Vigilância Sanitária passou por capacitação

Texto e foto: Geraldo Carvalho

 

A secretaria municipal de Saúde de Trajano de Moraes promoveu, através da Atenção Básica de Saúde em parceria com a  secretaria da Vigilância Sanitária, um curso de capacitação aos agentes comunitários de Saúde com o tema “Capacitação de Vigilância em Saúde-Dengue / Potabilidadeda  da Água e Profilaxia da Raiva humana”.

O evento aconteceu no dia 26 de Maio, no auditório do Hospital Francisco Limongi, sendo passado aos agentes  da importância do conhecimento de casos de Raiva. A palestrante Dra. Kelly Leal, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, proferiu a palestra ressaltando a necessidade do acompanhamento das pessoas vítimas de algum tipo de mordida ou arranhadura animal, como  também na vigilância desse animal, e da necessidade da vacinação .

Após a palestra, foram convidados os agentes de Endemias Ivan Ribeiro, Edinalva Carbone, Débora Galante e Cristina Gomes, coordenadora da Vigilância Sanitária, para falarem sobre dengue e limpeza das caixas de água. A palestra sobre Dengue mostrou de uma maneira bem clara como  o mosquito da dengue em pouco tempo se desenvolve e prolifera e a maneira simples de evitá-la em nossas vidas. E  também foi passado aos A.C.S. de  como se faz uma limpeza em caixas d água e sua importância para nossa saúde.

“A  Capacitação é uma forma de mostrar experiências e levar conhecimentos aos profissionais. Queremos com isso trazer um melhor conhecimento sobre cuidados e prevenções em saúde, pois a nossa meta é prevenir para que não ocorra o problema.” -informou Dra. Tânia Moraes.

E um importante pedido foi feito pela coordenadora de Atenção Básica Gabrielle Etz; “Gostaríamos de salientar para que as pessoas aceitassem a visita de um agente de saúde em suas casas, pois é de suma importância essa visita. Através da visita podemos detectar algum fator de risco e combate-lo à tempo.” -ressaltou aos leitores.

 


Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/vigilancia-sanitaria-passou-por-capacitacao/

Pular para o conteúdo