jun 05 2020

PANDEMIA AFETA ARRECADAÇÃO E PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES PERDE MAIS DE 55% DE RECURSOS EM DOIS MESES

O quadro apresentado pela Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Trajano de Moraes, mostra claramente a queda na arrecadação municipal. Nele é possível fazer um acompanhamento das principais receitas, ou seja, ICMS, FPM, FUNDEB, Royalties Federal e Royalties Estadual. A nota explica que a perda no montante é de R$ 2.688.210,68, ou seja, é de quase dois milhões e setecentos mil reais. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a queda na arrecadação é referente às principais receitas acumuladas nos meses de abril e maio comparadas a março, início da pandemia.

“Se compararmos os meses, é fácil ver a queda na arrecadação, ou seja, em abril e maio, quando comparados a março, representa um percentual de 55,56% a menos. Isso já no segundo mês da crise provocada pela pandemia Coronavírus em todo o país. A diminuição dos repasses impacta diretamente nos compromissos da administração municipal. Isso afeta a economia do município num todo”, disse o prefeito.

A pandemia provocada pela covid-19 e as consequências oriundas da paralisação das atividades econômicas no município, no Estado e no País provocaram devastadora redução na arrecadação. Segundo o relatório, os repasses constitucionais recebidos somam quedas em todos os níveis.

“Sobre essa ajuda do Governo Federal aos municípios, no caso de Trajano de Moraes, o valor total que será recebido não cobre a perda de um mês de queda de arrecadação que tivemos de março para abril devido a crise financeira causada pelo Covid-19, pior ainda ser pago em quatro vezes. Trajano de Moraes perdeu R$ 1.121.173,69 em apenas um mês. Que Deus nos abençoe pois essa ajuda aí que vem de Brasília será pequena no caso de nosso município. Estamos equalizando as despesas para atravessar esse momento. Até o meu salário foi reduzido e da equipe de governo e comissionados em 30%. Esse foi um dos primeiros atos”, confirmou o prefeito Rodrigo Viana.

O chefe do executivo destacou ainda que somente com o socorro emergencial do governo federal para que, não só Trajano de Moraes, mas os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro que sofrem com o impacto da covid-19, superem a crise. Acrescentou ainda, que a administração municipal não terá como manter todos os serviços atuais com uma queda tão expressiva nos recursos, como a que ocorre neste momento. Porém, não informou quais serviços municipais poderão sofrer cortes ou reduções.

Segundo ele como não há data para a retomada da economia, em um cenário econômico ainda pior com o prolongamento da quarentena e do isolamento social, a prefeitura de Trajano de Moraes poderá não ter como cumprir com a folha de pagamento dos servidores municipais.

“Sobre tudo, algumas medidas precisaram ser tomadas em caso emergencial. O problema é a questão da arrecadação, se não tiver dinheiro no cofre para poder pagar todos os compromissos, isso poderá impactar também até a folha de pagamento de pessoal efetivo e comissionado. E isso não é só uma questão da cidade de Trajano de Moraes, mas de outros municípios também”, enfatizou.

Para o prefeito o demonstrativo comprova uma situação grave, exigindo de todos esforço redobrado para que a cidade passe por essa ‘tempestade’. “Com isso vários compromissos poderão ser postergados, como o pagamento de fornecedores e de folha de pessoal. Os impactos na arrecadação dos impostos municipais e estaduais no orçamento da prefeitura de Trajano de Moraes são “extremamente danosos” e preocupantes.”, destacou.

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/pandemia-afeta-arrecadacao-e-prefeitura-de-trajano-de-moraes-perde-mais-de-55-de-recursos-em-dois-meses/

jun 02 2020

PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES FAZ MUTIRÃO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO NO BAIRRO DA REPRESA

O bairro Represa em Trajano de Moraes, recebeu por parte da Prefeitura mais um Mutirão de Limpeza. Toda ação foi agilizada pelos funcionários da Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos. O mutirão faz parte das ações do Projeto Cidade Limpa, e segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana. A iniciativa foi lançada no início da gestão pública em 2007, e desde então vem abrindo várias frentes de serviços no município com o intuito de melhorar limpeza e o aspecto visual da cidade.

Com isso, o morador que passar pelo local vai poder observar os trabalhos de limpeza, como é o caso de varrição, capina, roçada e remoção de entulhos que tem sido realizado diariamente pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, através do mutirão. A missão é pôr a cidade limpa, tanto na zona urbana do município como nos distritos.

“Apesar da Pandemia todo serviço segue rigorosamente orientação da Organização Mundial de Saúde – OMS, que é manter o distanciamento social entre os funcionários. Estamos trabalhando com Equipamentos de Proteção Individual – EPI, além do uso de máscara e álcool em gel”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.

Além das equipes, o mutirão de limpeza conta com o apoio de retroescavadeiras e outros equipamentos como caminhão e material de limpeza urbana, que é caso das caçambas de entulhos. Desde o início do ano, a prefeitura vem intensificando os serviços de podas, capinas, roçadas, varreduras, recolhimento de entulhos, entre outros.

Outro problema que a prefeitura resolve diariamente é com relação aos resíduos ambientais. O mutirão tem priorizado o recolhimento de galhos e até picagem de troncos. “Quando se tem bairros e ruas limpas, temos menos índices de doenças, além de embelezar a cidade, isso aumenta a qualidade de vida da população. Essa é uma preocupação do prefeito Rodrigo”, destacou o secretário.

Mas para que tudo saia como planejado, a prefeitura tem contado com o apoio da população, e a boa vontade de manter os logradouros limpos. E essa parceria tem dado certo. “As equipes envolvidas realizaram a limpeza em geral, fazem a retirada de lixos e até de cascalhos, ou seja, restos de obra. Mas os moradores ajudam fazendo a parte deles. Em sua maioria varrem a frente de suas casas. Isso nos ajuda muito. É um trabalho contínuo”, disse o prefeito Rodrigo.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-faz-mutirao-de-limpeza-e-conservacao-no-bairro-da-represa/

jun 01 2020

PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA INAUGURA CENTRO DE TRIAGEM COVID-19 NA UBS DE NOVA ESPERANÇA

O município de Trajano de Moraes, já conta com uma estrutura para atendimentos de pacientes com suspeita ou sintomas similares à Covid-19. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rodrigo Viana na tarde de sexta-feira (29). A partir desta segunda-feira (1), o Centro de Triagem Covid-19 estará funcionando. A estrutura foi montada na Unidade Básica de Saúde, Lucyene Gonçalves  Neves – ESF Represa, no bairro Nova Esperança. O atendimento será das 8h às 17h.

O Centro de Triagem atenderá pessoas assintomáticas ao Covid-19. “Estamos trabalhando com responsabilidade e nossos esforços estão voltados para combater a propagação desse vírus no nosso município. O Centro de Triagem vai auxiliar o atendimento que já vem sendo feito pela saúde. A administração pública tem se empenhado no enfrentamento contra a Covid-19, mas é importante que cada cidadão também seja consciente e faça a sua parte adotando medidas de prevenção”, orienta o prefeito.

O Centro de Triagem conta com acolhimento, recepção, sala de observação, entre outros pontos. Vale destacar que o local segue os protocolos do Ministério da Saúde, e que o Centro de Triagem será responsável pela seleção e atendimento de casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, o local foi escolhido por ter uma estrutura toda montada.

“O local teve que ser apenas adaptado. Definimos o horário de funcionamento de acordo com o registro de maior fluxo de pacientes, ou seja, de acordo com a demanda. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitarem de internação, serão encaminhados para uma unidade intermediária, criada dentro do Hospital Francisco Limongi, onde irão dispor dos suportes necessários até a liberação de vaga hospitalar pela Central Estadual de Regulação”, disse o secretário.

O local contará com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais que manterão o ambiente higienizado durante os atendimentos.

“Essa estrutura vai oferecer à população segurança durante o diagnóstico, evitando aglomerações no interior da unidade de saúde. Temos uma equipe preparada para garantir um bom atendimento com agilidade e eficiência. Estamos trabalhando muito e vamos vencer esse momento, garantindo à prestação de serviço que é devida a população trajanense. O local tem 4 salas de estabilização. O Centro de Triagem para Covid-19 é um espaço de acolhimento, onde as pessoas terão todo acompanhamento”, garante o médico clínico geral responsável pelo espaço, Saulo Coelho.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-inaugura-centro-de-triagem-covid-19-na-ubs-de-nova-esperanca/

Maio 29 2020

EM TRAJANO DISTRITO DE SODRELÂNDIA RECEBE DA PREFEITURA MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS RUAS E PRAÇA

Um serviço de da inveja. Assim ficou o mutirão feito em Sodrelândia, quinto distrito de Trajano de Moraes. O local recebeu a pedido do prefeito Rodrigo Viana, varrição, retirada de entulhos, pintura de meio-fio, podas, troca de lâmpadas entre outras ações essenciais. Esse trabalho de conservação do município está no cronograma implantado pela gestão pública desde o início do mandato, que consiste em fazer um rodízio frequente de limpeza em toda a cidade, bem como nos bairros e distritos.

De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a ação é uma forma também de levantar a auto-estima da população nesse momento de pandemia mundial. “refizemos a pintura dos quebra-molas, desobstrução das bocas de lobo, varrição, caiação dos meios-fios e postes, sinalização das esquinas com pintura de faixas de pedestres, entre outros”, disse.

Os serviços começaram na rua principal e foram ganhando espaço nas demais. “É preciso sempre arrumar a casa. A gestão pública está aqui para deixar tudo no lugar, tudo mais bonito porque a população merece. O quinto distrito recebeu ainda serviços essenciais como capina, acerto de árvore e retirada de entulhos. Sei que ainda temos muito que fazer, mas devagar a gente chega lá”, destacou o prefeito.

O prefeito Rodrigo Viana disse ainda que ações como essa precisam ser feita sempre e que pretende através de um cronograma, levar a ação a vários lugares em Trajano. “As equipes fizeram a manutenção das vielas e até a limpeza de meio-fios. O mutirão oferece uma gama de serviços básicos à população e busca melhorar a qualidade de vida do cidadão com a limpeza. Nosso objetivo é também conscientizar a população que é preciso preservar limpo o ambiente em que vivemos. Através desses mutirões estamos buscando uma integração entre o poder público e a população, conscientizando que devemos cuidar da nossa cidade, do nosso local para melhorar a qualidade de vida de todos”, concluiu o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/em-trajano-distrito-de-sodrelandia-recebe-da-prefeitura-mutirao-de-limpeza-nas-ruas-e-praca/

Maio 28 2020

PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES COMEÇA REVITALIZAR SINALIZAÇÃO DAS RUAS DA SEDE E DOS DISTRITOS

Em cumprimento ao cronograma de manutenção e implementação da sinalização viária, a prefeitura de Trajano de Moraes segue a pedido do prefeito Rodrigo Viana desenvolvendo ações em diversas localidades do município e futuramente dos distritos. Toda ação é acompanhada de perto também pelo secretário municipal de Transporte, Wellington Maturana Lages. A instalação das novas placas vai facilitar nas ruas a identificação, tanto para quem circula de carro como para quem caminha por elas.

O prefeito Rodrigo Viana disse que o objetivo é colocar placas nos principais pontos da cidade. “O objetivo da ação é facilitar a identificação de locais que são bastante utilizados, melhorando mobilidade de pedestres e motoristas que passam pelos logradouros públicos, bem como orientar os motoristas os sentidos das vias. Buscamos instalar as placas nas ruas com maior fluxo de veículos e pedestres, como é o caso da Avenida Castelo Branco – no Centro, por exemplo, onde grande parte das placas foi implantada”, informou.

Ele ressaltou ainda que para que fossem feitas as mudanças foi necessário um estudo no trânsito das vias. “Não mudamos nada sem uma reflexão antes, sem saber realmente se os benefícios seriam para todos. Acreditamos que essas são melhorias importantes para as vias mais movimentadas. Peço que a população que dirige que respeite as novas marcações, ou seja, as sinalizações, de forma que o município assim ficará muito mais organizado”, disse.

O secretário Municipal de Transporte, Wellington Maturana Lages pede também a colaboração da população, pois desde que assumiu a gestão pública, observou que em vários locais, infelizmente muitas placas já não existem mais por conta de alvo de vandalismo e de furto. “A pedido do prefeito Rodrigo Viana, informo que estamos trabalhando para o bem estar da população, por isso, pedimos a colaboração dos munícipes para que cuidem da nossa cidade”, concluiu.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-comeca-revitalizar-sinalizacao-das-ruas-da-sede-e-dos-distritos/

Skip to content