Produtores de caqui de Trajano de Moraes participarão de encontro de qualificação

Texto: Geraldo Carvalho

A Prefeitura de Trajano de Moraes, em parceria com a Emater-Rio local e o Rio Rural, estão preparando para o dia 13 de Junho, o 5º Encontro Técnico Sobre a Cultura do Caqui. O objetivo desta ação é de combater a doença chamada de “Pinta Preta” que atinge uma pequena parte de propriedades do município.

Segundo fontes da prefeitura, o município hoje conta com cerca de 80 produtores da fruta e a doença já chegou a atacar em grandes proporções, fazendo cultivadores perderem até 80% de produções, mas que em parcerias com a Emater, profissionais qualificados agindo em estudos e prevenções nos últimos anos, erradicaram o mal, onde somente uma pequena parte de propriedades ainda contam com a presença deste mal.

O quarto distrito de Trajano de Moraes é o maior produtor desta especialidade de cultivo, e para que os moradores tenham mais segurança e produtividade garantida, a programação é a seguinte: às 9 horas e trinta minutos acontece a palestra: A pinta preta do caquizeiro: prevenção, controle e estratégias, com o Supervisor Regional Alexandre jacinto; às 10 horas debates com o tema: Ações para enfrentamento da pinta preta, com o consultor do Rio Rural Manoel Beauclair; às 13 horas: palestras com mediação do gerente técnico de fruticultura da Emater – Rio, Martinho Belo e por último acontece a mesa redonda de troca de informações com tema: A Comercialização do Caqui, onde envolverá os temas de Mercado Tradicional e retardamento de Cargas; Os Mercados Institucionais e Feiras Orgânicas. O encerramento está previsto para às 15 horas.

Vale completar que este evento será realizado no Centro Comunitário de Maria Mendonça e é uma realização da prefeitura de Trajano de Moraes, juntamente das secretarias de Assistência Social, Educação, Ambiente e Agricultura.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/produtores-de-caqui-de-trajano-de-moraes-participarao-de-encontro-de-qualificacao/