SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO, LUCAS ESTEVES ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA

Idealizado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e da intensificação dos cuidados com si mesmas além de alertar para os perigos do Câncer de Mama. No município de Trajano de Moraes, o Secretário Municipal de Saúde – Lucas Esteves pretende reforçar a pedido do prefeito Rodrigo Viana, realizar ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no município, durante esse mês.

De acordo com ele, as atividades devem acontecem nas Unidades de Saúde, assim como nos serviços especializados, através de palestras, rodas de conversa, estímulo ao autoexame e à mamografia. “É durante o Outubro Rosa que atingimos nosso máximo de informações e estímulos. As palestras com os profissionais de Saúde da rede municipal, por exemplo, alerta ainda sobre a importância de a mulher conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas”, disse.

Vale destacar que ao identificar alterações suspeitas, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, além disso, é recomendado que a mulher faça seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar a doença antes dela começar a apresentar os sintomas, acrescentou o secretário Lucas Esteves. “Câncer de Mama tem cura e quanto antes for diagnosticado a doença, maior as chances de sobrevida da mulher”, ressalta.

OUTROS – Mês passado os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, realizaram ações voltadas para o Setembro Amarelo. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB realizaram palestras e rodas de conversa sobre o Setembro Amarelo.

“Fizemos as palestras no CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, no ESF Maria Mendonça, Tapera e no CEJM em Visconde de Imbé. Cerca de 200 pessoas. Os temas apresentados nas palestras foram empatia, depressão, e influência das redes sociais nas tentativas de suicídio. Ações também foram realizadas Sodrelândia e Barra dos Passos”, explicou a Coordenadora da Atenção Básica Michele Machado.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-saude-de-trajano-lucas-esteves-alerta-para-a-importancia-do-outubro-rosa/