TRAJANO DE MORAES RECEBE 130 DOSES DA VACINA OXFORD/ASTRAZENECA CONTRA COVID-19

O município de Trajano de Moraes recebeu na manhã desta segunda-feira (25), os frascos da vacina de Oxford/AstraZeneca. As doses fazem parte do lote fabricado pelo Instituto Serum, da Índia, e têm uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O lote chegou à cidade de Cordeiro e foi encaminhada ao município através de escolta da Policia Militar e da Guarda Municipal. A ação foi gerida pela coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, Renata Gomes.

“Estamos muito satisfeitos com mais esse passo em prol da imunização das pessoas. A Secretaria de Estado de Saúde deu início à distribuição das doses da vacina Oxford/AstraZeneca que o Ministério da Saúde disponibilizou para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já nesta terça-feira, dia 26 – os profissionais de saúde de Trajano voltam a ser imunizados”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

A Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%, validando estudo publicado no início de dezembro pela revista científica The Lancet. “A eficácia mede a taxa de sucesso na prevenção da covid-19 comparada a quem recebeu placebo (medicamento inócuo). As vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações”, explicou o secretário da pasta, Lucas Esteves.

O município está imunizando os trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. “Assim como as doses da vacina Coronavac recebidas recentemente, as vacinas Oxford/AstraZeneca serão destinadas ao público prioritário, segundo orientação do Ministério da Saúde. O estado do Rio de Janeiro segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Diferente da vacina Coronavac com a aplicação de duas doses no intervalo de três semanas, a vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda porção do imunizante seja aplicada até 90 dias depois, possibilitando que o município use todo esse lote em pessoas diferentes.

“A vantagem dessa vacina, já orientado pelo Ministério da Saúde, é que vamos poder usar todas as doses, porque a segunda dose dela poderá ser feita até com 90 dias. Até lá já há uma programação de remessas de novas doses para a população que vai receber essa dose da AstraZeneca nos próximos dias”, explicou o vice-prefeito Matias Mendes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-recebe-130-doses-da-vacina-oxford-astrazeneca-contra-covid-19/