SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO LUCAS ESTEVES PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE FINANCIAMENTO E REPACTUAÇÕES NO RIO

A prestação de contas foi um dos temas centrais da reunião da assembleia do Cosems RJ realizada no prédio da Secretaria Estadual de Saúde no Rio de Janeiro. Os secretários discutiram o repasse de verbas do Ministério da Saúde para cirurgias eletivas e terapia renal substitutiva e conheceram o resultado de uma pesquisa sobre o perfil do gestor da saúde nos municípios do Rio de Janeiro. O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves aproveitou o momento para tirar dúvidas e melhorar os serviços oferecidos pela rede pública municipal.

Na Comissão Intergestores Bipartite, foram realizadas diversas pactuações, com destaque para os planos da Rede Cegonha, e foi apresentado o rotineiro informe epidemiológico sobre o estado, além de outras discussões e informes.   A reunião começou com a apresentação de um vídeo produzido pela equipe de Comunicação do Cosems – RJ com registros do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ocorrido no último mês, o congresso reuniu milhares de secretários de saúde do Brasil.

A presidente do Cosems RJ, Maria Conceição de Souza Rocha, destacou a importância do evento e a participação de destaque das secretarias municipais de saúde do Rio de Janeiro, que tiveram diversos projetos premiados. “Foi um encontro muito rico e com muito conteúdo, uma prova de que o SUS está vivo no país inteiro, com a  participação de muitos secretários e técnicos”, avaliou.

Outro destaque foi com relação à apresentação de um panorama das novas regras de prestação de contas relacionadas à realização de cirurgias eletivas. Numa estratégia para ampliar o acesso aos procedimentos, o Ministério da Saúde estabeleceu um procedimento que toma como base o ano de 2015 para estabelecer uma meta de procedimentos por município.

Por fim, foram apresentados os resultados de uma pesquisa que mapeou o perfil dos secretários municipais de saúde do estado, já disponível no site do Cosems RJ. Foram obtidas 87 respostas dos 92 municípios. Observou-se um predomínio de secretários do sexo masculino, com nível superior, brancos e com filhos.

Um terço já era servidor municipal quando passou a ocupar a função, 50 a exerciam pela primeira vez e 70% aceitariam assumir novamente o cargo. O levantamento também mostrou que 90% tiveram acesso ao manual do gestor e que 80% consideraram o conteúdo importante ou muito importante. Para Conceição, estudar o perfil do secretário e como ele se sente no cargo é importante para tentar estabilizar mais o profissional no cargo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-saude-de-trajano-lucas-esteves-participa-de-reuniao-sobre-financiamento-e-repactuacoes/