PREFEITO RODRIGO VIANA, EQUIPE DE GOVERNO E PRESIDENTE DA CÂMARA RALPH MOREIRA SE REÚNEM COM REPRESENTANTE DO IBGE EM TRAJANO

O Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vinicius Abreu da Silva, se reuniu em Trajano de Moraes, com o prefeito Rodrigo Viana, com o presidente da Câmara de Vereadores Ralph Moreira, e parte da equipe de governo. A pauta foi o acompanhamento do Censo 2020 no município. O objetivo da reunião é dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no município e promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo. Durante o encontro foi apresentado os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados e a infraestrutura necessária para o instituto realizar o trabalho do Censo no município.

A Prefeitura se prontificou a dar o apoio no que for preciso para a realização do próximo levantamento de dados do IBGE em Trajano de Moraes. “O IBGE através da reunião de Planejamento e acompanhamento nos convidou para relatar como serão as etapas do censo em Trajano de Moraes. Quero agradecer desde já a iniciativa e deixar claro que a gestão pública estará à disposição para atender a demanda que se fizer necessária”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Durante a reunião o técnico Vinicius Abreu apresentou através de um programa como o IBGE pretende atuar no município. “Com isto, o IBGE atende aos princípios da transparência, do engajamento e da cidadania, aproximando-se da sociedade, dando maior nitidez às suas atividades e ampliando a possibilidade de apoio das comunidade locais aos censos e às pesquisas que realiza, no dia a dia, nos municípios. Nosso objetivo é informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2020”, relatou.

O Censo Demográfico constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira e das suas características socioeconômicas, seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. “Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

Duração: de agosto/20 a outubro/20 (3meses de coleta), e o período de referência é da noite de 31 de julho para 1de agosto de 2020. “Para coleta de dados do Censo Demográfico 2020 o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta – DMCs, que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho”, explicou o técnico Vinicios Abreu .

O IBGE mantém contato permanente com o poder público municipal. Nos anos de 2018 e 2019 solicitou-se o envio de legislação territorial do município, a saber: divisões intraurbanas, bairros, distritos, planos diretores, zonas urbanas e rurais, etc. O IBGE usa essas legislações como insumo para o planejamento da malha de setores censitários, resguardando o seu caráter operacional.

Por conseqüência, o IBGE não é responsável pelos limites legais dos municípios (atribuição dos Estados), distritos, bairros, zonas urbanas e rurais (atribuição municipal) e as demandas quanto a esses temas devem encaminhadas aos responsáveis. A classificação de áreas urbanas e rurais praticadas pelo IBGE não tem valor legal. Ela se baseia em análises geográficas e tem caráter operacional e finalidade de contabilização estatística.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-equipe-de-governo-e-presidentes-da-camara-ralph-moreira-se-reunem-com-representante-do-ibge-em-trajano/