SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE TRAJANO INCENTIVA USO DE MÁSCARA EM CARROS DA PREFEITURA

Apesar da vacinação contra a Covid-19, está caminhando dentro da normalidade, a prefeitura de Trajano de Moraes reforça e incentiva através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, o uso correto de máscara e de álcool gel no transporte de pacientes. A medida visa à proteção dos Trajanenses. Um detalhe importante é que a máscara é individual, ou seja, não pode ser compartilhada.

O secretário municipal da pasta, Wellington Maturana Lages contou que estudos científicos apontam que se todas as pessoas que estão próximas utilizarem as máscaras de contenção há uma proteção de 98%. E se uma pessoa usar e a outra não, a proteção é de 70%. “Usar a máscara é um ato de amor, pois você protege a si e os que estão ao seu redor. Se cada pessoa fizer a sua parte, teremos condições de dar seguimento à abertura gradual dos setores produtivos e do comércio. O prefeito Rodrigo Viana aprovou a iniciativa”, frisou o secretário.

Ainda de acordo com ele, a utilização da máscara dentro dos carros que atendem os serviços da prefeitura diminui o risco de contaminação pelo coronavírus, uma vez que a transmissão ocorre, principalmente, por gotículas respiratórias expelidas pela boca e nariz. “O uso de máscaras e da proteção facial é mais um recurso para evitar o contágio e proteger nossa população. Tenho certeza que nossos motoristas têm essa consciência”, disse.

Vale lembrar que as máscaras confeccionadas em casa, precisam ter pelo menos duas camadas de pano, podendo ser de algodão, TNT ou outros tecidos. Bandanas e lenços também são eficazes, desde que higienizadas de forma correta. “Aqui na prefeitura a máscara usada pelos profissionais são as descartáveis. Muitos até usam máscaras doadas pela prefeitura. O importante é se proteger”, comentou.

Para colocar e tirar a máscara é preciso ter alguns cuidados, como lavar bem as mãos com água e sabão antes do manejo da máscara, cobrir bem o nariz e a boca, sem deixar espaço nas laterais, evitar tocar na parte da frente da máscara em qualquer situação, evitar deixar a máscara sobre superfícies, como mesas e outros locais, guardar a máscara em um saquinho plástico, trocar a máscara, no máximo, em três horas.

“Para a higienização, é preciso deixar a máscara de molho em sabão ou água sanitária por 20 minutos. Depois de seca, é preciso passar o tecido e guardar em um saquinho plástico fechado. Estamos trabalhando com muita seriedade e de forma incansável para conter a Covid-19, apesar da Secretaria Municipal de Saúde está vacinando a população”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-transporte-e-transito-de-trajano-incentiva-uso-de-mascara-em-carros-da-prefeitura/