SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE TRAJANO DANIEL FAGUNDES PARTICIPAR DE ENCONTRO DO SEBRAE BIO EM NOVA FRIBURGO

“Agricultura e Oportunidade de Mercado na Região Serrana” – esse foi o tema do encontro que o secretário Municipal de Agricultura, Daniel Fagundes participou no Sebrae Bio em Nova Friburgo. A reunião foi na Rua Fernando Bizzotto, no Centro. Assuntos como Agricultura em números na região, Agricultura x Merenda escolar e Projeto Sebrae agricultura e acesso a novos mercados na região foram pauta.

Com a visão de que a zona rural do município de Trajano de Moraes é um ambiente que pode ser aproveitado para o empreendedorismo também de jovens, e principalmente aqueles que nasceram e cresceram nessa região, foi que o secretário municipal de Agricultura Daniel Fagundes participou do encontro. “Nossa cidade tem um potencial econômico agrícola muito forte. É importante destacarmos isso de modo que a economia se torne cada vez mais forte”, disse Daniel Fagundes.

O acesso à capacitação, graças à expansão das universidades e de escolas técnicas, a oferta de linhas de crédito e os programas do governo reforçam esse cenário e mudam a dinâmica antiga de necessidade de migração para os centros urbanos, segundo o site do Sebrae Bio.

“Atualmente, o jovem do campo é estimulado a não só usar o conhecimento que adquiriu com a família como a aperfeiçoá-lo para melhorar a renda e a produção no meio rural, além de contribuir para o avanço do agronegócio. “O campo apresenta oportunidades de crescimento contínuo, graças ao mercado interno e à abertura de novos mercados para a exportação. Essa informação foi passadas para os participantes do encontro. Devemos só praticá-la”, comentou o secretário.

Outro assunto tratado no evento foi sobre agricultura x merenda escolar. Hoje o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal mais bem vistas pelos agricultores e agricultoras familiares do país. Vários estudos apontam para diversos avanços no meio rural em função desta iniciativa, mas nem por isso os atores sociais envolvidos deixam de apresentar críticas visando seu aprimoramento.

“Para empreender, é importante planejar. No campo, não é diferente. O passo mais importante é a elaboração de um plano de negócios, que vai direcionar o jovem e ajudá-lo a vencer os desafios da zona rural. Nesse processo, o jovem empreendedor trajanense ou até mesmo o agricultor, vão descobrir o melhor regime de formalização, e desta forma saber como seguir a legislação exigida para cada cadeia produtiva e conhecer as vantagens”, relatou Daniel Fagundes.

Atualmente, é possível ter acesso a políticas públicas de crédito, de comercialização, de acesso a terra, financiamento e capacitação. “Se antes as crianças se alimentavam com enlatados cheios de conservantes e comidas processadas, sobretudo por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, que sempre dominaram o setor com produtos altamente calóricos e muito menos nutritivos, hoje é possível ver no prato delas frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais”, explicou o secretário.

Os desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais são muitos e podem ser observados em muitas etapas do processo produtivo e de gestão das pequenas propriedades. “Dificuldades para comprar e gerenciar insumos, barreiras para obtenção de financiamentos, falta de conhecimento e baixo acesso a tecnologias, falta de expertise na abertura de mercados e gestão ineficaz do negócio são pontos que impedem o desenvolvimento de pequenas empresas agrícolas no mundo inteiro”, concluiu Daniel Fagundes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-agricultura-de-trajano-daniel-fagundes-participar-de-encontro-do-sebrae-bio-em-nova-friburgo/