SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO FAZ PALESTRA E COMEÇA DISTRIBUIR LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS

Produtos, serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia em Trajano de Moraes. Em prol disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem feito palestras nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é conscientizar a população sobre a coleta seletiva, e suas vantagens para o meio ambiente. A Escola Municipalizada Monclair Gomes Filho, em Sodrelândia, por exemplo, já recebeu as lixeiras de coleta seletiva e as instruções.

A ação tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. O projeto intitulado ‘Aula Verde’ debate temas sobre poluição, desmatamento, captura de animais silvestres e entre outras ações que são considerados crimes ambientais. Os profissionais aproveitam o momento para trabalhar nos alunos a conscientização e a importância da preservação do ambiente.

O projeto segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, com orientação e aprovação do secretário municipal do Meio Ambiente Murillo Felix, e de sua equipe, e ajuda as crianças a desenvolveram uma consciência sustentável e ecológica.  “A coleta seletiva consiste em separar o lixo de acordo com sua matéria-prima (plástico, vidro, metal, papel, material orgânico, etc), para que esses resíduos possam ser recolhidos separadamente e de acordo com seu tipo. Esse material é encaminhado para a reciclagem, sendo utilizados para a produção de novos itens”, explicou o secretário.

A implementação da coleta seletiva em escolas é vantajosa pois é capaz de recolher um grande volume de resíduos e ainda ensina os alunos a respeito da importância da sustentabilidade. Além disso, esta é uma ação que traz várias vantagens para o meio ambiente. “Muito mais que ensinar conteúdos previstos no currículo, o papel da escola é formar cidadãos com senso crítico e habilidade para pensar e agir para mudar o mundo. A implementação da coleta seletiva de resíduos tem um importante papel neste processo de formação dos alunos, pois o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta”, destacou Murillo.

O técnico em Meio Ambiente também formado em Engenheiro Ambiental e Sanitarista na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Thales Roberto Ouverney Riguette, palestrou e destacou a importância sobre a coleta seletiva. “Durante todo o tempo, focamos aos alunos a importância das águas, nascentes e rios em mossa cidade e região, além da coleta seletiva para cuidarmos melhor do nosso meio ambiente”, explicou Thales Roberto.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-do-ambiente-de-trajano-faz-palestra-e-comeca-distribuir-lixeiras-de-coleta-seletiva-nas-escolas/