DEFESA CIVIL E GUARDA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES EMITEM ALERTA SOBRE ANIMAIS SOLTOS A BEIRA DAS RODOVIAS

A inesperada presença de animais na pista é uma realidade em inúmeras ruas, avenidas e estradas de Trajano de Moraes, principalmente na zona rural. Os casos se tornam uma preocupação aos condutores, e uma tarefa aos responsáveis pela gestão pública municipal. Em vários casos, essas ocorrências não se restringem apenas às áreas rurais, que geralmente já são sinalizadas. A presença deles está se tornando corriqueira nas áreas urbanas, e ou rodovias estadual. Se a reação dos animais já é imprevisível, a de quem está no volante ou pilotando uma motocicleta, deve ser redobrada.

E as consequências da presença desses animais na pista são perigosas, pois, além dos atropelamentos, a colisão inesperada de animais com veículos em velocidade pode resultar em graves acidentes. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil têm intensificado a fiscalização em vários locais. Por isso, vale destacar que os motoristas que trafegaram nestes locais devem redobrar a atenção. Segundo o responsável pela Guarda Municipal e Defesa Civil, esta tem sido uma das principais causas de acidentes de trânsito em toda a região, nos últimos meses.

Segundo a Guarda Municipal, e a Defesa Civil, a primeira coisa que se deve fazer, nesses casos, tanto em áreas rurais quanto em urbanas, é, assim que o condutor perceber a presença de animais na pista, reduzir a velocidade do veículo, a fim de evitar uma colisão, e sinalizar para os demais veículos na via. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil orienta ainda a não buzinar nem utilizar luz alta no farol do veículo, para não assustar o animal.

As denúncias sobre animais soltos poderão ser feitas para a Guarda Municipal e ou Defesa Civil pelo telefone (22) 2564-2314. “Pretendemos fazer uma campanha educativa nas escolas e na cidade sobre os cuidados, principalmente essa época do ano onde aumenta o fluxo de veículos nas estradas por conta das festas e exposições agropecuárias. A campanha deverá incluiu a distribuição de folhetos explicativos para alertar sobre os perigos que os animais representam na pista, além de informar os procedimentos necessários para minimizar os riscos de acidentes”, disse a secretária municipal de Defesa Civil, Aline Marques de Souza.

De acordo com ela, a atividade terá a intenção de conscientizar e educar a população em relação às atitudes que impeçam incidentes com animais. “Vamos de forma educativa orientar os condutores de como se deve proceder com os animais caso ocorra esse sinistro e de como deve ser realizada a prestação de socorro, evitando autuação pelo crime de maus tratos”, informa.

Ela destacou ainda a importância da parceria com a Guarda Municipal para a realização desta ação. “Estamos trabalhando fortemente em relação aos animais soltos nas vias, realizando o recolhimento e devolvendo aos locais e desta forma evitando possíveis acidentes. Essa parceria é muito importante em todas as ações envolvendo o trânsito e os animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Nosso dever é conscientizar os proprietários e os motoristas, para que tenham consciência na hora da condução do veículo e desviar, evitando colisões”, concluiu a secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-e-guarda-municipal-de-trajano-de-moraes-emitem-alerta-sobre-animais-soltos-a-beira-das-rodovias/