TRAJANO+FORTE / SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO DE TRAJANO SE REÚNE COM FIPERJ POR AVANÇOS NA AQUICULTURA

Em reunião realizada na sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), uma equipe do município de Trajano de Moraes e representantes da Associação dos Produtores e Pescadores de Peixes de Vila da Grama (Appgram) deram o pontapé inicial nos esforços para que o município se torne importante polo produtor de pescado do estado do Rio de Janeiro. A parceria visa implementar um Termo de Cooperação Técnica, além de investimentos institucionais da esfera pública para desenvolvimento da aquicultura local, tendo para tanto, parceria com Associação local detentora de importante licença ambiental na PCH do Macabu, em Trajano De Moraes.

Atualmente, a Appgram concentra sua produção em tilápias GIFT Tilamax e, com a parceria entre as esferas estadual, municipal e a associação, irá promover integração com equipes de pesquisa e extensão da FIPERJ para avaliação de índices zootécnicos de tilápias desenvolvidas na Fundação, além de outras espécies nativas para a aquicultura em tanques rede. Deve-se salientar a particular potencial para impulsionar a produção aquícola do Estado com ênfase a produção em cultivo através de tanques-rede, fortalecendo a cadeia produtiva do pescado, com qualificação, nivelamento técnico, apresentação de boas práticas de cultivo, manejo e fomento de políticas públicas socioambientais, entre outras.

“A implantação de Políticas Públicas direcionados a população em vulnerabilidade social, pesquisa experimental e introdução de produção para geração de emprego e renda de forma viável e sustentável podem ser implementados em Trajano De Moraes”, destacou Ricardo Ganem, Presidente da FIPERJ. Pelo município, estiveram presentes o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, o subsecretário Tatá e o Assessor Jurídico de Assuntos Estratégicos, Dr. Elomar Guerra Jr. “De nossa parte, não mediremos esforços para a geração de novos postos de trabalho, com geração de emprego e renda, como tem sido pauta do governo Rodrigo Viana” disse o Secretário Tiago Pecly.

“Superaremos todas as dificuldades para firmar esse convênio entre FIPERJ, Município e Appgram porque o nosso Prefeito Rodrigo Viana sempre nos orientou a sermos ousados em estabelecermos metas a bem do povo de Trajano de Moraes”, afirmou o Assessor Jurídico Dr. Elomar Guerra Jr. Elomar ainda disse que “não podemos deixar escapar nenhuma chance que beneficie o povo é que coloque Trajano de Moraes em lugar de destaque. Se temos a oportunidade de sermos importante polo produtor de cultivo de pescado do Estado do Rio de Janeiro, então faremos de tudo para sermos”

Também esteve presente o representante da Appgram e Técnico Agrícola em Aquicultura Marcelo Pereira, que em encontro realizado anteriormente no dia 01/11, já havia discutido o assunto com as áreas de técnica e de pesquisa da FIPERJ, sendo de suma importância para a introdução de Trajano de Moraes e do Estado do Rio de Janeiro na cadeia produtiva do pescado.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanoforte-secretaria-de-industria-comercio-e-turismo-de-trajano-se-reune-com-fiperj-por-avancos-na-aquicultura/