abr 01 2020

PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES RECEBE UMA AMBULÂNCIA ZERO KM MODELO CLASSE A DO GOVERNO DO ESTADO

O município de Trajano de Moraes recebeu mais uma ambulância zero km que irá reforçar os atendimentos a saúde pública da cidade. A ambulância modelo classe A, foi entregue ao secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, que foi a capital fluminense representando o prefeito Rodrigo Viana. A unidade terá como objetivo tornar o serviço ainda mais eficiente no município e, principalmente, salvar vidas.

“Essa ambulância vai nos ajudar a cuidar do nosso povo. Com isso, reforçamos nosso compromisso de cuidar das pessoas e oferecer, especialmente, maior assistência aos trajanenses. Nós somos o serviço público e temos a obrigação de prestar um bom atendimento e é isso o que estamos fazendo aqui. Quero agradecer ao Governador Wilson Witzel, ao Secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos e ao deputado Estadual, Anderson Alexandre pela ambulância”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

O secretário da pasta agradeceu ao governador por mais um investimento feito na saúde de Trajano de Moraes. “O governador está virando o jogo também na saúde. Acabamos de receber mais uma ambulância que vem pra reforçar nossa frota. Ao invés de ficar reclamando e só criticando, estamos atuando para melhorar a vida da população e melhorar o atendimento do nosso povo”, disse Lucas Esteves.

O secretário comentou ainda que a entrega da ambulância é uma verdadeira demonstração de preocupação da gestão estadual com a população trajanense. “A entrega da ambulância é sem dúvidas mais um passo para o fortalecimento da Saúde. A aquisição de mais um veículo novo representa um ganho para população e para os servidores da Saúde, que poderão prestar um serviço de maior qualidade. Desta forma eles vão poder chegar com mais brevidade, mais rapidez às necessidades da população”, concluiu o secretário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-recebe-uma-ambulancia-zero-km-modelo-classe-a-do-governo-do-estado/

abr 01 2020

PREFEITURA DE TRAJANO MANTÉM SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS PARA ATENDER A POPULAÇÃO

Os serviços prestados pela Prefeitura de Trajano de Moraes e que são considerados pela legislação como essenciais á comunidade, estão mantidos mesmo durante a pandemia do Coronavírus em todo o país. As ações seguem um protocolo a pedido do prefeito Rodrigo Viana, e as normas de segurança que é manter distância de dois metros cada funcionário um do outro, e sem aglomerações. Um deles é a reabertura dos acessos viciais danificados pelas chuvas no mês passado.

“Graças a Deus, não temos nenhum registro de caso suspeito de Coronavírus em nosso município. Precisamos efetuar com segurança esses reparos para oferecer a nossa população o direito de ir e vir. Mesmo em meio à crise do Coronavírus, o trabalho segue sem aglomerações e distantes um do outro. Quero agradecer aos servidores da Prefeitura que através do gabinete do Prefeito, secretária municipal de Estradas e Rodovias, secretaria municipal de Agricultura e secretaria municipal de Obras, iniciou a recuperação da RJ-162”, disse o prefeito.

A meta é recuperar todo o trecho da RJ-162, até a localidade de Vila da Grama. Outro ponto será a estrada municipal que liga Vila da Grama a Ponte de Zinco. “Com a estiagem começaremos a recuperar as nossas estradas municipais e RJs com o critério de melhorar primeiro os principais acessos, ou seja, onde tem o maior trânsito de veículos. Nossa administração não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na zona rural”, comentou Rodrigo Viana.

O planejamento da Prefeitura é percorrer todos os acessos rurais que sofreram algum tipo de problema devido às fortes chuvas, realizando os reparos necessários. “Os trabalhos não param. Buscamos melhorar a passagem de todos os moradores, pois é através dessas estradas que os munícipes se deslocam para outras partes do município diariamente e também é feito o escoamento da produção agrícola. Estradas com boas condições facilitam o transporte que é feito com mais segurança, comodidade e agilidade”, concluiu.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-mantem-servicos-essenciais-para-atender-a-populacao-apos-publicacao-de-decreto/

mar 31 2020

MAIS DE 50% DOS IDOSOS JÁ FORAM VACINADOS CONTRA A GRIPE EM TRAJANO DE MORAES

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem dado continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Na primeira etapa, que iniciou na segunda-feira (23) e segue até o dia 14 de abril, serão vacinados os idosos, além dos profissionais da saúde. As equipes da Atenção Básica de Saúde atuam a pedido do prefeito Rodrigo Viana na linha de frente da campanha, realizando as aplicações das vacinas a domicílio – medida que contempla o Plano Municipal de Contingência para enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

“Nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe, já conseguimos vacinar mais de 50% dos idosos. Nossas equipes continuam indo até as residências desses idosos e realizando as aplicações. É importante frisarmos que não faltará a vacina. Todos os grupos prioritários serão vacinados até o final da campanha. A meta do Governo Municipal é atingir cobertura vacinal de pelo menos 90% da população alvo”, afirma o prefeito Rodrigo Viana.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde Básica – Michele Machado, nesta primeira etapa Trajano de Moraes recebeu as doses das vacinas, que vem sendo aplicados rigorosamente todos os dias através também da vacinação volante. “Atualmente o município tem registrado 1.512 idosos aproximadamente, e deste montante, a Saúde já utilizou mais de 800 doses”, informou.

O secretário da pastam Lucas Esteves lembra que os idosos que não possuem os cadastros atualizados junto o Sistema único de Saúde (SUS) do município, e que não receberem as vacinas no prazo de 10 dias, uma pessoa responsável deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Guimarães, s/n – Centro para o agendamento das visitas. “A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, em todo o município segue até o dia 22 de maio”, comentou Lucas Esteves.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/mais-de-50-dos-idosos-ja-foram-vacinados-contra-a-gripe-em-trajano-de-moraes/

mar 30 2020

DENGUE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A DENGUE

Os cuidados de higiene para prevenir o contágio do novo coronavírus aumentaram, mas na contramão, os hábitos de manter ambientes limpos para evitar os focos do mosquito Aedes Aegytp precisam ter atenção redobrada. A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Vigilância em Saúde, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do prefeito Rodrigo Viana, orienta à população a continuar com os cuidados que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus.

Durante esse período de isolamento social, a gestão pública está atuando com equipe reduzida, atendendo as atividades de bloqueio, as chamadas Barreiras Sanitárias. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, os agentes de combate a endemias usam as redes sócias para orientar a população a promover o autocuidado dentro de suas residências, eliminando água armazenada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Enquanto nossas equipes trabalham para se prevenir do coronavírus, o Brasil vive um estado de alerta pelo novo surto de uma doença tropical já conhecida no país: a dengue. Precisamos ficar atentos e aproveitar esse momento em casa e cuidar do nosso quintal evitando deixar potes com acumulo de água. É importante que a população participe, eliminando os criadouros que são formados por água parada”, enfatizou o prefeito.

Rodrigo Viana acrescentou ainda a importância do uso de telas mosquiteiros em portas e janelas, principalmente nos cômodos que tenham bebês, pessoas acamadas, entre outros. “O certo é ficar em casa e aproveitar para cuidar dela. Devem ser verificados vasos de plantas, pneus, piscinas sem uso e sem manutenção, cobertos adequadamente latões e caixas de água e também descartados inservíveis, como garrafas descartáveis, copos plásticos, entre outros”, disse.

É importante ressaltar que, no período de quarentena, devido ao Coronavirus, higienizar as mãos, principalmente ao realizar a limpeza dos quintais, remoção mecânica de inservíveis e antes de aplicar repelentes é outro fator importante. “Não é só contra o coronavírus que a população deve agir, mas também no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser mantidos ao longo do ano. Aproveite o isolamento social para tomar as medidas protetivas”, solicitou o secretário da pasta, Lucas Esteves.

VEJA COMO É FÁCIL COMBATER O MOSQUITO EM SUA RESIDÊNCIA:

Mantenha a caixa d’água bem fechada, se possível coloque uma tela sob a tampa;

Verifique se garrafas e vasilhames estão com a boca virada para baixo;

Limpe os ralos;

Coloque o lixo em sacos e mantenha as lixeiras bem fechadas;

Lave bebedouros de animais com bucha e escova;

Mantenha brinquedos em locais cobertos, onde não acumulem água;

Realize a manutenção de piscinas e fontes usando materiais químicos apropriados;

Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas;

Encha os pratinhos dos vasos de plantas com areia.

 

SINTOMAS

Os sintomas da dengue, chikungunya e zika são bem diferentes do coronavírus. Fique atento e procure atendimento médico quando os sintomas se intensificarem.

 

DENGUE

Febre alta > 38.5ºC;

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

 

ZIKA

“Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias;

Febre baixa, muitas vezes não sentida;

Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção;

Mialgia e dor de cabeça;

Dor nas juntas.

 

CHIKUNGUNYA

Febre;

Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc.);

Pele e olhos avermelhados;

Dores pelo corpo;

Dor de cabeça;

Náuseas e vômitos.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dengue-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-alerta-para-os-cuidados-com-a-dengue/

mar 28 2020

ATENÇÃO TRAJANENSE: PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR VAI ATÉ 30 DE JUNHO E PODE SER FEITO ONLINE

Os trajanenses, do sexo masculino, nascidos em 2002 devem se alistar no Serviço de Alistamento Militar. O prazo é até 30 de junho deste ano e o cadastro pode ser online, através do endereço: www.alistamento.eb.mil.br. O alerta é da Junta de Serviço Militar de Trajano de Moraes, vinculada ao gabinete do prefeito Rodrigo Viana. De acordo com a secretária da junta, Leisângela Monteiro, o candidato deverá preencher os dados e, depois de concluído poderá retirar o certificado de alistamento militar também pelo site.

Vale lembrar que a página é disponibilizada pelo Ministério da Defesa. A secretária da Junta de Serviço Militar de Trajano, Elisângela Monteiro ressalta que muitos jovens estão recolhidos de quarentena após o decreto do prefeito Rodrigo Viana devido ao caso da pandemia que assola o país. Em tempo normal esses mesmos jovens poderiam estar no mercado de trabalho ou estudando em tempo integral, impossibilitando assim se dirigir até a Junta Militar para realizar o Alistamento.

“O alistamento online é uma ferramenta que facilita o cadastro, auxiliando o o jovem a ficar em dia com o Serviço Militar, que é  obrigatório. Nesse momento que passamos por essa pandemia do novo Coronavírus, essa plataforma se torna ainda mais necessária e viável para a continuidade do Alistamento Militar. A falta do alistamento gera multa e impedimentos quanto ao título de eleitor, CPF e até mesmo passaporte”, destacou Elisângela Monteiro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/atencao-trajanense-prazo-para-o-alistamento-militar-vai-ate-30-de-junho-e-pode-ser-feito-online/

Skip to content