SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRAJANO VACINA ACIMA DO ESPERADO CONTRA FEBRE AMARELA

A Campanha Nacional do “Dia D” de Vacinação Contra a Febre Amarela em Trajano de Moraes vacinou mais de 95% da população. Segundo a secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira foi aplicada doses acima do estipulado. A vacina no município foi integral e não fracionada como aconteceu em algumas cidades. O prefeito Rodrigo Viana acompanha de perto o cronograma de vacinação no município.

A secretária explicou que em Trajano, a faixa etária vacinada foi de nove meses a 60 anos. “O Ministério da Saúde, não recomendada à vacina para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco. A vacinação também é contra indicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticóide”, detalhou.

Quem já tomou duas doses da vacina está imunizado pelo resto da vida. “Vale lembrar que os postos do Programa de Saúde da Família (PSF’s), as unidades de saúde continuarão ministrando a vacina para as pessoas que ainda não se imunizaram ou também para aquelas que precisam de uma autorização de um médico para ser vacinadas”, acrescentou Ana Paula.

Desde o início do ano a cidade foi à primeira na área a ter a vacinação. “A medida preventiva marcou o início da tática de vacinação em todo o município. A idéia é criar uma faixa de bloqueio devido à proximidade com Mata Atlântica. A prioridade da campanha é imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais”, complementou a secretária.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard, não há registro de casos da febre amarela, nem em macacos e nem em seres humanos em Trajano de Moraes. O governo municipal informa que há vacina para todas as pessoas dentro do público alvo, que são aqueles que possuem idade entre nove meses e 59 anos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-trajano-vacina-acima-do-esperado-contra-febre-amarela/