SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTA SOBRE PERÍODO DE QUEIMADAS

Foto: Arquivo ASCOM

Falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar aumenta os focos de incêndio nessa época do ano. A Defesa Civil de Trajano de Moraes vem realizando através de monitoramento e alertas nas redes sociais oficiais da prefeitura um trabalho de conscientização. Desde que foi dada a largada para a chegada do inverno os trabalhos praticamente dobraram.

O secretário da pasta, Egmar Pecly Neto, alerta que com a estiagem, característica normal no período de inverno, a prática tende a aumentar em todo município, apesar do tempo úmido alguns dias por conta da baixa temperatura. Mas, devido ao período de estiagem as queimadas em áreas de vegetação seca aumentam.

“Nesse período a vegetação começa a ficar seca, e qualquer contato com algo em combustão, provoca fogo com uma grande capacidade de alastramento e de queima. Sugiro que em caso de queimadas a Defesa Civil seja acionada urgentemente. E no caso de dúvida, os profissionais podem auxiliar. Há relatos de pessoas que acreditam poder controlar o fogo em áreas de vegetação, mas o problema é que o fogo se alastra rapidamente e pode acabar se tornando um ‘dantesco’ e consumir uma propriedade inteira”, explicou.

O vento é outro problema, ou seja, ele contribui com a rapidez do alastramento do fogo, pois quanto mais vento, maior a combustão. “Com a prática do crime todos saem prejudicados, pois a população contrair problemas respiratórios, os agentes apagam um incêndio hoje, amanhã outro incêndio acontece, seja por acidente ou criminalmente e mais uma vez profissionais colocam a vida em risco, por algo que poderia ter sido evitado”, destacou.

As ocorrências seguem até o início das chuvas no mês de outubro. “A Defesa Civil de Trajano realiza o monitoramento das áreas da cidade mais suscetíveis às queimadas. É preciso que a população fique atenta e não incentive essa prática. Além disso, temos uma questão de saúde pública, pois com o ar seco e o excesso de fumaça de queimadas, muitas pessoas, principalmente as crianças, são muito prejudicadas”, alertou Neto.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-defesa-civil-de-trajano-alerta-sobre-periodo-de-queimadas/