PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES CONSTRÓI PONTE DE ACESSO A LOCALIDADE DA BABILÔNIA, ALTO MACABU E TIROL

A prefeitura de Trajano de Moraes mostrou mais uma vez que não está para brincadeira, e em tempo recorde novamente construiu mais uma ponte na zona rural do município. A localidade beneficiada foi de acesso a Babilônia, Alto Macabu e Tirol. Desde que assumiu a gestão pública em janeiro de 2017, o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz, já colocaram em prática uma das ações consideradas mais importante do Plano de Governo: acessibilidade com segurança, responsabilidade e respeito aos produtores rurais do município e ao Meio Ambiente.

Somente ano passado, mais de 10 pontes foram construídas em toda extensão do município, e praticamente tudo a custo zero.  Em continuidade ao cronograma de trabalhos que vem beneficiando toda a área rural de Trajano de Moraes, o prefeito Rodrigo Viana, disse que a construção das pontes beneficiara muito a produção de verduras, legumes e hortaliças. “É tudo muito bem pensado. Os agentes da Defesa Civil e os funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura trabalham sempre visando o melhor para o produtor rural”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes.

De acordo com ele, o material usado na construção das pontes, é eucalipto legal, doado pelos próprios produtores rurais. “O eucalipto é madeira legal, e por ser legal, ela pode ser usada. Mais de 10 pontes já foram construídas, sem praticamente gastar um centavo dos cofres públicos. E para a construção dessas pontes a prefeitura vem trabalhando com doada, e de reflorestamento”, destacou.

A construção das mesmas tem a avaliação técnica da Defesa Civil Municipal e orientação de funcionários da secretaria municipal de Agricultura. “A madeira de eucalipto é legal e sua durabilidade é grande, variando de 10 a 30 anos. De modo geral o eucalipto apresenta grande resistência mecânica, o tornando uma variedade mais apropriada ao uso em construção civil, cercas, dormentes, e até em pontes”, explicou Daniel Fagundes.

Além da construção e manutenção de pontes a prefeitura de Trajano está trabalhando no reparo das estradas vicinais garantindo o transporte escolar, bem como locomoção de moradores e produtores rurais. “Nosso objetivo ao construir as pontes é facilitar o acesso dos moradores e turistas às áreas rurais e também atender aos produtores da região que usam as pontes para atravessar animais, trazendo produtos agrícolas para venda”, acrescentou o prefeito Rodrigo Viana que tem acompanhado as obras de perto.

Nas pontes foram colocadas vigas e ripas de eucalipto, o que da maior segurança ao usuário. “É uma estrutura que tem capacidade para aguentar peso de 8 a 10 mil quilos. Os produtores que sempre passavam nas pontes antigas corriam risco. Hoje tenho certeza que estão satisfeitos”, ressaltou. Ainda de acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a vida útil de uma ponte construída com madeira de eucalipto legal tem boa durabilidade, enquanto que as demais costumam demandar menos tempo.

“Temos um compromisso com a qualidade em todas as obras que estamos realizando, por este motivo ampliamos o investimentos e estamos construindo pontes cuja o custo beneficio seja evidente e com qualidade suficiente para inclusive garantir maior segurança a população residente no interior do município”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-constroi-ponte-de-acesso-a-localidade-da-babilonia-alto-macabu-e-tirol/