TRAJANO APRESENTA EM FRIBURGO PROJETO EXPERIMENTAL RIO MACABU EM AÇÃO: HISTÓRIA, CONHECIMENTO E VIDA

Como debater a temática hídrica, fazendo uma reflexão da situação atual da água na região serrana, os caminhos e desafios para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da mesma? A 38ª Reunião Ordinária do Plenário assistida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, levou a reflexão assuntos importantes durante uma convocatória em Nova Friburgo. O município de Trajano de Moraes marcou presença.

Os membros que compõe o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rio (CBH – Rio Dois Rios), se reuniram no auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – ACIANF. Assuntos variados foram apresentados durante o encontro. O secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal marcou presença, e avaliou como importante encontro que tenha como meta a proteção das águas.

O diretor presidente do Comitê Vicente Bastos Ribeiro também esteve na reunião, e apresentou pautas importantes como a aprovação da ata da 37ª ROP (20/03/18); Relatos Fórum Mundial da Água (Brasília – DF); Apresentação Projeto Macabu em Ação (Trajano de Moraes); Concurso de Curtas do R2R – Aprovação do Regimento; Criação da Comissão Eleitoral para gestão 2019-2020 e Informes gerais.

38ª Reunião Ordinária do Plenário desenvolvida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, foi dividida em três blocos, ou seja, a primeira convocatória começou às 13h e 30min. A segunda fase começou Às 14h com a segunda convocatória e o encerramento foi às 17h, e contou também com a presença da primeira dama Juliana Esteves Viana e da médica veterinária na Emater-Rio Renata Fraga Heizer.

“Não adianta criarmos o comitê de bacia para protegê-la sem trabalhar a educação ambiental. O usuário da bacia tem que entender a importância da preservação daquele recurso hídrico. Em Trajano de Moraes a gente vem fazendo um trabalho de formiguinha, mas que tenho certeza terá um futuro promissor na cidade”, disse Murilo Portugal.

Durante a reunião um vídeo institucional sobre o Projeto Experimental de Monitoramento Participativo dos Corpos Hídricos, denominado “Rio Macabu em ação: história, conhecimento e vida” –  foi apresentado e comentado por Rita de Cassia Almeida Costa. Ela defende a funcionalidade nos processos de educação patrimonial como agente efetivo de transformação e inclusão social do cidadão.

“A funcionalidade do processo se consolida pela entrega dos resultados obtidos – em planilhas e gráficos – aos representantes dos Cogems – Comitês Gestores das Microbacias participantes – a fim de que produtores rurais, junto aos técnicos da Emater/Rio, entendam e corrijam a forma de uso do solo, com vias a melhoraria da água, preservação do rio e da paisagem cultural local de degradações pontuais ou difusas”, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-apresenta-em-friburgo-projeto-experimental-rio-macabu-em-acao-historia-conhecimento-e-vida/