SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESCENTRALIZA TESTES DE COVID-19 EM TRAJANO DE MORAES

Por Luis Felipe Lemgruber

Depois de mais de dois anos lutando contra a pandemia da Covid-19, o mundo finalmente começou a respirar aliviado. Em Trajano de Moraes, uma das provas de que a doença está sendo superada é que, desde o fim do mês de março, não é mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos, e os próximos passos também indicam o retorno à vida normal.

Com objetivo de aderir à proposta do Ministério da Saúde de descentralizar as testagens de Covid-19 e a pedido do secretário de saúde Júnior Azevedo, a Secretaria de Saúde de Trajano promoveu um curso a fim de capacitar os profissionais de saúde do município para que eles realizem os testes rápidos. A medida foi debatida pela Secretaria e seu corpo técnico com  o Prefeito, Rodrigo Viana, e seu vice, Matias Mendes, e a capacitação foi feita no fim do mês de abril. Com isso, as pessoas que sentirem sintomas da doença não precisarão ir a um centro de triagem para realizar o teste.

O Subsecretário de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco, foi o responsável pela capacitação, e explicou que, mesmo com a baixa de casos em relação ao ano passado, a medida leva as testagens a mais pessoas. “Foi realizado um treinamento com objetivo de capacitar profissionais de saúde a realizarem teste rápido de antígeno para diagnóstico de Covid 19 pelos técnicos da Vigilância em Saúde a pedido do Secretário Municipal de Saúde para descentralização desses exames, ampliando a testagem para todas as unidades de saúde relacionadas”, afirmou Saulo, que ainda afirmou que “até o próximo mês, será ampliado para as demais unidades”.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Michelli Machado, os postos de Ponte Nova, Maria Mendonça, Serra das Almas, Doutor Elias, Barra dos Passos e Visconde de Imbé, além do PSF da Represa já realizam os testes, e alertou que, especificamente no mês de maio, não haverá testes na Tapera. “Como a atenção primária é a porta de entrada e a circulação de pessoas nas unidades de saúde já está normalizada, não há razão para que a própria atenção primária não realize esses testes”, explicou Michelli.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-descentraliza-testes-de-covid-19-em-trajano-de-moraes/