NO MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO PROMOVE AÇÕES REFERENTES AO “SETEMBRO AMARELO”

Setembro é o mês da prevenção ao suicídio e, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Trajano decidiu se mobilizar para oferecer à população o apoio necessário para escolher a vida. Para isso, a equipe da saúde realizou palestras e rodas de conversas com profissionais e pacientes ao redor de todo o município.

No dia 23/09, sexta-feira, a Policlínica Dr. Augusto Lengruber recebeu a psicóloga e Educadora Gisela Roque, que atua há 10 anos na área da educação, e sua abordagem foi falar sobre crises de ansiedade e seus sintomas. O tema foi escolhido em virtude de queixas de professores e pais de crianças e adolescentes do nosso município.

As equipes de Saúde Mental e Atenção Primária também vêm realizando matriciamento nos PSFs e sub-postos, com objetivo de promover uma interação que possa ajudar na conscientização da equipe que atua diariamente com os pacientes que necessitam do serviço na área emocional, e as rodas de conversa foram mediadas pelos psicólogos Vinícius Santos e Jeane de Oliveira. Também foram realizadas palestras, estas ministradas pela psicóloga Lilia Erthal Farias, para alunos dos ensinos fundamental e médio do CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves.

“Agradecemos ao nosso Prefeito Rodrigo Viana e ao Vice Matias Mendes, ao Secretário de Saúde Júnior Azevedo e às Coordenadoras Michelli Campos (Atenção Primária) e Renata Paula (Saúde Mental) pela parceria e dedicação ao trabalho prestado no município, e também à coordenação da Policlínica, Alessandra Cordeiro e Rafael Poubel, que sempre acolhem os pacientes com muito carinho”, disse um dos pacientes atendidos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/no-mes-da-prevencao-ao-suicidio-secretaria-de-saude-de-trajano-promove-acoes-referentes-ao-setembro-amarelo/