SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO INCENTIVA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E FAZ DESCARTE CORRETO DOS RESÍDUOS DOADOS

Um descarte correto e adequado. Assim vem sendo o trabalho de coleta de resíduos doados a prefeitura de Trajano de Moraes para a finalização regular. Desde que a gestão pública municipal do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz adquiriram o caminhão de Coleta Seletiva Solidária, a ação no município segue normas e padrões nunca antes visto na região. Com isso, o município de Trajano de Moraes tem sido considerado referência em termos de tratamento do lixo corretamente reciclado.

A atividade vem recebendo diversas visitas de muitos municípios e representantes de empresas do ramo off-shore de Macaé durante os últimos meses. Com isso a prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza o projeto Coleta Seletiva Solidária, que acontece todos os dias nos locais pré-agendados. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal – a coleta é feita com um caminhão que foi doado à Prefeitura pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) exclusivamente para a coleta seletiva.

O Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro é uma das iniciativas que compõe o Pacto pelo Saneamento. “O material reciclável que iria parar no aterro sanitário, diminui a vida útil do aterro e ainda representa um desperdício. Estávamos jogando material fora. Desde a aquisição do veículo, surgiu em Trajano de Moraes à oportunidade melhorar a qualidade de vida da população e do meio ambiente”, enfatizou Murilo

O objetivo do Programa é promover o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a gestão integrada de resíduos sólidos. Através de assessoria, o PCSS instrumentaliza os municípios e órgãos públicos estaduais para implantação de Programas de Coleta Seletiva Solidária, em atenção às leis e às normas ambientais, através do planejamento participativo, da educação ambiental e do controle social, com reconhecimento, inclusão, valorização e protagonismo da categoria dos catadores de materiais recicláveis.

Para Murilo Portugal, a aquisição do caminhão chegou num momento oportuno. “A gestão pública vem atuando de forma integrada junto aos órgãos ambientais, implementando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população de Trajano e dos distritos”, finalizou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-do-meio-ambiente-de-trajano-incentiva-coleta-de-materiais-reciclaveis-e-faz-descarte-correto-dos-residuos-doados/