set 13 2019

TRAJANO DE MORAES TEM NOVO PRESIDENTE NO INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA

O Guarda Municipal Adilson Ferro foi eleito novo presidente do ISP – Instituto de Segurança Pública em Trajano de Moraes. Assim que soube do resultado ele disse que pretende disponibilizar uma série de ferramentas de consulta interativa, tanto para a nova gestão como para a população. Outros membros tomaram posse, ou seja, na vice-presidência foi eleita Rosiane Ávila, primeiro secretário José Ricardo Mendonça do Amaral, segundo secretário Joelson Souza e secretário de comunicação Sérgio Gomes.

Ressalte-se, por fim que compete ao Instituto de Segurança Pública (ISP), além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Secretaria de Polícia Civil e de Polícia Militar.

Entenda – Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Secretarias de Estado de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.

A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.

Nesse contexto, os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.

O trabalho desenvolvido pelos CCS pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-tem-novo-presidente-no-instituto-de-seguranca-publica/

Skip to content