papel importante na eliminação de criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas. Como parte do trabalho de controle da doença também são realizadas ações de educação e saúde. A população aprende como eliminar possíveis criadouros do mosquito.

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção. “Com essas medidas de prevenção, é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti”, apontou Lucas Esteves.

A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. O zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causam uma doença chamada febre da zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde que indicam o tratamento adequado para cada caso.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-reforca-combate-ao-aedes-aegypti/

mar 20 2019

(sem título)

CONVITE

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes sentem-se honrados em convidar Vossa Senhoria para participar da VII Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada no Colégio Municipal Alfredo Lopes Martins, no Centro da cidade. Venha e participe!

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/12572-2/

mar 19 2019

LANÇAMENTO DA CAMPANHA “MOSTEIRO DE SÃO BENTO EM TRAJANO DE MORAES” SERÁ NESTA QUINTA, DIA 21 NO RIO

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz confirmaram presença no lançamento da campanha “Mosteiro de São Bento em Trajano de Moraes”, nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. O evento esta marcado para começar às 18h, e o encerramento previsto para as 20h e 40 min. De acordo com os organizadores, o encontro acontecerá no auditório do Colégio São Bento, no Centro – e logo após será oferecido aos convidados um coquetel de lançamento.

Recentemente o prefeito Rodrigo Viana e o secretário Municipal de Turismo Tiago Pecly, foram recebidos em Brasília pela Deputada Federal Chris Tonietto e por Marta Feitosa da Fundação Nacional dos Municípios. O esforço em conjunto das várias instâncias do governo, que também envolve o Deputado Estadual Márcio Gualberto, está sendo para asfaltar a RJ-162 (Trajano – Tapera) e a estrada municipal que liga Tapera a Ponte de Zinco, fortalecendo, assim, a cidade que tem um forte pólo de agricultura familiar.

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590 mosteiro ainda funciona como tal, existindo, a seu lado, um dos estabelecimentos importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, António Silva Jardim, Vill Lobos, Cazuza, entre outros.

O Mosteiro possui igualmente a Faculdade de São Bento, com Cursos de Filosofa e Teologia, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Curso de Teologia é afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma. “Para aproveitar melhor a sua visita, todo domingo, às 10 horas, o Mosteiro de São Bento recebe fiéis e visitantes em sua tradicional missa, celebrada com órgão e canto gregoriano. Quero agradecer a Dom Justino pela recepção”, agradeceu o secretário Tiago Pecly.

A história relata que o primeiro escultor do Mosteiro de São Bento foi o monge português Frei Domingos da Conceição, que desenhou e esculpiu parte da talha da nave e capela-mor, além das magníficas estátuas de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Monte Serreado no altar-mor da igreja.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/lancamento-da-campanha-mosteiro-de-sao-bento-em-trajano-de-moraes-sera-nesta-quinta-dia-21-no-rio/

Skip to content