SAÚDE MUNICIPAL DE TRAJANO OFERECE AOS ALUNOS DA REDE DE ENSINO PALESTRA EDUCATIVA SOBRE HIGIENE BUCAL

Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças, levando em consideração a importância da escovação após as refeições, mostrando de forma lúdica os benefícios, e também, os problemas causados pela falta deste hábito. Para muitos, isso parecer ser uma tarefa fácil – certo? Mas para uns uma ação difícil de ser executada no dia a dia. O ato de escovar os dentes corretamente virou pauta, e tema de palestra nas escolas da rede municipal de ensino em Trajano de Moraes.

Recentemente o dentista e coordenador da área na Secretaria Municipal de Saúde, Fabrício Matoso ensina o passo a passo aos baixinhos a fazer uma escovação certa, e importante. Para ter uma boca saudável é preciso investir em prevenção, defende ele. Pensando nisso, é que a prefeitura está realizando visitas nas escolas orientando

os alunos da rede municipal, através do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos fazendo a avaliação bucal e repassando informações sobre prevenção para as crianças, frisando a importância da escovação e alimentação”, explicou o médico dentista Fabrício Matoso, destacando ainda que seja preciso proporcionar ao aluno conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dá autonomia aos alunos na escovação dos dentes.

Muito embora o projeto tenha um cronograma pra a execução, a Saúde Pública de Trajano de Moraes, sob a gerência do secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, tem feito o seu papel, ou seja, criando um hábito saudável na vida das crianças. Caso haja necessidade, a escola comunica aos pais para que levem seus filhos na Unidade de Saúde para receberem atendimento.

“Temos essa preocupação e trabalhamos desta forma para oferecer aos pequenos uma vida saudável. Essa é uma preocupação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz desde que assumiram a gestão pública. Os dentes são muito importantes para mastigar os alimentos e deixá-los bem pequenininhos. Imagine se a gente só engolisse a comida, aí quando chegasse no estômago iria demorar mais para digerir”, enfatizou o secretário.

Lucas Esteves, afirmou ainda que o trabalho de prevenção é importante. “Ao receber o atendimento da equipe de profissionais da Saúde, as crianças terão mais facilidade para aprender os cuidados com a saúde bucal”, acredita ele, destacando que a gestão pública municipal vem trabalhando desde o início do governo num conceito de serviço humanizado, procurando sempre fazer mais, e melhor para a população.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-municipal-de-trajano-oferece-aos-alunos-da-rede-de-ensino-palestra-educativa-sobre-higiene-bucal/