SECRETARIA DE SAÚDE: EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-saude-edital-de-convocacao-de-audiencia-publica-de-prestacao-de-contas/

PREFEITURA: EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-edital-de-convocacao-de-audiencia-publica-de-prestacao-de-contas/

MÉDICO CARDIOLOGISTA ATENDE POPULAÇÃO DE SERRA DAS ALMAS, PONTE DE ZINCO, MARIA MENDONÇA, ALTO MACABU E PONTE NOVA NESTE SÁBADO

A unidade de Saúde de Serra das Almas atende neste sábado (22/08), os pacientes marcados para o médico cardiologista. No local são feitos atendimentos com consultas e exames e os beneficiados diretamente são os moradores de Ponte de Zinco, Alto Macabu, Maria Mendonça, Ponte Nova e Barra do Canteiro. O horário de funcionamento no Posto de Saúde começou às 7h da manhã. A ação é toda feita através da Secretaria Municipal de Saúde, que desde o ano passado vem estruturando e remanejando o quadro médico na rede.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, o objetivo é facilitar ao máximo o atendimento as pessoas que residem principalmente na adjacência da localidade. Antes os pacientes eram atendidos na sede do município. O médico é um conhecido antigo dos moradores, e desde que assumiu a profissão no município, tem desenvolvido um trabalho, junto a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo as demandas dos usuários da rede municipal de saúde.

“A gestão pública municipal prima o atendimento a todos. Acredito que cuidar da saúde é prioridade. Para realizar uma consulta com cardiologista, por exemplo, era preciso procurar atendimento particular, hoje à realidade é diferente, ou seja, o serviço é oferecido gratuitamente na rede municipal de Saúde. O trabalho feito é um bem precioso e necessário, e por isso estamos trabalhando arduamente no intuito de garantir à população, um serviço especializado e de qualidade. Estamos obtendo avanços significativos na saúde e isto quem comprova é o cidadão que necessita dos serviços”, disse Lucas Esteves.

De acordo o secretário, os atendimentos acontecem haja vista a demanda de atendimentos. “Falo com entusiasmo sobre a ampliação do serviço na rede municipal. Esse é mais um grande trabalho da equipe que não mede esforços para que as coisas aconteçam. Para melhorar ainda mais o sistema de saúde pública de Trajano de Moraes, a gestão pública municipal conta com o apoio da população, concluiu o secretário.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/medico-cardiologista-atende-populacao-de-serra-das-almas-ponte-de-zinco-maria-mendonca-alto-macabu-e-ponte-nova-neste-sabado/

TRAJANO DE MORAES CONSEGUIU IMUNIZAR 91,77% DOS ANIMAIS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A meta foi batida! Mas em razão da pandemia da Covid-19 os pecuaristas tiveram que seguir novas orientações. A afirmação foi feita pelo técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – Emater, Roberto Luiz Marciano Laje Júnior. Toda ação contou com a parceria e incentivo da prefeitura de Trajano de Moraes, que em breve disponibilizara através de um convênio já assinado, para a criação do Núcleo de Defesa Agropecuária do município.

Após o período de pandemia, um funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura, será treinado no município de Santa Maria Madalena. “Essa ação irá facilitar muito o produtor rural, pois desta forma ele não precisará mais se deslocar até o município vizinho de Santa Maria Madalena, nem para entregar a ficha sanitária, nem tão pouco para fazer a guia de transporte de animal que é a famosa RTA, apesar de agora a guia de vacinação poder ser entregue pelo aplicativo WhatsApp”, explica.

No final, o pecuarista  precisou enviar a declaração de vacinação, acompanhada da Nota Fiscal da compra da mesma. “Esse ano com a prorrogação da campanha o pecuarista teve mais tempo para efetuar a compra e aplicação da vacina nos animais, além de realizar a entrega da declaração nas unidades da Defesa Agropecuária ou através do WhatsApp disponibilizado para esta finalidade”, destaca.

Ainda de acordo com Roberto Luiz, a declaração precisou estar totalmente preenchida. “Por meio dela é que o pecuarista comprova a vacinação do rebanho e é feita a atualização do cadastro da propriedade. Observo que nosso Estado está avançando rumo à retirada da vacinação, prevista para 2021, uma vez que vêm alcançando todas as metas estabelecidas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa”, avalia.

A vacinação do rebanho é uma obrigação prevista na legislação e cabe ao pecuarista cumprir essa etapa. “trabalhamos para dar condições ao produtor de atender a determinação legal, evitando riscos a sua saúde de seus animais. Aqui no Estado do Rio de Janeiro a Secretaria Estadual de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permitiu que o pecuarista fizesse o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3.

A secretaria também disponibilizou e-mail e WhatsApp para envio da declaração e para tirar eventuais dúvidas sobre a campanha. “O produtor pode contar com o apoio total nosso e da gestão pública municipal no recebimento de declarações. As mesmas foram repassadas, evitando, assim, a aglomeração, concluiu Roberto Luiz.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-conseguiu-imunizar-9177-dos-animais-na-campanha-de-vacinacao-contra-febre-aftosa/

AGOSTO DOURADO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO INCENTIVA O ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes reforça a importância do aleitamento materno no Agosto Dourado. Por causa da pandemia, o trabalho está sendo focado nas informações orientativas junto às Unidades de Saúde e também nas redes sociais. De acordo com o secretário da pasta, Lucas Esteves, a gestão pública municipal trabalha com o intuito de fortalecer e promover a prática do aleitamento materno.

Para Lucas Esteves, o Agosto Dourado é extremamente importante para os bebês. “Precisamos sim incentivar o aleitamento materno, principalmente neste período que estamos vivendo uma pandemia pelo coronavírus. Vamos estar sempre falando sobre isso, comentando na roda de amigos, grupos familiares, isso tudo é muito importante, apoiar, comunicar, realizar um trabalho em rede, comunicação em tempo de pandemia. Os bebês precisam ser alimentados com leite materno até os seis meses de idade e depois, até os dois anos, como alimento complementar”, destacou.

O leite materno é um alimento completo, o bebê não necessita de nada mais, além do leite da sua mamãe, até os seis meses de nascimento, e quem afirma essa informação é a doutora Virginia Souza, que atualmente atende no Posto de Saúde da Família – PSF, em Doutor Elias. O leite materno é um alimento completo, ou seja, é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

“Todo mês é mês de aleitamento materno, já que é o leite ideal para o lactente e nenhum outro ainda que artificial substitui o materno, por ser o leite mais tolerado pelos bebes. O leite materno tem várias vantagens, dente elas a nutricional. Até os seis meses, deve ser o alimento exclusivo do bebe, por ter a vantagem imunológica. O leite humano é superior a qualquer tipo de fórmula”, explicou, em um vídeo gravado e divulgado em rede social, por conta da pandemia.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

“Os benefícios da amamentação além de nutrir corretamente a criança para que ganhe peso adequadamente, ele promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O recomendado é amamentar até os 2 anos ou mais, oferecendo somente leite materno até os 6 meses de idade. A amamentação também é importante para a saúde da mulher”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agosto-dourado-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-incentiva-o-aleitamento-materno/

Skip to content