DEFESA CIVIL DE TRAJANO DE MORAES REALIZA TRABALHOS DE PODA E CORTE DE ÁRVORES AS MARGENS DA RJ-174

Além do monitoramento das áreas de risco no município, a gerência de Defesa Civil de Trajano de Moraes realiza outros trabalhos preventivos. Entre os serviços estão à poda e remoção de árvores, que anteriormente eram feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e até mesmo pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Desde julho a equipe da Defesa Civil realizou vários cortes de árvores e podas. Recentemente o processo foi na Rodovia Estadual RJ-174. Algumas árvores ofereciam riscos de cair, podendo ocasionar algum acidente.

De acordo com a secretária municipal de Defesa Civil, Aline Marques, o trabalho é executado com o objetivo de melhorar a visibilidade e o monitoramento das áreas, dando fluidez ao trânsito. “Estava muito perigoso o acesso pela rodovia. Atearam fogo num pasto e o mesmo atingiu algumas árvores. Outro serviço que fazemos é com relação à poda na área urbana. Além de favorecer a iluminação e as questões que envolvem a segurança a poda melhora o aspecto nos locais”, disse ela.

Vale destacar que todo serviço segue orientação de um técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ou seja, é feito de forma segura e que não prejudique a natureza. “Para que o serviço seja realizado pelo órgão é necessário que a árvore represente risco de queda ou danos. Árvores cujos galhos possam vir a danificar fios de rede e eletricidade ou até mesmo provocar acidentes. Geralmente são árvores com troncos apodrecidos ou causando rachaduras e danos a imóveis ou calçadas”, explica Aline.

Para árvores em propriedades privadas o serviço é de responsabilidade do proprietário que deve procurar a Secretaria do Meio Ambiente para solicitar a autorização de serviço. O secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal, explica que antes, a equipe vai até o local e faz uma vistoria técnica. A depender do laudo, é indicada a poda ou corte da árvore. A demanda é criada a partir das solicitações feitas pelos moradores, que informam o local e situação da árvore. Para o corte da árvore é necessário o parecer técnico da Secretaria do Meio Ambiente.

Para solicitar o serviço, a população pode ligar para a Defesa Civil no telefone: (22) 2564-2314 ou comparecer à Secretaria Municipal de Defesa Social, na Praça Nilo Peçanha – Centro, onde funciona o órgão.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-de-moraes-realiza-trabalhos-de-poda-e-corte-de-arvores-as-margens-da-rj-174/