NO MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO PROMOVE AÇÕES REFERENTES AO “SETEMBRO AMARELO”

Setembro é o mês da prevenção ao suicídio e, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Trajano decidiu se mobilizar para oferecer à população o apoio necessário para escolher a vida. Para isso, a equipe da saúde realizou palestras e rodas de conversas com profissionais e pacientes ao redor de todo o município.

No dia 23/09, sexta-feira, a Policlínica Dr. Augusto Lengruber recebeu a psicóloga e Educadora Gisela Roque, que atua há 10 anos na área da educação, e sua abordagem foi falar sobre crises de ansiedade e seus sintomas. O tema foi escolhido em virtude de queixas de professores e pais de crianças e adolescentes do nosso município.

As equipes de Saúde Mental e Atenção Primária também vêm realizando matriciamento nos PSFs e sub-postos, com objetivo de promover uma interação que possa ajudar na conscientização da equipe que atua diariamente com os pacientes que necessitam do serviço na área emocional, e as rodas de conversa foram mediadas pelos psicólogos Vinícius Santos e Jeane de Oliveira. Também foram realizadas palestras, estas ministradas pela psicóloga Lilia Erthal Farias, para alunos dos ensinos fundamental e médio do CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves. 

“Agradecemos ao nosso Prefeito Rodrigo Viana e ao Vice Matias Mendes, ao Secretário de Saúde Júnior Azevedo e às Coordenadoras Michelli Campos (Atenção Primária) e Renata Paula (Saúde Mental) pela parceria e dedicação ao trabalho prestado no município, e também à coordenação da Policlínica, Alessandra Cordeiro e Rafael Poubel, que sempre acolhem os pacientes com muito carinho”, disse um dos pacientes atendidos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/no-mes-da-prevencao-ao-suicidio-secretaria-de-saude-de-trajano-promove-acoes-referentes-ao-setembro-amarelo/

PREFEITURA DE TRAJANO DÁ CONTINUIDADE A CONSTRUÇÃO DE CAPELA MORTUÁRIA EM MARIA MENDONÇA

POR DOUGLAS SMMITHY

Em poucos meses os moradores de Maria Mendonça, na área do 4º distrito de Trajano de Moraes, contarão com mais um espaço construído 100% pela Prefeitura e com recursos próprios. O prefeito Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes realizaram uma visita de inspeção no local acompanhados do vereador licenciado e atual secretário municipal de Estradas e Rodovias, Daniel Fagundes. Na ocasião eles verificaram o andamento da obra e aproveitaram para conversar com funcionários e moradores.

As benfeitorias são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e seguem o projeto elaborado pela equipe de engenharia da Prefeitura, sob orientação do superintendente municipal de Engenharia Aleir Muniz. A implantação de capelas mortuárias nos distritos, por exemplo, são avaliadas pela Gestão Pública Municipal como um direito da população, e é uma forma de melhorar o atendimento.

“Atualmente Maria Mendonça conta com uma carência de espaço para a realização de velórios. Mas adianto que esse problema está com os dias contados. Já há algum tempo a população reivindicou um espaço apropriado para velarem seus entes queridos e a Administração Pública Municipal vem cumprindo agora este compromisso com a localidade. Estamos fazendo a vistoria para em breve voltar e entregar este espaço aos moradores”, disse o prefeito.

A nova Capela Mortuária de Maria Mendonça está sendo construída em um local de fácil acesso. O local contará com área para o velório, sanitários, cozinha e um espaço para servir de apoio às famílias. O investimento da Prefeitura na construção será de R$ 182.263,56. “Vamos oferecer aos trajanenses, um espaço moderno e confortável para velar seus familiares e amigos. Sabemos que este é um momento muito difícil e oferecer um espaço adequado é o mínimo que podemos fazer’, explicou o vice-prefeito Matias Mendes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-da-continuidade-a-construcao-de-capela-mortuaria-em-maria-mendonca/

PREFEITO E VICE DE TRAJANO VISITAM OBRAS DE REFORMA DA ESCOLA MUNICIPALIZADA JOSÉ MIRANDA

 

POR DOUGLAS SMMITHY

É cada vez mais visível o compromisso da gestão pública municipal de Trajano de Moraes com a população. Prova disso, são os investimentos realizados no setor de educação. Essa ação tem melhorado a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal e consequentemente elevado o aprendizado na vida dos estudantes. Dando continuidade a esse objetivo, o prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes, estiveram nas obras de reforma e ampliação da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, no bairro Nova Esperança, que tem gerado ainda trabalho e renda às famílias dos funcionários.

A ampliação e melhorias em sua estrutura segue orientação e o projeto elaborado pela equipe de engenharia da Prefeitura, sob orientação do superintendente municipal de Engenharia Aleir Muniz, e acontecem através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – com o olhar do secretário da pasta, Batista Nogueira. A unidade atende a alunos dos anos iniciais e do ensino fundamental, e terá melhorias na acessibilidade, cobertura, ventilação, iluminação e nova fachada.

“A Prefeitura está ampliando e reformando o prédio, fazendo reparos, substituição de materiais já deteriorados com o uso e com o tempo, vamos fazer a colocação de piso, reformas de toda área externa e banheiros, cozinha e área de refeitório para as refeições dos alunos. O investimento aqui é todo com recursos próprios. Melhorar as condições das escolas do município é um compromisso da atual gestão”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

O vice-prefeito Matias Mendes disse ainda que investir na educação é pensar no futuro. “Vamos entregar ao bairro Nova Esperança e adjacências essa escola que estamos praticamente reconstruindo. O ensino tem que ser prioridade. Tem que ser gratuito e com qualidade. investir na educação de nossos alunos, nos dá resultados como o último IDEB, por exemplo, onde Trajano de Moraes, ocupou a 5ª colocação no Estado do Rio”, observou Matias Mendes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-e-vice-de-trajano-visitam-obras-de-reforma-da-escola-municipalizada-jose-miranda/

SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE IMUNIZAÇÃO COM SUA EQUIPE

Embora setembro tenha sido um mês recheado de festividades em Trajano, nada parou e as secretarias continuaram trabalhando. Com isso, a equipe da Secretaria de Saúde do município, liderada pelo Secretário Juninho Azevedo, promoveu, no dia 21/09, quinta-feira, uma capacitação sobre imunização para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Município na Policlínica Dr. Augusto Lemgruber. 

A capacitação foi realizada pela enfermeira Virgínia Lima e, de acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Sofia Marinho, foram abordados temas como calendário de vacina da criança, adolescente, gestante, adulto, idoso, vacinas especiais, boas práticas em vacinação, entre outros. 

Os profissionais aprenderam sobre todas as vacinas do PNI (Programa Nacional de Imunização), além de imunobiológicos especiais, com apresentação dos frascos de vacinas e demonstração dos locais apropriados para aplicação das doses. A organização das salas de vacinas e o fluxograma de atendimento também fizeram parte do aprendizado.

“A ação foi de grande valor tanto para os profissionais quanto para a população. Por mais que agora estejamos mais próximos da normalidade, a imunização tem que continuar sendo uma das prioridades”, afirmou Sofia.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-saude-de-trajano-realiza-capacitacao-sobre-imunizacao-com-sua-equipe/

DISTRITO DE TAPERA RECEBEU AÇÃO E VÁRIOS ATENDIMENTOS DO CRAS ITINERANTE

POR DOUGLAS SMMITHY

Os atendimentos foram variados, como exemplo, a atualização cadastral no cadastramento único e ao cadastramento social, atendimentos do Supera Rio, atualização dos questionários do BPC na escola, orientações sobre o auxílio emergencial federal, orientações e encaminhamentos diversos e atendimento com os benefícios eventuais. A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Esteves Viana e sua equipe realizaram vários atendimentos. O vereador Isaias Nogueira também marcou presença no local.

A ação aconteceu no Posto de Saúde de Tapera. “Começamos a atender às 10h. Foi mais um momento para prestar atendimento público de forma geral. Tenho certeza que a população que tinha dúvida saiu de lá com elas esclarecidas. O intuito do projeto CRAS Itinerante é levar as ações da Assistência Social para as localidades dos distritos, e oferecer serviços disponíveis à população”, explicou.

As equipes de profissionais do CRAS Itinerante procuraram compreender a situação de cada família e identificar as necessidades, indicando como a Assistência Social poderá contribuir para melhorar suas condições de vida e relações familiares e comunitárias. Uma das metas, de acordo com a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, foi levar serviço e consequentemente qualidade de vida à população.

“Foi muito gratificante a realização deste Projeto em Tapera. Oferecemos à população a oportunidade de ter acesso à política de Assistência Social. O sentimento é de dever cumprido e de gratidão. Desde que começou, o objetivo do programa é levar pra mais perto das pessoas os serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, contemplando os distritos e localidades” relatou a secretária.

Mais uma vez a prestação de serviços contou com uma variedade de atendimentos, observou o vereador Isaias Nogueira. “Essa foi mais uma ação de sucesso. Quero agradecer a todos e principalmente ao prefeito Rodrigo Viana e ao vice Matias Mendes por olhar com carinho por nossa localidade. Os serviços oferecidos beneficiaram os usuários do CRAS. Com certeza foi oferecido em nosso distrito serviços de qualidade ao cidadão. Ficamos felizes em ver a adesão da localidade ao projeto”, observou Isaias Nogueira.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/distrito-de-tapera-recebeu-acao-e-varios-atendimentos-do-cras-itinerante/

Skip to content