TRAJANO RECEBE A VISITA DO SUBSECRETÁRIO ESTADUAL DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE FLÁVIO GONÇALVES

No passo em que a agenda climática ganha cada vez mais relevância, a gestão pública de Trajano de Moraes busca diariamente alternativas de preservação. Prova disso, foi o encontro realizado no município. Na pauta, o subsecretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Flávio Gonçalves, conversou com o subsecretário municipal de Meio Ambiente de Trajano de Moraes, William Castelani Ávila. Eles trataram sobre a realização de várias ações relativas ao Meio Ambiente.

O superintendente de conservação da Biodiversidade (SUBCON), Leandro Gomes, também participou do encontro e tratou de assuntos pertinentes ao Meio Ambiente. A criação de novas unidades de conservação ou ampliar as existentes com a finalidade do município ganhar mais recursos, como, por exemplo, o ICMS ecológico, também ganhou destaque na pauta.

As unidades de conservação oferecem vantagens para os municípios porque evitam ou diminuem acidentes naturais decorrentes de enchentes e desabamentos, permitem o incremento de atividades relacionadas ao ecoturismo, proporcionam geração de emprego e renda, possibilitam a manutenção da qualidade do ar, do solo e dos recursos hídricos, e protegem os recursos culturais necessários à subsistência de populações e valorização do conhecimentos tradicionais.

“O trabalho dela tem sido de facilitar a criação de ações pertinentes ao meio ambiente e obviamente pontuar no ICMS ecológico. Nossa cidade ganha muito com encontros dessa natureza. Estive aqui representando o prefeito de Trajano, Rodrigo Viana, e a secretária municipal de Meio Ambiente Jurema Grativol – Juju”, comentou.

Vale lembrar que Trajano de Moraes, vai receber o valor próximo a R$ 1 milhão de reais, por conta do ICMS ecológico, ou seja, o município melhorou a arrecadação para esse ano. Jéssica Pontes que atualmente dá o suporte sobre os caminhos mais curtos para resolver o viés do Meio Ambiente também esteve na reunião.

“Com esse encontro, confesso que vamos continuar trabalhando para tentar dobrar esse valor para o próximo ano. Sabemos que essa demanda requer muito trabalho. A conversa foi toda voltada para a biodiversidade do município, áreas de conservação e recursos do ICMS ecológico. Claro que aproveitei e fiz alguns pedidos a eles, como o caso do Programa Limpa Rios, devido a demanda herdada pelas recentes chuvas”, concluiu Willian Castelani.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-recebe-a-visita-do-subsecretario-estadual-do-ambiente-e-sustentabilidade-flavio-goncalves/