TRAJANO+CULTURA / TRAJANO E UERJ ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

O município de Trajano de Moraes está fazendo um enorme progresso no que diz respeito ao artesanato e à produção cultural. Isso porque, na segunda-feira, dia 24 de outubro, a Prefeitura de Trajano e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) assinaram um termo de cooperação técnica a fim de fortalecer ainda mais uma parceria que há meses já vinha sendo posta em prática.

A aproximação é fruto do bom andamento do Programa de Fortalecimento ao Artesanato Fluminense (PFAF), que chegou a Trajano graças ao nascimento da parceria entre município e universidade ainda no mês de abril de 2022. Para a assinatura do termo, estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Viana, o Secretário Municipal de Cultura, Weber José Gomes, e a Extensionista do programa no município, Rafaela Guimarães. Além deles, o supervisor Guilherme Nanni, a produtora Paula Magalhães e o assessor jurídico Renan Uccelli, representantes da UERJ, também marcaram presença.

“É muito importante para Trajano assinar este termo de cooperação. Isso prova o compromisso que Trajano tem com os seus fazedores de cultura, e eu tenho certeza que muitos trajanenses se beneficiarão da parceria que foi firmada aqui”, afirmou Rodrigo. Já o Secretário Weber José disse que “receber este projeto foi muito bom para os artesãos. Pela formação, pela orientação quanto ao contato com as mídias e etc. Só temos a agradecer.”

O supervisor Guilherme Nanni explicou que o programa se encontra no final de sua segunda etapa em Trajano. A primeira etapa foi a de mapeamento dos artesãos do município que se enquadrassem no conceito de artesanato da UNESCO. A segunda e atual é o oferecimento do curso “Qualificar para Melhor Empreender”, que tem como foco instruir os participantes sobre fundamentos de empreendedorismo, marketing e finanças. E a terceira, que ainda está por vir, é a Feira de Artesanato e Economia Criativa em Trajano.

Agora, o PFAF iniciou o mapeamento de artistas e grupos artísticos no município. Para se inscrever, basta acessar o link disponibilizado através das redes sociais da prefeitura.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanocultura-trajano-e-uerj-assinam-termo-de-cooperacao-tecnica/