16º Seminário de Previdência, na cidade de Trajano de Moraes

-AEPREMERJ realizou, no dia 13 de abril, seu 16º. Seminário de Previdência, na cidade de Trajano de Moraes, na sede do Trajano Country Club.

O evento contou com a presença do prefeito de Trajano de Moraes Carlos Jose Gomes de Souza que agradeceu ao  presidente da AEPREMERJ Claudinei Portugal pela escolha da cidade para sediar o evento. Também enalteceu a administração do Prev Trajano na figura do presidente Sergio Augusto Correa Simões, uma pessoa altamente comprometida e responsável pelo sucesso hoje a frente do RPPS, “Enalteceu a importância da presença dos servidores municipais no evento para conhecerem um pouco mais da cultura previdenciária”. Participaram ainda da mesa de abertura o vice presidente da Associação, Samuel Mendes de Oliveira e o Auditor do MPS e membro do Conselho de Recursos da Previdência, Delúbio Gomes Pereira da Silva.

Sergio Augusto presidente do Prev Trajano agradeceu ao apoio do prefeito na gestão do Fundo de Previdência e disse que sem a participação de todos os servidores não seria possível realizar um  trabalho tão prazeroso. Fez um  agradecimento a AEPREMERJ pelo pela escolha da cidade de Trajano de Moraes, agradeceu aos patrocinadores e aos dirigentes de RPPS de outros municípios presentes.

Delúbio Gomes disse sentir-se imensamente agradecido pelo convite para proferir a palestra de abertura do evento e que sempre é um prazer participar dos eventos realizados no estado do Rio de Janeiro, pois alem das belas paisagens os eventos sempre são de uma organização exemplar.

O presidente da AEPREMERJ, Claudinei Portugal, ressaltou a grandiosidade do seminário, que conta, na abertura, com a participação de 25 RPPS’s municipais, de todos os patrocinadores da Associação. Estiveram presentes cerca de 160 pessoas. “Parabenizo o prefeito pela importância dada ao RPPS municipal e enalteço a participação e comprometimento do presidente do Prev Trajano que sempre participa de todos os eventos previdenciários, buscando estar sempre atento as mudanças e inovações ocorridas na legislação previdenciária. Ressaltou também o ato do prefeito em decretar ponto facultativo nas repartições municipais para que todos os servidores participassem do evento. Citou a grade de palestras que privilegiava o tema de benefícios e as mudanças recentes na legislação bem como a participação do Dr. Marcelo Guerreiro, juiz da 30ª vara federal do Rio de Janeiro, da Drª. Viviane Carvalho e do Dr. Delúbio Gomes.

Ciclo de Palestras

A primeira palestra do dia fora proferida pelo auditor fiscal do Ministério da Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira da Silva, que sugeriu a todos os institutos de previdência municipais adotem uma política mais rigorosa de concessão para a aposentadoria por invalidez, trabalhando a prevenção da saúde. “Os maiores motivos para a invalidez são o câncer de mama e de próstata. Por isso, é importante que os servidores ativos façam exames periódicos. No Brasil, este número é de 19,61%”, explicou, citando ainda outros exemplos: EUA, 21.7%; Espanha, 15%, e Portugal, 13.3%.

A consultora previdenciária Viviane Carvalho dos Santos ministrou informações sobre “Aposentadoria e pensões no RPPS”, destacando as mudanças trazidas pela EC 70  recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.

Após o almoço o Juiz Federal Marcelo Guerreiro, agradeceu o convite para participar do Seminário e colocou-se a disposição para participar sempre que possível dos encontros previdenciários no Rio de Janeiro. Após ministrou excelente palestra onde abordou a relação dos juizados especiais na justiça federal e a relação com as demandas previdenciárias.

Ao final do evento o presidente da AEPREMERJ solicitou ao presidente do IPSMPQ Robson Silva que fizesse um convite a todos para participarem do 17º Seminário que acontecerá no dia 20 de junho na cidade de Queimados. Em seguida os patrocinadores  da AEPREMERJ realizaram o tradicional sorteio de brindes deixando muitos sortudos contentes.

Extraído de AEPREMERJ

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/seminario-de-previdencia-trajano-de-moraes/