SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO FECHA O SETEMBRO AMARELO COM CONSCIENTIZAÇÃO POSITIVA

O trabalho é focado e este ano o tema foi ‘Você não está sozinho!’. O movimento de conscientização planejado pela Gestão Pública Municipal conseguiu chegar a um número positivo de pessoas durante o ‘Setembro Amarelo’. Palestra, diálogo, troca de ideias, roda de conversas e conscientização foram a bola da vez. Todo o movimento teve 100% de incentivo do secretário municipal de Saúde, Junior Azevedo que participou das ações elaboradas pelos profissionais da pasta engajados em oferecer principalmente aos pacientes e aos alunos da rede pública Estadual esclarecimentos sobre o tema.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental, Renata Paula, o ‘Setembro Amarelo’ é o mês dedicado à prevenção do suicídio. “Tivemos momentos positivos em nossa cidade. A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou de forma coordenada e muito bem organizada palestras e roda de conversas com profissionais e pacientes. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e Vice Matias Mendes, ao Secretário de Saúde Júnior Azevedo e as Coordenadoras Michele Campos (AP), pela inteira dedicação”, destacou.

As rodas de conversas e as palestras foram ministradas para mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino entre o Ciep 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves, e do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva. Já na Rede Pública Municipal, os trabalhos foram propostos nas Unidades, PSF Tapera (Coordenador Jeferson Junger) e Sub-Posto de Sodrelândia (Coordenadora Edna Stutz),  PSF de Maria Mendonça (Coordenadora Mylena Knupp).

Estima-se que a campanha tenha atingido 90% do público alvo, ou seja, uma porcentagem positiva quando comparada a campanhas anteriores. “Quero lembrar que os atendimentos continuam mesmo após o término da campanha. Este ano tivemos essa parceria com as Unidades de Ensino devido ao grande número de crises de ansiedade no dia a dia, ou seja, fato que aumentou pós-pandemia. Foram ações solicitadas pela direção das escolas, e o tema foi crise de ansiedade”, explicou Renata Paula.

Para os pacientes dos PSFs foram ofertadas rodas de conversas e palestras. “Tivemos uma boa participação da comunidade. Orientamos que os pacientes que precisarem de atendimento procurem os Agentes de Saúde para agendamento de consultas. Vale lembrar que os atendimentos precisam ser agendados tanto na Policlínica Doutor Augusto Lemgruber e nos PSF dos distritos”, concluiu Renata Paula.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-fecha-o-setembro-amarelo-com-conscientizacao-positiva/