TRAJANO+EDUCAÇÃO / SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO DE TRAJANO DEBATEM INCLUSÃO DA TILÁPIA NO CARDÁPIO DAS ESCOLAS

Embora o ano letivo já tenha começado, a Prefeitura de Trajano de Moraes, através da sua Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando para melhorar a qualidade da rede municipal de educação como um todo. Para isso, na segunda-feira, 6, houve uma reunião da equipe de educação com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo e um representante da Associação dos Produtores e Pescadores de Peixes de Vila da Grama (Appgram).

O objetivo da reunião foi debater a possibilidade da inclusão da Tilápia na merenda das escolas da rede municipal, que hoje já conta com a merluza em seus cardápios. A proposta de alteração tem a ver com a possibilidade de aceitabilidade maior por parte das crianças, já que o odor forte da merluza pode causar rejeição, e pelo fato de Trajano produzir a Tilápia dentro do município. Para elucidar melhor os participantes quanto a essas questões, esteve presente o representante da Appgram e Técnico Agrícola em Aquicultura Marcelo Pereira.

Apesar do grande interesse em inserir a Tilápia nos cardápios, a reunião foi apenas o primeiro passo de ambas as secretarias. Ainda há diversas etapas até que essa possível inclusão possa ser sacramentada, mas há otimismo de todas as partes, e a expectativa é a melhor possível.

“O peixe é a minha fonte de proteínas predileta e, embora eu seja leiga, acredito que a tilápia teria um valor nutricional excelente para as nossas crianças. Além disso, inserir no cardápio a tilápia produzida dentro de Trajano ajuda a incentivar a produção, que consequentemente ajuda na geração de empregos no município, fazendo a roda girar”, afirmou a Secretária de Educação, Cleide Siqueira.

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, pois possui ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio e zinco. Além disso, faz bem para os sistemas cardiovascular e digestivo, além de ser uma excelente fonte de proteínas.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanoeducacao-secretarias-de-educacao-e-industria-comercio-e-turismo-de-trajano-debatem-inclusao-da-tilapia-no-cardapio-das-escolas/