SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO DE MORAES VISITA XI FEIRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM MACAÉ

Um lugar para visitar e adquirir conhecimentos. Essa foi à proposta da XI Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos (RSE), realizada do saguão da Cidade Universitária em Macaé. O secretário municipal do Meio Ambiente de Trajano de Moraes – Murilo Portugal marcou presença representando o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz. Questões sociais, ambientais, econômicas e culturais foram abordadas.

A Feira teve como proposta reunir empresas do setor privado, universidades e sociedade civil para repensar a questão da sustentabilidade na região da Bacia de Campos, buscando novas alternativas para uma gestão consciente de recursos. “Aqui a gente pode debater e rever os desafios do Brasil do século 21. Macaé faz limítrofe com nossa cidade Trajano de Moraes, por isso a importância de participar de um evento desta magnitude”, observou o secretário.

No primeiro dia um painel reuniu representantes empresariais e das universidades. Na ocasião os participantes discutiram meios de viabilizar uma contribuição mútua capaz de alavancar a inovação e o desenvolvimento regional, com o Projeto Repensando Macaé. Neste painel, a UFF foi representada pelo Professor Saulo Bichara Mendonça – Professor Adjunto da UFF, Pós Doutor em Direito pela UERJ e Doutor em Direito pela UVA.

Outra atração foi o chamado painel “Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Reciclagem”, no qual a UFF apresentou o Programa de Reciclagem desenvolvido no campus, com a participação do Servidor Jorge Vicente – Jornalista, bacharel em Direito, especialista em Marketing e pesquisador da questão dos resíduos sólidos e emprego.

A degradação ambiental do Rio Macaé foi outro tema de interesse debatido com o pesquisador Maurício Mussi Molisani, também do Nupem, na palestra “SOS Rio Macaé”. Durante a feira o público ainda assistiu a uma aula sobre “Inteligência se Aprende”, ministrada pelo professor Guto Garcia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), parceira do evento. “Quero parabenizar a organização da XI Feira pelos temas abordados, de forma que saio daqui cheio de idéias boas para por em prática em nossa cidade”, comentou o secretário Murilo Portugal.

A Cidade Universitária, onde a Feira acontece, tem dez anos de fundação, cerca de cinco mil estudantes e é gerida pela prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O papel do polo para o município fortalece Macaé como Cidade do Saber e do Conhecimento.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-do-meio-ambiente-de-trajano-visita-xi-feira-de-responsabilidade-social-em-macae/

Pular para o conteúdo