Trajano de Moraes criou a Guarda Ambiental Mirim

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da secretaria do Ambiente, inaugurou dia 24 de Outubro o projeto denominado Guarda Ambiental Mirim com objetivo de socializar, instruir e preparar jovens da cidade para situações de auxílio ao próximo e a sociedade. Toda ação transcorreu sob os olhares do prefeito Carlinhos e primeira dama Rejane Gomes e também de secretariados e vereadores. O evento contou também com a participação do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro de Nova Friburgo e autoridades policiais.

Segundo o secretário Dimas Félix, responsável pelo projeto, 60 jovens se inscreveram entre  idade de 12 a 17 anos e o principal quesito é estar em dia com as obrigações escolares, o que é analisado por membros da Guarda Ambiental. Estando aprovado pela comissão, o aluno ingressa no programa e começa a receber aulas de meio ambiente, primeiros socorros, sobrevivência, tendo também diversão e ensinamentos práticos.

Durante a cerimônia de abertura, aconteceu um belo desfile cívico pelas principais ruas da cidade, onde os  alunos comandados pelo Agente Costa recebiam aplausos pela organização e disciplina apresentados. Acompanham o projeto ainda, os guardas ambientais Ávila, Martins e Maria das Graças, o agente Poubel, estes que são orientados pelo comandante Dimas Félix. Representando a Guarda Municipal e Defesa Civil estava o Comandante Vieira.

Vale dizer que ainda participaram da festividade de abertura, a Sociedade Musical São Francisco de Paula, o comando da Polícia Militar representado pelo Sub-tenente Amarildo e soldado Faria,  18 soldados do Exército Brasileiro comandados pelo 1º Sargento  Thomé e representando a Polícia Ambiental estava o Sargento Marcone. A base do projeto da Guarda Ambiental Mirim será no Horto Municipal, tem o nome de CIGAM(Centro de Instrução da Guarda Ambiental) e já ministra aulas  às dezenas de jovens do município de Trajano de Moraes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-criou-a-guarda-ambiental-mirim/