PREFEITO RODRIGO VIANA VAI ATÉ O DER REIVINDICAR MELHORIAS ENTRE TRAJANO, SODRELÂNDIA E TAPERA

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, esteve na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), no Rio de Janeiro, para uma reunião com o presidente Ângelo Monteiro Pinto. Na pauta, um único pedido: que seja encontrada uma solução para a Rodovia Estadual RJ-162, ou seja, melhorias entre o município de Trajano de Moraes e o distrito de Tapera. A distância entre um local e outro é de aproximadamente 23 quilômetros de chão batido.

Muito utilizada diariamente, a estrada atende a usuários de veículos, motos, caminhões transportando mercadorias e até ônibus escolar. A rodovia é toda de responsabilidade do estado, mas por cortar o município acabada os problemas caindo na conta da gestão pública municipal. Recentemente o prefeito esteve no DER em Santa Maria Madalena buscando solução com o engenheiro, mas infelizmente o setor está sem material para trabalhar.

“Desde o ano passado, contamos com a ajuda e apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e do secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico Christino Áureo que nos ajudou com o empréstimo de uma patrol e retroescavadeira para usamos nas estradas vicinais. Esse material muito nos ajudou, mas ainda é pouco diante o tamanho da malha de nosso município”, disse.

Apesar da RJ-162 não ser de jurisdição do município, o prefeito acredita que pode ajudar buscando solução. “No Rio com Ângelo Monteiro, aproveitei para trocar experiências sobre manutenção de estradas vicinais, visto que agora vamos começar um trabalho muito grande no que diz respeito à recuperação de estradas vicinais. A malha rural de Trajano é a maior, quando comparada ao de outras cidades no estado. O DER precisa nos ajudar com algo”, enfatizou Rodrigo Viana.

Para quem não sabe, a RJ-162 começa na entrada da RJ-106, em Rio das Ostras, e termina na entrada da RJ-174, já em Trajano de Moraes. É um trecho pequeno, mas se tiver melhorias trará um impacto muito positivo para a cidade e para os moradores de Sodrelândia, Tapera e adjacências. Atualmente a estrada se encontra em condições precárias por conta das chuvas que caem na região desde o meado de fevereiro, danificando os acessos com queda de barreiras, buracos, lama e falta de sinalização.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, já choveu nessas últimas semanas, um volume acima do esperado. E em busca de solução para todo esse problema, o prefeito acredita em dias melhores. “Ano passado recuperamos essa estrada três vezes, mesmo sendo ela de responsabilidade do DER. Outra solicitação feita durante o encontro com o presidente do DER-RJ Ângelo Monteiro, foi que o DER tome providências com relação às outras rodovias que cortam o município e que foram tomadas marginalmente pelos matos, o que vem oferecendo risco de acidente aos condutores”, destacou.

Mas caso o DER não faça o serviço, a prefeitura tomará frente e fará todo o serviço necessário novamente. “Não posso é deixar a população desassistida”, comentou. Ainda de acordo com ele, toda ajuda será bem vinda. “Estou em busca desse apoio para tentar de forma imediata solucionar os problemas dessas estradas. Assumimos um município apenas com uma retroescavadeira e uma patrol, os outros maquinários foram leiloados pela gestão anterior em dezembro 2016, então nos assumimos a prefeitura totalmente sem estrutura para poder recuperar estradas vicinais. Por conta disso tenho ido a Brasília em busca de recursos para comprar maquinário”, afirmou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-vai-ate-o-der-reivindicar-o-asfaltamento-entre-trajano-e-tapera/