TERCEIRA IDADE DE TRAJANO RETOMA ATIVIDADES FÍSICAS ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por Douglas Smmithy

Passado o momento de recesso, muita gente agora calça de novo o tênis e volta para os treinos semanais. Em Trajano de Moraes e Visconde de Imbé – duas vezes na semana, o exercício físico é atração garantida no grupo da Terceira Idade. A ação é possível através das aulas geridas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e desenvolvidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). De acordo com a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, esse é o momento certo para quem prometeu começar o ano mais cuidadoso: praticando exercícios.

E no ritmo do professor Junior Pinho, as aulas seguem em pausas maiores ou menores, tudo vai depender do movimento do grupo. Imagina repetir uma atividade física, uma, duas, três ou cinco vezes. A variação é constante, e pode fazer a pessoa exercitar vários músculos em um único movimento. “Estava ansioso para a volta das atividades. Com certeza esse é um dos melhores momentos. Observo que a maioria dos alunos tem consciência sobre a volta aos treinos, assim como a necessidade desse retorno ser gradativo, e assim estou trabalhando com eles”, disse.

A secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, explicou que as atividades têm duração de 60 minutos, e melhoram consideravelmente a qualidade de vida. “Antes de eles iniciarem os exercícios com os aparelhos, por exemplo, é feito o aquecimento, o que ajuda muito na hora de desenvolver. São exercícios repetidos que favorecem diretamente a musculatura. O nome certo do treino é funcional. Quero agradecer a equipe que desenvolve as atividades pelo excelente trabalho. O resultado tem sido visivelmente alcançado”, explicou ela.

Desde que as aulas retornaram, os usuários do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS participam assiduamente das atividades ofertadas pela prefeitura. O professor Junior Pinho, destaca que o foco das atividades é fazer com que os usuários treinem da forma mais parecida com as atividades que exercem na rotina, para que haja uma transferência de desempenho na hora que forem colocados em prática como, por exemplo, ações do lar.

As aulas têm duração de 1h e são divididas em três partes. “Vale lembrar que são 15 min aquecendo com alongamento, mobilidade, ativação e estabilidade articular com objetivo de preparar o corpo para o treino principal. Logo após os usuários fazem 30 min de treino de força. Este tem como objetivo ganho e manutenção da massa muscular”, concluiu.

Momento de ouvir as orientações do profissional de Educação Física

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/terceira-idade-de-trajano-retoma-atividades-fisicas-atraves-da-secretaria-de-assistencia-social/