VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE SERÁ MANTIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO

A pequena Luisa Monteiro, tem apenas 1 ano e 8 meses e já está imunizada contra a poliomielite. Esse foi mais um passo para completar a caderneta de proteção. Agora com a vacinação em dia, a mamãe Samanta Carvalho e o papai José Carlos Gonçalves, comemoram as gotinhas aplicadas pela Coordenadora de Imunização em Trajano de Moraes, Sofia Marinho – na Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, no Centro. A Campanha Nacional de Imunização contra a poliomielite encerrou nesta sexta-feira (30), com apenas 48% de imunização alcançada no município. Dados da Secretaria Estadual de Saúde confirma que todos os municípios ficaram a baixo da meta.

Essa porcentagem representa cerca de 257 crianças imunizadas de um total esperado de 534. “Infelizmente o número de vacinados não alcançou nem os 50% do público-alvo, índice que preocupa. O secretário municipal de Saúde, Junior Azevedo assim como nossas equipes fizeram inúmeras campanhas e chamadas, mas o público que deveria ser imunizado não compareceu, fazendo com que Trajano ficasse no mesmo patamar que os municípios vizinhos e que cidades em todo o estado do Rio”, explicou.

A baixa na vacinação contra a poliomielite e de multivacinação coloca em risco a vida de várias crianças. “A campanha nacional encerrou, mas nossos Postos de Saúde da Família – PSF, vão continuar vacinando. Peço que os pais tenham consciência e cumpram o calendário de vacinação. Vale dizer que essa ação é importante para o futuro do seu filho. A Secretaria Municipal de Saúde estará aqui para atender a todos, nos procure”, solicitou Junior Azevedo.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas – os pequenos são os mais acometidos pela doença. Conhecida popularmente como paralisia infantil, a polio é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores e até mesmo a morte.

Em Trajano de Moraes, a aplicação do imunizante acontece até as 17h, assim como nos Postos de Saúde de Família – PSF nos distritos. Para ter acesso aos imunizantes é preciso levar identidade, ou certidão de nascimento, e carteira de vacinação. “Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser como a ‘vacina da gotinha’ e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular”, destacou o secretário.

Quanto à multivacinação, Sofia Marinho afirma que não houve uma meta. A estratégia visa atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes dessa faixa etária.

CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS (MENORES DE 11 ANOS):

Vacina BCG

Vacina Hepatite B

Vacina Pentavalente

Vacina Rotavirus

Vacina Poliomielite (vip – vacina inativada pólio)

Vacina Poliomielite (vpo – vacina pólio oral)

Vacina Meningite C

Vacina Pneumocica 10 Valente

Vacina Febre Amarela

Vacina Tríplice Viral 8

Vacina Varicela