SAÚDE DE TRAJANO BATE META NO DIA D ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes marcou o sábado (16) como o “Dia D” para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Cerca de 50 profissionais atuaram em 11 Postos de Saúde. A campanha de multivacinação teve disponível outros tipos de doses contra doenças. A campanha se encerra no dia 22 de setembro. Os atendimentos foram feitos das 8h às 17h.

Durante o atendimento os profissionais dos Postos de Saúde conferiram e atualizaram as cadernetas e aplicaram as doses em atraso, de acordo com a faixa etária. “Esse é um passo importante para que o responsável saiba qual dose o filho tomou e com isso fazer um acompanhamento em dia da proteção do mesmo. Essa é uma campanha superimportante para a atualização do cartão de vacinas no município”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Como na vacinação de rotina, o ‘Dia D’, estimulou o responsável levar a carteirinha e documento. “Na hora os profissionais verificavam as informações e aplicavam as imunizações necessárias a serem feitas. Quero agradecer os profissionais engajados nessa campanha que não é só da Secretaria Municipal de Saúde, mas é uma campanha da cidade e sendo do município é nossa, pois é aqui que moramos”, destacou a Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Oliveira.

O ‘Dia D’ de Mobilização Nacional da Campanha de atualização das cadernetas de vacinas busca ainda durante a semana completar as cadernetas de jovens que necessitam, ainda, tomar doses de imunização às mais diversas doenças. “Nossa campanha vai seguir até o dia 22. Segundo o Ministério da Saúde, há esse desfalque nas cadernetas devido à inadimplência dos pais que pensam não haver necessidade de vacinar os filhos entre nove e 14 anos. As vacinas HPV e Meningite Meningocócica C foram incluídas no calendário de vacinação”, explicou a coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Campos.

Vale lembrar, que os Postos de Saúde estarão abertos durante a semana para “incentivar” e “mobilizar” os pais e responsáveis que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação do filho. As vacinas, no entanto, só serão aplicadas após apresentação da caderneta. Se o documento apontar a falta de determinada dose, o posto poderá fazer a vacinação.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-bate-meta-no-dia-d-de-para-atualizar-carteira-de-vacinacao-de-criancas/