TRAJANO DE MORAES RECEBE PROJETO “ENERGIA PARA LER”

O Município de Trajano de Moraes será uma das 10 cidades fluminenses que participarão do Projeto: “ENERGIA PARA LER – DIAS QUE NÃO DEIXAREMOS PARA TRÁS”. Um evento realizado pela Motivos Produções, patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia criativa do Estado do Rio de Janeiro e pela Empresa ENEL. Esse projeto propõe a realização de um Festival Literário de Educação e Cultura, levando um movimento educativo e cultural por meio da literatura (livros) e das manifestações artísticas (oficinas e apresentações), voltado ao público de modo geral, no entanto com ênfase a alunos (jovens e crianças) e professores da Rede Pública de Ensino em agosto do ano de 2022.

Serão cinco dias de teatro, música, dança, lançamentos de livros com artistas locais e personalidades do cenário artístico nacional. Os alunos da Rede pública de ensino participarão ainda de um Concurso das Artes – luzes da Cidade, onde poderão concorrer a prêmios tais como bicicleta, tablet e celular.

O Festival reafirma e consagra a literatura como objeto central dessa ação, passando pelo entendimento de que a leitura e os sentidos produzidos por meio dela são valiosos instrumentos na constituição educativa dos indivíduos e na formação da sua identidade. Oportunizar essa vivência, como prática cultural e educativa, pode favorecer ao desenvolvimento de potencialidades essenciais ao ser humano para a vida em sociedade e fortalecer pertencimentos capazes de reorientar condutas e alinhavar saberes.

A Comissão Organizadora do evento composto por membros da Secretaria de Educação e Cultura se reuniu na última quarta feira com os produtores culturais Flávio Valadares e Rodrigo Lobo e em breve toda a programação estará disponível.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-recebe-projeto-energia-para-ler/

Pular para o conteúdo