set 17 2019

TRAJANO E SUAS AVENTURAS: 4º ETAPA DO RALLY CARIOCA MOVIMENTOU A CIDADE E AGUÇOU A ADRENALINA DOS COMPETIDORES

O município de Trajano de Moraes recebeu os amantes dos carros grandes, pesados e cheios de atrativos durante a Etapa do Campeonato Carioca de Rally de Regularidade do Rio de Janeiro, o Rally Carioca 2018. A competição de automobilismo desportivo multimarca recebeu categorias do tipo 4×2 e 4×4, além de UTVs, em disputas que levou muita emoção e adrenalina para as ruas e estradas trajanenses. Os carros saíram da Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade.

O evento teve apoio da Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e organização da Guarda Municipal, Coordenação de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O secretário municipal de Turismo, Tiago Pecly, enalteceu a realização do campeonato no município.

“Esse é mais um evento que nossa cidade faz com o incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho Diniz. É um evento de nível estadual que recebemos. Acreditamos que incentivar o esporte é muito importante, fortalece a modalidade e contribui para fomentar o nosso turismo, os comércios locais, restaurantes e pousadas. Quero agradecer em nome da gestão pública de nosso município a participação de todos os envolvidos”, disse Tiago Pecly.

Em Trajano de Moraes, a prova diurna teve em seu traçado um trajeto radical e cheio de aventuras. O percurso abrangeu áreas rurais e particulares da cidade. “O rally conseguiu atrair para nossa cidade dezenas de pilotos, percorrendo trechos de lama e terra com areia em regime de regularidade, onde os pilotos seguiram um trajeto em determinada média de tempo. Nosso município esta de portas abertas para receber outros eventos como este”, comentou o vice-prefeito Jorge Diniz.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-e-suas-aventuras-4o-etapa-do-rally-carioca-movimentou-a-cidade-e-agucou-a-adrenalina-dos-competidores/

set 16 2019

PREFEITURA DE TRAJANO REALIZOU XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um encontro, e nele várias finalidades! Assim foi XII Conferência Municipal de Assistência Social que este ano teve como tema: Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social. A iniciativa foi da prefeitura de Trajano de Moraes através do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no salão nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. O palestrante foi Diogo Bastos, atual secretário adjunto municipal na cidade de Belford Roxo e vice-presidente do Coegemas.

Um Coffee Break foi servido aos participantes no início do encontro. O evento reuniu várias autoridades, representantes da área, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e teve uma programação diversificada com temas, debates e estudos. A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Fazoli, destacou a importância de uma conferência.

“É um evento democrático onde debatemos e avaliamos o que foi executado na área. A partir disso, saberemos o que tem que ser feito e o que já foi realizado para acertarmos aonde encontrarmos erros. A conferência visa fortalecer ainda mais o SUAS, onde se é garantido o mínimo necessário e essencial para nossa população e usuários que muitas vezes se tornam invisíveis por falta de acesso ao que já são deles por direito”, disse.

Ainda segundo Verônica Fazoli, essa iniciativa teve apoio do prefeito Rodrigo Viana. “A XII Conferência Municipal da Assistência Social de Trajano, constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Ela teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados”, explicou.

Este ano a XII Conferência Municipal teve como tema: Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social, e está organizada em três eixos. Nela foi possível a abertura e aprovação do Regimento Interno. O público presente participou de palestra sobre vários assuntos, dentre eles: Grupos de Trabalhos por Eixos, Plenários Final/Deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de Trabalho.

O palestrante Diogo Bastos, apresentou por meio de slides dados, fotos e textos sobre as deliberações da conferência anterior, uma vez que ele também foi o palestrante ano passado. Diogo ainda destacou as realizações de 2019. “É muito importante esse tipo de capacitação onde envolve palestras, rodas de conversa, e outras ações. Entendemos a importância desse momento de avaliação e busca de estratégias para fortalecer ainda mais o SUAS que visa assegurar nosso povo o acesso aos serviços públicos e parceiros privados”, concluiu Diogo Bastos.

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-realizou-xii-conferencia-municipal-de-assistencia-social/

set 16 2019

AGENTES DE DESENVOLVIMENTO DA PREFEITURA DE TRAJANO PARTICIPARAM DA CAPACITAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA REGIN

Foto: Bruno Palma

Para atrair mais investimentos e receber a instalação de novas empresas no município, a prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Sala do Empreendedor esteve presente no curso de capacitação sobre a utilização do sistema REGIN. Essa etapa teve como tema: Contabilistas contadores juntos no processo de desburocratização e simplificação. O encontro teve como objetivo, criar soluções para desburocratizar o processo de abertura de empresas no sentido de levantar os principais trâmites burocráticos que dificultam a vida do pequeno ou grande empresário, seja para aqueles que já estão na cidade ou aqueles que queiram instalar sua empresa.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento, Jhonny Lage, na oportunidade foi possível conhecer ferramentas online, ou seja, instrumento que facilitará a integração entre os dados cadastrais das empresas, da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa.

“O objetivo é que o sistema disponibilize na internet um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso entre todos os órgãos públicos que licenciam a abertura do empreendimento. A partir do momento que os órgãos estejam alinhados será permitido ao cidadão abrir ou regularizar o seu negócio de forma prática, simplificada e sem burocracia”, destacou ele.

Também participou da capacitação, o funcionário concursado e Joilson dos Santos da Silva. “Foi uma oportunidade impar, ou seja, pudemos aprender muito. Vários assuntos foram apresentados entre eles, a apresentação do novo fluxo de licenciamento da prefeitura de Nova Friburgo. Em seguida foi a apresentação RedeSimples – visão geral de integração e etapas, bem como a viabilidade – definição, preenchimento: objeto social e CNAE, formulário CBMERJ e acompanhamento, status e relatório”, explicou Joilson dos Santos.

Outra etapa importante discutida no curso foi com relação aos anexos de documentos e baixa de arquivos (licenças). DBE, verificação, acompanhamento, inscrição SEFAZ, além do sistema implementado na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o novo processo simplificado.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agentes-de-desenvolvimento-da-prefeitura-de-trajano-participaram-da-capacitacao-sobre-a-utilizacao-do-sistema-regin/

set 13 2019

TRAJANO DE MORAES TEM NOVO PRESIDENTE NO INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA

O Guarda Municipal Adilson Ferro foi eleito novo presidente do ISP – Instituto de Segurança Pública em Trajano de Moraes. Assim que soube do resultado ele disse que pretende disponibilizar uma série de ferramentas de consulta interativa, tanto para a nova gestão como para a população. Outros membros tomaram posse, ou seja, na vice-presidência foi eleita Rosiane Ávila, primeiro secretário José Ricardo Mendonça do Amaral, segundo secretário Joelson Souza e secretário de comunicação Sérgio Gomes.

Ressalte-se, por fim que compete ao Instituto de Segurança Pública (ISP), além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Secretaria de Polícia Civil e de Polícia Militar.

Entenda – Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Secretarias de Estado de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.

A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.

Nesse contexto, os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.

O trabalho desenvolvido pelos CCS pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-tem-novo-presidente-no-instituto-de-seguranca-publica/

set 12 2019

SISTEMA PREV DE TRAJANO DE MORAES CONTINUA REALIZANDO CADASTRO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

A Prefeitura de Trajano de Moraes convoca todos os funcionários públicos municipais para o recadastramento anual obrigatório de seus servidores. O recadastramento será realizado no prédio do PREV-TRAJANO, situado à Avenida Castelo Branco, no Centro de Trajano de Moraes, no horário das 8h às 17h.

De acordo com diretora presidente do PREV-Trajano, Sabrina Goulart, o recadastramento dos Aposentados e Pensionistas do PREV-TRAJANO é um ato de cumprimento legal que tem por objetivo a atualização de dados cadastrais de todos os aposentados e pensionistas, bem como a verificação quanto à regularidade no pagamento de benefícios.

Ainda segundo ela, o sistema de Recadastramento de Servidores Inativos e Pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Trajano de Moraes obedecerá aos critérios estabelecidos na Portaria nº 081/2019, considerando o que dispõe o art. 9°, inciso II da Lei Federal n° 10.887/2004.

“O recadastramento é obrigatório e essencial para a atualização dos dados pessoais dos segurados, tais como endereço e número de telefone celular válido, bem como informações quanto à manutenção, exclusão de seus dependentes para fins de percepção de possíveis benefícios futuros”, explicou.

Estão obrigados ao recadastramento todos os servidores inativos e pensionistas do PREV TRAJANO, no período compreendido entre os dias 02 de setembro de 2019 a 30 de setembro de 2019, na sede do PREV-TRAJANO, situado na Avenida Castelo Branco, 49, Centro, Trajano de Moraes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/sistema-prev-de-trajano-de-moraes-continua-realizando-cadastro-de-aposentados-e-pensionistas/

Skip to content