PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE O JEPP

Um dia de aprendizado e para tirar duvidas. Assim foi o encontro realizado no auditório da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, no centro de Trajano de Moraes. O projeto Jepp – Jovens Empreendedores Primeiros Passos atualmente atende mais cinco escolas. Dentre elas está Escola Municipalizada Doutor Elias, Escola Municipalizada de Serra das Almas, Escola Municipalizada Honestalda de Moraes Martins, Escola Municipalizada Fazenda do Buraco e Escola Municipalizada Monclar Gomes Filho. A iniciativa conta com o apoio da Regional Serrana I do Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) e segue orientação de Raquel Mattos Stumm.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Eliandro Garcia, o Programa JEPP visa desde o início capacitar os professores para trabalharem a Educação Empreendedora com os alunos. “Esse projeto é uma realização do Sebrae em total parceria prefeitura municipal. Quero destacar que, este dia, e de muita alegria todos nós que reconhecemos o quanto a educação, através dos professores aqui presentes e de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, é, de verdade, o grande caminho para o futuro das crianças”, explicou.

O Projeto Jepp, foi apresentado em duas etapas, ou seja, uma delas foi feita pela consultora Janimary Guerra Pecci. “Nesta apresentação já percebemos o quanto este projeto trará aprendizados importantes aos nossos alunos, futuros empreendedores de nossa cidade. Mas será que a maioria dos empreendedores de nossa cidade tem oportunidade de passar por todo esse ensinamento e orientação antes de abrirem os seus negócios. Alguns sim, mas muitos não. Suas histórias de lutas são exemplos importantes para refletirmos sobre o dia a dia de um empreendedor. Sendo assim, para marcar ainda, mas este momento, nós convidamos alguns empreendedores para nos contarem as suas histórias”, relatou.

É na escola que a criança aprende a ler as palavras e a descobrir o mundo. “Essa iniciativa faz com que a gente volte a sonhar com a profissão, amizades, e a partilhar saberes, a construir seu caminho e a sonhar. Acredito que as mudanças têm que acontecer, e as mudanças não acontecem dos outros para nós, elas têm que partir de nós para os outros. Somos cobrados constantemente e que devemos focar, trabalhar, melhorar a educação. Temos que buscar alternativas de mudar, de fazer com que a criança tenha maior participação”, disse Eliandro.

De acordo com o secretário de Educação, o apoio e parceria com o Sebrae é imprescindível para o município, ou seja, uma via de mão dupla, “Nós da prefeitura com o Sebrae esperamos contar sempre com esse apoio, em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, pois o Programa de Educação Empreendedora, traz uma perspectiva melhor para nossas escolas. Queremos alinhar com todos da comunidade, não apenas os professores, os técnicos, o pessoal de apoio, diretores e coordenadores, e precisamos que todos estejam falando a mesma língua, e todos pela educação”, afirmou.

Ser um professor empreendedor é investir onde se está, é investir na profissão, é ser um cidadão empreendedor e investir na comunidade. “O Programa de Educação Empreendedora vem justamente com esse viés de transformar a educação, não somente trabalhar a questão do empresariado, mas o intra empreendedorismo, transformar pessoas em empreendedores, que esses jovens possam sair da escola querendo empreender na comunidade, achar soluções solidárias para que possam sair da escola sendo cidadãos empreendedores”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-da-educacao-municipal-de-trajano-de-moraes-participam-de-reuniao-sobre-o-jepp/