Secretária Rosseline recebeu a medalha Ícone da Educação em evento da UPPES

A UPPES (União dos Professores Públicos no Estado) comemorou, no último dia 13 de setembro, 68 anos de fundação. Na cerimônia, realizada na Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói-RJ, foram entregues medalhas aos ÍCONES DA EDUCAÇÃO 2013 – professores e pessoas de vários segmentos que se destacaram por seus trabalhos na área educacional no estado. Entre os homenageados estava a trajanense Rosseline Almeida de Carvalho, professora de História da Rede Estadual de Ensino por 34 anos, lecionando no Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, onde também ocupou o cargo de Diretora Adjunta e por um breve período foi Diretora do extinto NEC (Núcleo de Educação e Cultura). Atualmente é secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Trajano de Moraes, cargo que ocupa desde 2009.

Em seu discurso ao receber a medalha, muito emocionada, a professora Rosseline se lembrou de sua mãe, da saudosa dona Zélia e do prefeito Carlinhos.

“Em minha vida tive a felicidade de conviver com pessoas talentosas, sensíveis, guerreiras, obstinadas, que fizeram toda diferença, servindo-me de referência e exemplo. A primeira foi minha mãe Octávia Almeida de Carvalho, uma professora leiga, que sem conhecer os fundamentos e a psicologia da educação, conhecia e vivenciava o amor ao próximo e o utilizou como método, recurso e estratégia de trabalho durante os 25 anos em que lecionou… Depois, na minha primeira experiência profissional com regente de classe, aos 18 anos e ainda cursando a faculdade, tive como diretora Zélia Alves Fajardo, sinônimo de profissionalismo, responsabilidade, abnegação. Com ela aprendi  a ser professora, com ela compartilhei sonhos e realizações. Quando já estava me preparando para aposentar na segunda matrícula encontrei com outro trajanense como eu, um homem honesto, inteligente, guerreiro, que sonhou ser prefeito de nossa terra, foi eleito e me convidou para embarcar no seu sonho. Este homem, Carlos José, carinhosamente Carlinhos, me tornou secretária municipal de Educação do nosso município. À minha mãe Octávia, à Zelia Fajardo e a Carlinhos, co-responsáveis por minha presença aqui hoje, ofereço esta medalha. Mãe, Zélia, eu as sinto presente, em espírito, aqui neste ambiente, muito obrigada pelo exemplo. Carlinhos, obrigada pela confiança em mim depositada.” –disse a homenageada.

A professora Rosseline finalizou agradecendo e parabenizando a UPPES pelos anos de luta em prol da valorização e reconhecimento dos professores do Estado do Rio de Janeiro e pelo carinho que essa instituição tem para com os professores, pela parceria e comprometimento com a causa da Educação. Também agradeceu aos familiares presentes, de quem recebe todo amor e força para realizar seu trabalho, e aos amigos que percorreram mais ou menos 200km para estarem com ela um momento tão significativo.

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, do secretário de Educação do município de Niterói, Waldeck Carneiro, e da presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva.

Parabéns a professora e atual secretária de Educação de Trajano de Moraes, Rosseline, pelo reconhecimento como um Ícone da Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-rosseline-recebeu-a-medalha-icone-da-educacao-em-evento-da-uppes/