SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRAJANO DE MORAES INTENSIFICA O AUTO CUIDADO DO HOMEM NO NOVEMBRO AZUL

Foi lançada nacionalmente a ‘Campanha Novembro Azul’ que intensifica durante todo o mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. Em Trajano de Moraes, essa iniciativa tem aprovação e total incentivo do prefeito Rodrigo Viana. Neste mês, comemora-se o Combate ao Câncer de Próstata, o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e mais prevalente em homens.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves cita a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, neste período. “Desde o início do mandato o prefeito Rodrigo Viana, a gente busca oferecer aos trajanenses uma rede de saúde capacitada. Trabalhamos acreditando na prevenção. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Essa campanha, assim como a do Outubro Rosa, tem total apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Viana”, disse o secretário Lucas Esteves.

Os exames são ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e para fazer o paciente deve buscar uma consulta no Posto de Saúde de sua região, de onde será encaminhado para o serviço. “Esse ano foi proposta a não fazermos campanha, mas sim conscientização. Claro que Trajano de Moraes não vai ficar de fora dessa e peço que os homens se conscientizem da importância da prevenção e se cuidem”, destacou.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que surgiram 61.200 novos casos em 2016, ou seja, a cada 100 mil homens, 54 terão a doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. Mesmo com a evolução dos métodos de diagnóstico, o homem age com resistência a prevenção. A prevenção é importante porque, se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos.

O secretário municipal de Saúde, fez um alerta. De acordo com ele, o preconceito é a principal causa das mortes pela doença. “Se detectado precocemente o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Os homens devem procurar a unidade para estar em dia com seus exames. Este tipo de câncer é severo e se não detectado ou tratado tem altas taxas de mortalidade”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-trajano-de-moraes-de-lanca-campanha-novembro-azul/