TRAJANO+SAÚDE / TRAJANO REALIZA MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL

O município de Trajano de Moraes e sua Secretaria de Saúde sempre lidam muito bem com a vacinação, mesmo nas localidades de mais difícil acesso, mas os métodos e métricas mudam para melhor com o tempo, e as mudanças exigem novas análises. Por isso, a Secretaria de Saúde de Trajano realizou recentemente o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal a pedido de instâncias superiores.

O Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) é uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação, adotada em vários países das Américas como ação rotineira. É um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação e melhorar os indicadores de imunização (coberturas vacinais). Foram avaliadas as vacinas contra Poliomielite e Sarampo.

Após solicitação do Estado para realização da ação, a coordenação de Imunização levou para o secretário as necessidades e na mesma hora foi disponibilizado todo o recurso necessário para a realização do MRC. No total foram 280 cadernetas avaliadas, de crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias de idades. A ação foi realizada em conjunto com a equipe de Imunização e a equipe de Estratégia de Saúde da Família, onde foram realizadas visitas domiciliares com as equipes, e quem não estava com a vacina em dia pode receber a dose da vacina na própria casa, durante a busca ativa.

Segundo a coordenadora de Imunização do Município, Sofia Marinho, “após levantamento dos dados, durante a ação foram aplicadas 63 doses de vacinas. O principal objetivo é justamente facilitar o acesso à imunização, pois sabemos que muitas vezes existem situações que acabam sendo dificultadas pela falta de tempo, dificuldade de ir até a unidade de saúde, entre outros.”

 

                 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanosaude-trajano-realiza-monitoramento-rapido-de-cobertura-vacinal/

Pular para o conteúdo