TURISMO DE TRAJANO MARCA PRESENÇA NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO REGIONAL CAMINHOS DA SERRA EM SANTA MARIA MADALENA

Uma das doze regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro, a Caminhos da Serra, continua empenhada em potencializar sua oferta de atividades, rotas e serviços. E para que esse projeto ganhe cada vez mais notoriedade, representantes do município de Trajano de Moraes, participaram de uma reunião na cidade de Santa Maria Madalena. Na ocasião foram apresentadas várias intenções com o objetivo de desenvolver o turismo nas cidades da Região.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Weber José Gomes, a reunião do Conselho Regional Caminhos da Serra, ofereceu um aprendizado e afirmações turísticas importantes, que podem ser desenvolvidas na região. O encontro aconteceu em Santa Maria Madalena, nas dependências do restaurante Massa Di Casa.

“A abertura da reunião foi feita por Ana Caminhos que passou a palavra para o secretário de Turismo Toni, que gentilmente deu boas vindas a todos. Com a palavra Jackson o Presidente do Conselho do ‘Caminhos da Serra’, fez um breve histórico sobre o que tem sido feito até o momento, do valor da assiduidade em nossas reuniões, que a IGR é formada pelo potencial característico de cada cidade, entender qual é o nosso segmento, das ações compartilhadas, de um roteiro regional, chamou atenção para a construção do site da IGR, que é preciso saber a importância de nossas peculiaridades para criar roteiros próprios”, explicou.

Ainda na reunião foi apresentado que a regional deve vender o conjunto com uma boa estratégia, o roteiro com o personagem Mão de Luva, e usar este personagem como apelo. Aproveitando Ana Caminhos contou em tom fabulesco e histórico o enredo de Mão de Luva e a importância do roteiro com os caminhos do personagem. Já Toni Barreto falou do apelo ao personagem e sua importância. Ana Caminhos falou sobre trabalhar a gastronomia nos roteiros, uma comida da época, ou seja, uma gastronomia resgatada.

O Presidente Jackson lembrou a importância da infra, das sinalizações, solicitando apoio real, destacando que sem uma ajuda supletiva, o projeto não sairia do primeiro degrau. A Deputada Adriana Baltazar destacou não ter dúvidas que somente fortalecendo o interior, o propósito de reerguer o Estado do Rio de Janeiro terá sentido. “Faço parte de uma comissão que cuida desta questão do turismo, e completo ainda que o turismo agrega muitos mini setores, tais como turismo esportivo, religioso, rural, de aventura. Deixo meu gabinete na Alerj a disposição”, disse.

Marcos Navega Presidente da CONDETUR de Costa do Sol, diz que não existe fórmula certa, que todos estão construindo fórmulas incríveis. “Cito o curso de capacitação, que muitos de nós estamos fazendo, criado e provocado pelo antigo Secretário de Estado de Turismo Otávio Leite. A importância da lei do turismo, que possamos ter em nossas mesas e estudá-la. Pensar em vender o turismo pra fora da cidade”, comentou.

Navega falou ainda sobre o FUNGETUR, recursos a fundo perdido, que por falta de projetos não são alcançados, deve haver uma fusão dos interesses das cidades para se fazer uma promoção em conjunto, criar quatro comissões de trabalho, Políticas Públicas, Capacitação, Marketing/Eventos e Infraestrutura Turística.

“Nunca deixar de fazer o seu planejamento estratégico, solicitar visitas técnicas aos municípios para diagnóstico do potencial turístico, relatórios para o município, para o Estado. A importância do mapa terá força maior com o associativismo, um objetivo definido, legitimar a IGR primeiro, com CNPJ, diretoria, com um plano regional, a IGR traduz a regionalidade, uma politica pública regional. O comércio tem muito a ganhar com o turismo?”, perguntou ele.

Toni Barreto fez uma colocação sobre a falta de atenção sobre estas propostas e que em outras reuniões já tinha sido falado sobre a presença de representantes do setor privado em reuniões, e agradeço a presença de todos. A Deputada Adriana Baltazar concluiu reforçando sobre tudo que envolve o turismo e parabenizou Ana Caminhos pelos trabalhos, agradecendo a presença de todos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/turismo-de-trajano-marca-presenca-na-reuniao-ordinaria-do-conselho-regional-caminhos-da-serra-em-santa-maria-madalena/