SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO LEVA EXERCÍCIOS FÍSICOS AOS USUÁRIOS DO CRAS

Os exercícios variam desde o alongamento das pernas, até o abrir dos braços. São várias ações em um único propósito: movimentar-se. É tudo pensado para oferecer aos trajanenses, conforto e aquecimento com responsabilidade ao corpo humano. As atividades têm uma duração de 60 minutos, e acontecem sob a orientação do professor Juninho Pinho. O nome certo do treino é funcional, e a pedido da secretária da pasta, Juliana Esteves, do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes, eles foram divididos em três partes.

Os usuários do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS participam assiduamente das atividades ofertadas pela prefeitura. De acordo com Juliana Esteves, a adesão aumenta dia após dia, e oferece gratuitamente mais qualidade de vida aos participantes. “É um treino que melhora a autoestima. Quero agradecer a equipe que desenvolve as atividades pelo excelente trabalho. O resultado tem sido visivelmente alcançado. Vale destacar que o CRAS Trajano esta com inscrições abertas”, comentou ela.

As aulas têm duração de 1h e são divididas em três partes. “Vale lembrar que são 15 min aquecendo com alongamento, mobilidade, ativação e estabilidade articular com objetivo de preparar o corpo para o treino principal. Logo após os usuários fazem 30 min de treino de força. Este tem como objetivo ganho e manutenção da massa muscular”, explicou o professor Juninho Pinho.

Ainda na mesma atividade, os usuários agitam mais 15min, com condicionamento físico. “Este é muito válido porque tem como foco aumentar o gasto calórico e melhorar o cardiorrespiratório. Destaco que o treinamento funcional pode ser realizado com elásticos, cordas, cones, bancos, escadas, cadeiras etc. Essas atividades melhoram claramente uma série de articulações no corpo deles. São exercícios focados no bem estar de todos os usuários cadastrados no CRAS”, relatou.

O professor concluiu acrescentando que o foco é fazer com que os usuários treinem da forma mais parecida com as atividades que exercem na rotina, para que haja uma transferência de desempenho na hora que forem colocar em prática como, por exemplo, pegar roupas do chão, trocar coisas de lugar e tudo o que possa lhes ser útil no dia a dia.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social-de-trajano-leva-exercicios-fisicos-aos-usuarios-do-cras/