dez 14 2019

PRAÇA NILO PEÇANHA EM TRAJANO RECEBE O NATAL DE LUZ COM MUITO BRILHO E CORES

A magia do Natal invadiu mais uma vez Trajano de Moraes. A tradicional iluminação natalina da Praça Nilo Peçanha, no Centro foi inaugurada na noite de sexta-feira (13), com a presença do prefeito Rodrigo Viana e dos secretários que compõe a gestão publica municipal. A programação começou às 20h, e foi recheada de atrações.

A primeira noite teve apresentação do Coral da Terceira Idade, Auto de Natal e show. Para noite de sábado (14), a programação promete a presença de Papai Noel, Concerto com a Sociedade Musical Trajanense e em seguida show. Outro ponto positivo no evento é o Polo Gastronômico e a presença dos artistas com artesanatos locais.

As árvores da praça, e tantos outros espaços receberam melhorias na sua estrutura nos últimos dias, e foram iluminadas com refletores e microlâmpadas, assim como o coreto que recebeu um toque avermelhando simbolizando as vésperas do Natal. A ornamentação ainda conta com atrações interativas. O prefeito Rodrigo Viana disse estar satisfeito com o trabalho realizado pela coordenação da Cultura e também do Turismo.

“Estamos muito contentes com a inauguração da decoração de Natal. Estamos voltando agora com as luzes natalinas, que foi um compromisso que assumimos junto à população trajanense. Quero agradecer também ao amigo Cesinha que foi incansável com o trabalho. Esperamos que aqui, nesse espaço amplo, seguro, aconchegante e familiar, possa todos desfrutar e compartilhar dos nobres sentimentos e das emoções que o Natal inspira”, destacou Rodrigo Viana.

Outro ponto de ornamentado para o Natal foi à ponte de madeira e o laguinho. “A decoração foi feita com muito carinho para que a noite pudesse ser a mais mágica possível, como vocês, trajanenses e turistas, merecem. Desejamos que aproveitem bastante este espaço”, disse Eliandro Garcia.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/praca-nilo-pecanha-em-trajano-recebe-o-natal-de-luz-com-muito-brilho-e-cores/

dez 13 2019

PREFEITURA DE TRAJANO FAZ CAMPANHA CONTRA A DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL

Pichação é crime? Sim pichação é crime! Conforme a lei 9.605/98. Em Trajano de Moraes, por mais que os profissionais de educação num todo, ensinem, falem, e mostre a realidade, ‘alguns alunos’ insistem em usar dessa pratica para sujar o patrimônio público, ou seja, pichar os locais públicos. O ato é considerado transgressivo, predatório, visualmente agressivo e contribui para a degradação da paisagem, muita das vezes ele também é chamado de vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo, aquele feito com a intenção de sujar e enfear.

Recentemente os quiosques na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade, receberam uma atenção especial dos funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A ação foi coordenada pelo responsável da pasta, Juninho Azevedo, a pedido do prefeito Rodrigo Viana. No local os funcionários rasparam as pichações feitas pelo material conhecido como corretivo (item usado para reparar erros ortográficos nos cadernos, ou em objeto similar).

O Código Penal Brasileiro define como crime de dano o artigo 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses de detenção, ou multa”. A Praça Nilo Peçanha, num todos, além de ser um local que oferece aos visitantes um local de descanso, o espaço serve também como ponto de encontro para quem passa pela cidade e quer fazer fotos.

Práticas como essa não são comuns na cidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que depredar patrimônio público é considerado crime e possui penalidades. “Estou em contato com os agentes da Guarda Civil Municipal para juntos tentarmos descobrir através das câmeras que temos nas proximidades dos locais quem foi, e quem vem praticando esse ato no município. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento em nossa cidade, onde um conhece o outro e temos o cuidado de preservar o pouco que ainda temos”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Juninho Azevedo.

O crime contra o patrimônio público é aquele em que se pratica uma ação que atinge propriedades da União, do Estado ou do Município. O artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9605/98, pichar ou poluir uma edificação ou monumento urbano pode resultar em detenção de três meses a um ano, além de multa. Se o ato for realizado em monumento ou prédio tombado em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Com relação à pichação feita no quiosque, Juninho Azevedo explicou que, quando alguém é flagrado pichando e ou depredando um patrimônio público, ele é encaminhado à autoridade competente imediatamente, ou seja, a delegacia para que seja tomada providência, e o individuo responda civil e criminalmente. “A gente pede que as pessoas denunciem situações como essa”, citou o secretário.

Juninho Azevedo acredita que é preciso que haja uma maior conscientização da população de Trajano e dos distritos de que “o que é público é nosso”. “A população precisa ajudar a gestão pública a tomar conta dos patrimônios públicos, de forma que denuncie casos como este, caso presencie. A Secretaria Municipal de Obras está de portas abertas para que ações como essa sejam denunciadas”, destacou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-faz-campanha-contra-a-depredacao-do-patrimonio-publico-municipal/

dez 12 2019

DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTA POPULAÇÃO DE COMO AGIR EM DIAS DE MUITA CHUVA

Imagina um temporal com ventos fortes, as chamadas, conhecidas e muita das vezes temidas: chuvas de verão. Com a proximidade da estação mais quente do ano, e automaticamente as altas temperaturas por conta do clima quente, o bom é redobrar a atenção, pois certamente virá chuva no final do dia. Ai é que entra as orientações dos agentes da Defesa Civil Municipal de Trajano de Moraes. E para isso, a equipe está sempre de prontidão nas ruas para atender de forma rápida, segura e eficaz à população em caso de emergência. O prefeito Rodrigo Viana já solicitou o atendimento em qualquer caso de emergência.

De acordo com a secretária municipal de Defesa Civil, Aline Marques de Souza, a maior preocupação dos agentes está concentrada nos casos de deslizamentos e dependendo da área os alagamentos. “A gente alerta, principalmente os cidadãos que moram em áreas de risco que ao perceberem qualquer situação de emergência como rachaduras nos imóveis, escorregamento de terra, inclinação em postes e árvores, ligue imediatamente para a central da Defesa Civil que funciona 24 horas por dia ou vá até a unidade que fica na Praça Nilo Peçanha no Centro, e comunique o fato”, solicitou.

Nesses casos, assim como em situações de chuvas torrenciais, o órgão orienta que os moradores deixem as residências e procurem um local seguro. “Conforme orientação, é preciso que os moradores se conscientizem. Essa dica vale principalmente para quem reside próxima a áreas consideradas de risco. Outra ação importante é que evite jogar lixo e entulho nas encostas, ou as margens de rios e córregos”, sugeriu.

Em muitos casos, para evitar problemas, muitas pessoas encobrem o terreno vulnerável com lona plástica, precavendo-se de um incidente. “O morador antes de colocar a lona deve procurar a Defesa Civil para que o agente habilitado faça uma analise do solo, ou seja, do terreno. É importante a análise antes da colocação do plástico. É importante para que o profissional avalie a área e verifique a real necessidade da colocação do material, assim como a dimensão. Agindo desta forma ele poderá está evitando um acidente coberto”, alertou.

Ainda segundo Aline Marques, se o local for pequeno e de fácil acesso o próprio morador pode instalar o equipamento. “Se a área for íngreme, muito grande e o morador tiver dificuldade de locomoção uma equipe da Defesa Civil faz a colocação. O alerta, porém, deve ser mantido a qualquer sinal de rachaduras no terreno, encostas ou paredes, assim como ruídos ou estalos no imóvel, pequenos e constantes deslizamentos de terra e árvores ou postes tombando”, acrescentou Aline, lembrando que o todo ação segue tem pedido especial do prefeito Rodrigo Viana

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-alerta-populacao-de-como-agir-em-dias-de-muita-chuva-2/

dez 12 2019

CULTURA MUNICIPAL DE TRAJANO DA UM PASSO POSITIVO PARA REGULARIZAÇÃO DA TÃO SONHADA CARTEIRA DO ARTESÃO

A Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, trás o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), com objetivo de reconhecer e fortalecer a profissão do Artesão do município. Recentemente o prefeito Rodrigo Viana assinou o acordo de cooperação com o Estado do Rio de janeiro por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, artesãos trajanenses que em breve terão a tão sonhada carteira do Artesão.

O cadastramento contou como apoio do Departamento de Cultura, que vem desenvolvendo através de incentivos da gestão pública municipal de Trajano, um trabalho de fomento, reconhecimento e fortalecimento ao trabalho do artesão. A Feira de Artesanato que acontece periodicamente na Praça Nilo Peçanha, é um exemplo positivo dessa ação. Ela vem crescendo e mostrando o brilhante trabalho desenvolvido pelos artistas.

Indispensável a qualquer turista, o artesanato é um produto de grande importância dentro do setor. Com isso, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), tem como objetivo reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local. O programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado.

O primeiro passo para a Carteira Nacional do Artesão é o cadastro dos profissionais junto ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Além de mensurar a demanda, o método agilizar o processo para a emissão do documento nacional. De acordo com a Secretaria de Turismo, a finalidade é reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo. Oitocentos artesãos de todo o estado já realizaram a pré-inscrição online no site do Programa de Artesanato. A nova metodologia foi implantada no final de maio deste ano.

“O artesanato do Rio de Janeiro tem uma perspectiva cultural, mas, sobretudo, uma perspectiva econômica. Estamos falando de geração de emprego e de renda, além da valorização de ofícios. Turismo e artesanato caminham juntos e o estado é muito fértil neste segmento”, afirmou em entrevista ao site oficial do Governo do Estado, o secretário de Turismo, Otavio Leite, que ainda lembrou que o Rio lidera o ranking de estados que mais cadastram artesãos em 2019.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cultura-municipal-de-trajano-da-um-passo-positivo-para-regularizacao-da-tao-sonhada-carteira-do-artesao/

dez 10 2019

TCE-RJ APROVA COM ELOGIOS CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2018 DO PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana obteve aprovação das contas pelo plenário do Tribunal de Contas do Estado – TCE-RJ. Eles deram parecer favorável referente ao exercício de 2018, conforme proposta analisada. Ao cabo do julgamento, foi observado pelo colegiado que a gestão pública municipal não teve nada que abonasse a conduta e com isso obteve todas as narras aprovadas pela Corte. Vale ressaltar que todas as informações apresentadas pela gestão pública municipal do prefeito em exercício, Rodrigo Viana atestam o compromisso com a legalidade, o controle e a transparência pública, conforme ele mesmo explicou.

A análise do TCE-RJ foi referente à prestação de contas do segundo ano, do primeiro mandato, do prefeito Rodrigo Viana.  “Na ocasião, os conselheiros do TCE destacaram a aplicação correta dos recursos públicos e o cumprimento integral dos índices estabelecidos para as áreas da saúde, educação e de gastos com pessoal. Quero agradecer aos funcionários que se empenham em fazer comigo uma gestão transparente e para todos”, agradeceu o chefe do executivo.

Segundo o prefeito Rodrigo Viana, a gestão municipal está voltada para o cumprimento fiel da legislação e correta aplicação dos recursos públicos. “Desde que assumi a gestão pública municipal em janeiro de 2017, o município de Trajano de Moraes vive um novo momento. A população está sendo beneficiada pela correta aplicação dos recursos públicos, mesmo diante de tão grande crise financeira em todo o País e principalmente em nosso Estado”, ressaltou.

Na decisão, a corte do TCE-RJ aprovou as contas, sem detectar falhas, ou qualquer outro tipo de má aplicação de recursos que pudessem causar danos ao erário ou outros prejuízos à administração pública. “Com essa aprovação, a grande maioria da população ficará ainda mais convicta de que escolheram de forma correta uma gestão comprometida com o município. Essa é mais uma maneira de mostrarmos ao nosso povo querido de Trajano de Moraes e distritos que estamos fazendo uma administração diferente, pautada na responsabilidade com a coisa pública”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/tce-rj-aprova-com-elogios-contas-do-exercicio-de-2018-do-prefeito-de-trajano-rodrigo-viana/

Skip to content