SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE TRAJANO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM FRIBURGO

Pensando em somar as potencialidades da região e entender como os municípios podem se ajudar, foi realizado o Seminário Saúde e Desenvolvimento Regional, uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos). A prefeitura de Trajano de Moraes foi representada por quatro secretários. A ocasião foi um marco do compromisso das gestões públicas dos municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, com apoio comunidade acadêmica, na composição de projetos a favor do desenvolvimento regional.

O encontro reuniu as principais lideranças de diversas cidades da região e especialistas do UNIFESO, para um levantamento das potencialidades e fragilidades locais, subsidiando a construção conjunta de um plano de ação. A idéia do Seminário surgiu durante o processo de construção de um acordo de Cooperação Técnica, visando o aprimoramento da formação de profissionais de saúde, quando foi possível identificar várias possibilidades de interação entre o ensino e os serviços públicos de saúde e também de outros serviços que contribuem para o desenvolvimento regional.

“O objetivo principal foi identificar as possibilidades de integração entre os municípios das regiões serrana, centro-norte e leste fluminense. Algumas experiências positivas das prefeituras participantes foram apresentadas sobre áreas prioritárias como: saúde, educação, meio ambiente, turismo, ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico. Trajano sai do seminário rico de informação”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly.

A intenção agora é manter uma rede colaborativa nas diferentes áreas envolvidas para essa troca de experiências e conhecimento e, então, aplicá-las nas cidades. E para o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, unir esses esforços, em um momento tão delicado que ainda vive o país, e principalmente o Estado, fará toda a diferença nos resultados. “A participação de cada um nesse evento e na continuidade desse processo, ela é por demais importante, pois sem uma equipe, como essa que foi criada, não será possível realizar nada”, comentou o secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal.

Os secretários de Trajano acreditam que a região é muito próspera. “É preciso que todos nós, como poder público, saiamos da nossa zona de conforto para podermos apostar em algo novo, que é essa regionalização de situações, nos mais variados setores. Este seminário nasceu, praticamente, há um ano, quando tivemos encontro, bimunicipal entre Teresópolis e Nova Friburgo, que tinha como único tema a Saúde, numa perspectiva de discutirmos a formação na área e colaborar com a rede de assistência à Saúde de Friburgo”, destacou o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretarios-da-prefeitura-de-trajano-participam-de-seminario-sobre-desenvolvimento-regional-em-friburgo/

Pular para o conteúdo