A cidade de Trajano de Moraes recebeu no último final de semana a segunda etapa do CARIOCA DE DH 2012. É a primeira vez que a pequena cidade, de pouco mais de dez mil habitantes, recebe uma etapa do circuito carioca. Pista nova e clima repetido. Assim como foi na primeira etapa em Miguel Pereira, a chuva caiu intensamente durante toda a manha.
Na Rígida o vencedor foi Ernani Gonçalves que, beneficiado por largar antes da chuva voltar a cair, marcou o melhor tempo geral (1:56,9), único a descer abaixo de dois minutos. Ernani foi quinto na primeira etapa. Fernando Baccarelli, vencedor da primeira etapa, ficou em segundo. Igor de Carvalho, Daniel Lucas Coelho e Lucas Freiman completaram o pódio da categoria.
Na Juvenil, Caio Gobbi, vencedor em Miguel Pereira, sobrou mais uma vez e foi o mais rápido da categoria, marcando o décimo sétimo tempo no geral (2:26,5). Gustavo Arantes, Carlos André, João Vítor e Pedro Machado completaram os cinco primeiros.
Miguel Giovannini venceu a Máster B com o tempo de 2:07,6. Flávio Martins foi o segundo. Ayr Cláudio e Wilson Peres vieram na sequência. Marcos Lira, vencedor da primeira etapa, dentre os que não completaram em Trajano, ficou com o quinto lugar, de acordo com o regulamento da competição.
Na fortíssima Máster A, o mineiro Paulo Henrique Malabim marcou o primeiro tempo (2:26,1). Alexandre Dias, Bruno Baeta, Frederico Assunção e Bruno Ponce também subiram ao pódio.
Na Júnior, o vencedor foi João Marcos Amorim com o tempo de 2:04,1 , o quarto melhor entre todos os pilotos. Lucimagno Mendes, Lucas Giovannini, Lauro Caldas e Cristian Ferreira vieram a seguir.
Gabriel Camargo marcou o quinto tempo no geral (2:04,7) e venceu na Expert. Rairan Menegotto, vencedor da primeira etapa, foi o segundo em Trajano. O Capixaba Djalma Garcia foi o terceiro. O petropolitano Diogo Perereca foi o quarto e Christian Saavedra o quinto.
No Feminino, a pioneira no DH carioca, Helen Knupp venceu. Priscila Oliveira ficou em segundo e Babi ficou com o terceiro.
Na categoria mais veloz de todas, a Elite, venceu o mineiro Bernardo Neves (2:00,9). Bernardo já havia ganhado a primeira etapa e é o cara a ser batido neste ano. Tiago Farinelle (2:02,3) da cidade de Miguel Pereira foi o segundo. O goiano Roberto dos Anjos (2:06,0) o terceiro. O mineiro Dalto do Carmo (2:13,0) foi quarto e o petropolitano Diego Knob (2:22,8) o quinto. André Bretas, Frederico Gadoni, Gabriel Moraes, Caio Rudá e Janderson Carlos completaram a lista dos dez primeiros.
A 2ª etapa do Campeonato Estadual de MTB DownHill 2012 teve a realização da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes e contou com o apoio da Pedal Livre, Star Bike, Amazonas Bike e GIOS BR.
Por Geraldo Carvalho