TRAJANO TEM UMA DAS COMUNICAÇÕES EM INTERNET/REDE MAIS SEGURA E AVANÇADA DO ESTADO

Imagina uma internet de ponta, com total segurança atendendo no sistema avançado, ou seja, alta velocidade, e claro, funcionando em todo o município e distritos. Assim funciona a rede que esta sendo instalada em Trajano de Moraes desde o ano passado, em alguns pontos. Desde a implantação, o município tem instalado cerca de 350 postes, e uma média de 40 quilômetros de fibras espalhados levando comunicação em tempo real. A meta no início era de apenas 20 pontos, mas esse número superou a expectativa e a internet já chega a 36 pontos.

O trabalha avançou em um curto espaço de tempo, ou seja, antes do planejado. Até o final do próximo mês, Ponte de Zinco, Serra das Almas e Barra dos passos serão beneficiados com a conexão de internet/rede. De acordo com o secretário municipal de Gestão Patrimonial e Almoxarifado Tiago Pecly, muito em breve localidade como Tirol, Alto Macabu e Lagoinha também serão interligados a rede”, disse.

O próximo passo segundo o secretário Tiago é apresentar o Projeto de Inclusão Digital, onde o mesmo tem como objetivo maior, liberar acesso à Internet Gratuito nas Praças de todo o município. “Esse trabalho permitirá a inclusão digital em todo município. É um ganho para a sociedade porque viabilizará o acesso à internet e trará uma melhoria de qualidade e rapidez da comunicação entre a Prefeitura, Secretarias, Unidades Escolares e Postos de Saúde de todo o município. É mais um passo para o desenvolvimento de Trajano de Moraes”, detalhou.

E neste pique de trabalho, a prefeitura vem ampliando a malha de fibra óptica viabilizando a transferência de dados com alta qualidade e bom nível de segurança entre diversos pontos da cidade aumentando assim, as opções de toda administração pública na hora de se pensar soluções. “A rede implantada na cidade tem como objetivo oferecer uma comunicação mais rápida e econômica. O intuito é a melhoria de qualidade e rapidez da comunicação entre a Prefeitura, Secretarias, Unidades Escolares e Postos de Saúde de todo o Município”, explicou.

Até poucos meses atrás, o trabalho desenvolvido na cidade era totalmente precário, ou seja, atrasado para a época. “O foco também, é que se tratando de questões financeiras, tecnológica e segurança, o serviço oferecido poderá ser entendido pelo fato de que antes a Prefeitura contratava um provedor, ou seja, diversos links de Internet para realizar suas atividades sem controle e regras de segurança da informação. Hoje esse quadro mudou. O usuário tem total segurança quando o assunto é navegar na rede”, explica o secretário Tiago.

Sobre os serviços de fibra óptica, o prefeito Rodrigo Viana, é um dos incentivadores. “Parabenizo minha equipe de governo e servidores que tiveram empenho para realizar o trabalho que traz como benefício o aumento da velocidade na comunicação e redução de gastos em nossa cidade e nos distritos. Manter-se ligado no mundo digital é de suma importância para o cidadão. É preciso estar atento a tudo e sempre com segurança”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Desde a implantação desta rede, todos os servidores e prestadores de serviço da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, passam a respeitar normas e procedimentos da Tecnologia e segurança da informação, tais como política de acesso à internet, backup, acesso a informação entre outras diversas medidas que desde então foram aplicadas, relatou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-tem-uma-das-comunicacoes-em-internetrede-mais-segura-e-avancada-do-estado/