TRAJANO+SAÚDE / PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES DECRETA A VOLTA DO USO DE MÁSCARAS

Depois de um grande período de estabilidade, a Covid-19 está voltando a pautar as conversas da população trajanense devido à recente crescente de casos confirmados, tanto dentro do município quanto fora dele. Por isso, a Prefeitura de Trajano de Moraes tomou a decisão de retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

A decisão foi sacramentada através do Decreto N⁰ 119, de 18 de novembro de 2022, e tem como objetivo frear a disseminação da Covid-19 e da Influenza, causada pelo vírus da gripe. Ambas as doenças são transmitidas através de gotículas que circulam pelo ar ou se fixam em superfícies após espirros e tosses, por exemplo, e por isso o uso das máscaras se faz necessário novamente.

“A decisão de voltar com as máscaras é o nosso meio de assegurar novamente a segurança da nossa população apesar da nova crescente de Covid que estamos vendo. É com certeza que afirmo que ver o povo saudável é o mais importante para toda a nossa equipe”, disse o Prefeito Rodrigo Viana.

Atualmente, apenas onze casos ativos de Covid são contabilizados no município, mas, segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Sofia Marinho, esses poucos casos já foram o suficiente para que a busca pela vacina aumentasse. “Depois da volta dos casos de Covid, tenho recebido mensagens diariamente com perguntas sobre a vacinação. Temos que voltar a falar sobre a Covid-19, porque ele não acabou”, afirmou Sofia.

Trajano de Moraes foi o último município do estado do Rio de Janeiro a ter um caso de Covid-19 confirmado, e medidas como as barreiras sanitárias, o uso de máscaras e o isolamento foram adotadas pela Prefeitura local e respeitadas rigorosamente pela população durante o período mais turbulento da pandemia. Além disso, 77% da população tomou pelo menos duas doses da vacina até a data da apuração destes números.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanosaude-prefeitura-de-trajano-de-moraes-decreta-a-volta-do-uso-de-mascaras/