EQUIPE VOLANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO BOTA O PÉ NA ESTRADA E VACINA POPULAÇÃO CONTRA A GRIPE

O Dia D de vacinação contra a gripe em Trajano de Moraes teve dia para começar, mas não para terminar. É que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende imunizar o máximo possível de pessoas contra o vírus influenza, causador de diversas doenças respiratórias, dentre elas a gripe. Além das unidades de saúde, o destaque mais uma vez da campanha na cidade, são os chamados postos volante. A ação segue orientação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é intensificar a cobertura do público-alvo que ainda não foi vacinado, desafogar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atender as pessoas fora do horário de trabalho.

“A meta é imunizar 90% do público-alvo, pelo menos. A vacinação contra a influenza é destinada às gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e detentos”, disse.

Vale lembrar que a gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, conforme recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gripe é uma doença sazonal e típica do inverno, já que as pessoas ficam mais aglomeradas e em lugares fechados. Por isso, antes mesmo de chegarmos neste período, é importante que as pessoas se vacinem. Deixar para se vacinar no inverno é tarde”, salientou o prefeito Rodrigo Viana.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e influenza B). É importante lembrar que a pessoa vacinada deixa de transmitir a doença e passa a proteger as pessoas do seu convívio. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio, sendo também uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos grupos prioritários.

“A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, sendo transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização”, explicou a coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/equipe-volante-da-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-bota-o-pe-na-estrada-e-vacina-populacao-contra-a-gripe/