Palestras, debates e desenvolvimento de estratégias fazem parte da programação. Assim foi o evento promoveu ações de cooperação técnica, de qualificação profissional e de integração regional, para o desenvolvimento sustentável do turismo do Estado do Rio. O secretário municipal de Turismo de Trajano de Moraes, Tiago Pecly e parte de sua equipe participaram do encontro no Rio de Janeiro. A ação trata-se do I Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense e foi realizado, pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado.
Pela manhã foram apresentados os resultados dos estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, material produzido pelo TCE, e informações consolidadas do Plano Diretor de Turismo do Estado, apresentado pela Setur-RJ e pela Uerj. Em seguida, debatidas as ferramentas do marketing turístico e programas e projetos do Ministério do Turismo.
“O turismo de curtas distâncias vem crescendo muito em diversas partes do mundo, e a gente tem buscando criar formas de fazer com que esse tipo de ação de certo em Trajano de Moraes. Vamos explorar esta modalidade, divulgando o potencial turístico de nossa cidade. Em trajetos criados por nossa equipe é possível ver as belezas das fazendas históricas da época do Café, e ou passear pelas diversas cachoeiras”, explica Tiago.
À tarde, foi apresentado o “Programa de Excelência em Gestão Pública do Turismo Fluminense” e um painel de “Proposição de Ações Resultantes da Análise dos diagnósticos apresentados”. Logo depois realizada uma elaboração coletiva das estratégias de desenvolvimento do turismo nas regiões e municípios fluminenses.
“Durante minha gestão, a ‘menina dos olhos’ será o destaque na grande diversidade de nossa região. A ideia é ajudar a divulgar com folhetos aos visitantes sobre as peculiaridades de cada lugar, com sugestões de roteiros, hotelaria, gastronomia, cultura e lazer. Umas das medidas, que será de muita importância, é treinar a mão de obra local para atuar no setor”, disse.
O Seminário reuniu ainda representantes de prefeituras do interior do Estado, de órgãos municipais de turismo, do trade, de instituições de ensino, além de conselhos municipais e regionais de turismo. O simpósio começou 8h30, no auditório do TCE, na Praça da República, nº 54, Centro.
“Trajano de Moraes tem um potencial turístico incrível e também é considerada a grande porta de entrada quando o assunto é turismo de cidades vizinhas. Sabemos da importância deste projeto para nosso interior e temos que aproveitar todo o potencial atrativo que nosso município pode oferecer principalmente na zona rural” afirmou.