TRAJANO PARTICIPA DE ENCONTRO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO E RECEBE CERTIFICADO POR IMPLANTAR O ALVARÁ ONLINE

Um sonho que se torna realidade dia após dia. O município de Trajano na Região Serrana do Rio, tem uma preocupação quando o assunto é abertura de empresas. E para facilitar esse serviço que na maioria das cidades fica parado por conta da burocracia, ganha na cidade mais desenvoltura e agilidade. E tudo isso por conta dos serviços prestados pelos Agentes de Desenvolvimentos – ADs. Uma ação criada há três anos, tem gerado frutos positivos na região.

A cidade ganhou um Certificado de Serviços de desburocratização no processo de abertura de empresas, através da emissão de alvará online, durante o Encontro de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, realizado em Nova Friburgo. Por conta disso, Trajano de Moraes ganhou destaque na região.

O município esta entre os que cumprem o que determina a legislação em vigor. A expectativa é que até o final do ano, outras cidades, a exemplo, São Sebastião do Alto já esteja apta a cumprir o que determina a Lei Geral, integrando em definitivo a Rede de Agentes de Desenvolvimento.

Hoje essa rede é composta por mais 11 municípios: Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cantagalo, Bom Jardim, Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena e Sumidouro. O encontro realizado em Nova Friburgo pelo Sebrae, pretende fazer com que os Agendes de Desenvolvimentos dessas cidades pratiquem ações em prol do desenvolvimento econômico regional.

O município de Trajano de Moraes, foi representado pelo vice-prefeito Jorge Diniz, pela chefe de gabinete Verônica Fazoli de Moraes, o Superintendente e  Agente de desenvolvimento Rafael Felipe da Silva, e os servidores Leandro Pinheiro e Suely Barcelos Aguiar que estão atuando no sistema para emissão do Alvará on-line. De acordo com Jorginho, o encontro foi importante para o fortalecimento das atividades dos ADs na cidade.

O evento contou com a presença de representantes da Junta Comercial do Estado do Rio de janeiro (Jucerja) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante o tempo, foi apresentado um balanço das atividades da Rede de Agentes de Desenvolvimento. “Esse projeto tem o objetivo de desacelerar toda documentação de parte pública de burocrática. Dando entrada a parte interessada já sai com o alvará eletrônico em mãos. Em Trajano de Moraes esse serviço já funciona”, explicou Jorginho.

Além dos debates sobre os modelos de desburocratização e simplificação de abertura, alteração e baixa de empresas que já foram implementadas em 11 municípios da região por meio da emissão de alvará online, a Rede de Agentes de Desenvolvimento o evento também apresentou temas relacionados às compras governamentais, que envolvem os processos licitatórios municipais e servem como instrumentos de estímulo à participação dos pequenos negócios locais.

Outros assuntos como formação de lideranças, o poder da articulação, Comunicação, Empreendedorismo e como formar parcerias também foi apresentado. “É muito gratificante podermos contar com um governo que apoia e se preocupa com o desenvolvimento. O Prefeito Rodrigo montou uma equipe de trabalho para da um amparo governamental para as empresas que pretendem empreender em Trajano, desde um vendedor ambulante ao grande empresário. Agradecemos aos envolvidos nesse processo, Leandro, Saulo Pacheco, Saulo Diniz, Sueli e Willian que muito se esforçaram para que Trajano desse mais esse passo”, destacou Verônica.

Ainda de acordo com ela, foi a partir da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que o papel do AD se tornou fundamental para o desenvolvimento das regiões, pois é ele quem age em prol da integração entre empreendedores e poder público, principalmente quando divulga e dissemina a prática da desburocratização e a facilidade de acesso às compras públicas geradas pela legislação aos pequenos negócios, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-participa-de-encontro-de-agentes-de-desenvolvimento-e-recebe-certificado-por-implantar-o-alvara-online/