TRAJANO DE MORAES CELEBRA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEBATE TEMAS RELEVANTES

“Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e financiamento do SUS”: foi com esse tema que a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira (29), no espaço do Hotel Trajano, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento foi gratuito e destinado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, gestores, prestadores de serviço e a população em geral, e contou com a participação de diversos profissionais da área e autoridades.

A abertura foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde no município, Saulo Roberto Rodrigues Pacheco, que citou dentre várias observações a parceria como forma de manter a saúde funcionando.  Em seguida foi à vez do secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves que deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz pelo cuidado, carinho e investimentos feitos na saúde de Trajano de Moraes.

A conferência teve como objetivo ampliar as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), e envolver a população para definir as diretrizes e prioridades na construção de políticas públicas. O Tema da conferência este ano foi relevante na avaliação dos participantes.

“Essa conferência ofereceu a cada um de nós um debate sólido e eficaz. As propostas discutidas e tiradas, irão com certeza melhorar a qualidade de vida da população, pois essa é uma das propostas. Estamos lutando por uma saúde melhor, e por um SUS que possa atender com qualidade”, destacou Lucas Esteves. O

O evento contou ainda com a presença de Doutor Antônio Júlio dias que é assessor jurídico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e de Elaine Santos – Conselheira Estadual. De acordo com o secretário a conferência funciona de forma a debater principalmente como deverá funcionar a saúde no município.

“O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros também estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. percebi isso quando fizemos a rodada de grupo”, explicou.

A conferência tem como objetivo ainda avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do SUS no município. “A conferência proporciona aos participantes uma troca de experiência. A participação popular ainda torna a conferência democrática e significativa, pois todos propõe novas ideias para o fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que por meio das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantadas são levadas às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria do SUS”, pontuou Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-celebra-vii-conferencia-municipal-de-saude-e-debate-temas-relevantes/