SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TRAJANO E SEBRAE RETOMAM PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS

A ​Secretaria de Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Trajano de Moraes e ​o ​Sebrae/RJ se reuniram na localidade de Barra do Canteiro, para o acompanhamento das ações do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na rede pública municipal. O JEPP oferece fundamentação teórica aos alunos que contam com um material didático específico para cada ano do Ensino Fundamental e sugestões de atividades lúdicas que envolvem as crianças e contagiam​​ os pais.

Já os professores recebem cursos e oficinas de qualificação para desenvolver o comportamento empreendedor. Participou da reunião a consultora Janimary Pecci, do Sebrae/RJ além da equipe interna da Secretaria Municipal de Educação, professores e diretores das unidades de ensino como: E. Mz. Maria Mendonça, E.Mz. Alfredo Lopes Martins, E.Mz. João de Moraes Martins e E.Mz. Coronel João Pereira.

O objetivo é retornar o projeto JEEP no município. “Nesse primeiro momento retornando o projeto para essas quatro escolas. No segundo momento pretendemos ampliar para novas escolas da rede municipal. A expectativa é trazer o JEEP para os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Temos como objetivo descobrir jovens empreendedores que possam no futuro descobrir potenciais de inovação em nosso município”, explicou o secretário municipal de Educação Elielton Riguetti.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. “A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, relatou.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. “O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida”, destaca Elielton.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretarias-de-educacao-de-trajano-e-sebrae-retomam-projeto-jovens-empreendedores-primeiros-passos/